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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do condicionamento de jogadoras amadoras de futsal indígenas da associação dos povos indígenas estudantes na Universidade Federal do Pará (APYEUFPA) e de futebol de campo das indígenas da etnia Tembé(2019-12-17) COSTA, Erick Sander Tavares; CAMPOS, Italo Sergio Lopes; http://lattes.cnpq.br/5549357037582788; https://orcid.org/0000-0002-0761-6575; REZENDE, Mônica dos Anjos Costa de; http://lattes.cnpq.br/8633008914586014Introdução: a pesquisa se estruturou, baseada, em um estudo com as jogadoras indígenas da UFPA, na modalidade de futsal, e também das jogadoras de futebol da etnia Tembé. Objetivo: avaliar o nível do condicionamento físico do time do futsal indígenas da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da Universidade Federal do Pará (APYEUFPA) e do time de Futebol de campo da etnia Tembé”. Métodos: foram voluntárias 12 jogadoras indígenas universitárias da APYEUFPA com média de idade de 25,8 anos ( 6,1), e de massa corporal 61,9 Kg ( 3,27) e estatura de 1,56 m ( 0,04). E 24 jogadoras da etnia Tembé, da aldeia Frasqueira, com média de idade 17,8 anos ( 3,8), massa corporal de 54,9 Kg ( 1,75) e estatura de 1,54 m ( 0,04). As atletas foram submetidas a testes para avaliar o condicionamento físico. A comparação entre os grupos foi realizada através de ANOVA de uma via para cada quesito (p<0,05). Resultados: A analise estatística demostrou que houve diferenças entre os dois grupos em todos os testes realizados. Conclusão: Os resultados comparados entre os grupos foram diferentes, porém quando comparados com a literatura disponível demonstrou que o nível de condicionamento das jogadoras indígenas esta abaixo do nível de atletas das de futsal e futebol.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O combate ao racismo nos estádios de futebol brasileiros: análise crítica da legislação e das soluções propostas(2023-12-21) SOARES, Pedro Lucas Castro; PICKERELL, Manuela Bitar Lelis dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0602514335603598Atos discriminatórios não são restritos a um período de tempo ou a um público específico. Pelo contrário, manifestam-se nas mais variadas formas, locais e classes sociais. Falando especificamente do racismo, como um fenômeno complexo, em muitos segmentos da sociedade seu enfrentamento não foi imediato, com ações racistas sendo propagadas a todo momento. No presente artigo, escolhe-se o contexto dos estádios de futebol para debater sobre as práticas discriminatórias ali presentes, bem como quais instrumentos legais, extralegais e jurídicos estão sendo empregados no enfrentamento dessas ocorrências. Por meio de uma metodologia de revisão bibliográfica, que estuda autores e a estrutura normativa do direito desportivo, busca-se identificar quais lacunas existem no enfrentamento desse problema pelo ordenamento jurídico brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde mental e futebol: os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o futebol(2021-10-18) NASCIMENTO, Hugo Felipe Souza; MOTA, Joselene Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3063860082259648O presente trabalho traz como questão: quais os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com o ensino do futebol? e tem como objetivo analisar os conhecimentos referentes à saúde mental de professores que atuam com futebol. o caminho metodológico partiu de uma breve revisão bibliográfica, em seguida uma aproximação com a pesquisa de campo. Os sujeitos são cinco professores que atuam em clubes e projetos sociais, espaços localizados em Outeiro distrito de Belém/PA, Belém/Pa, Ananindeua/Pa, Castanhal/Pa. Os resultados demonstram que os professores abordam os conhecimentos da psicologia na sua formação de maneira simplificada, bem como, tentam inserir os conhecimentos teóricos/práticos do tema no seu trabalho pedagógico e ainda enxergam limitações referente a prática do futebol e saúde mental. Conclui-se ao final de nossa pesquisa, que os conhecimentos sobre psicologia/saúde mental são elementos integrados ao trabalho pedagógico do professor com o ensino do futebol, porém, dependendo da sua organização pode influenciar na subjetividade do sujeito de modo positivo e/ou negativo