Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Smartphone"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do uso de smartphones para o processamento de tarefas computacionais: um estudo de caso para anotação de genomas procarióticos
    (2025-03-31) CARDOSO JUNIOR, Jamir Nascimento; VERAS, Adonney Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2201652617167877; https://orcid.org/0000-0002-7227-0590
    Atualmente, há uma crescente dependência de smartphones na vida cotidiana de milhares de pessoas, destacando que o número de usuários continua a aumentar, superando o número de computadores em uso globalmente. Além disso, o desempenho do hardware de smartphones se tornou um fator essencial na escolha desses dispositivos, juntamente com preço, marca e sistema operacional. As inovações constantes nos smartphones têm tornado esses dispositivos cada vez mais poderosos, chegando a rivalizar com o desempenho de muitos computadores. O exemplo do Samsung S23 5G, que possui características comparáveis a um notebook de baixo desempenho, ilustra o avanço do hardware desses dispositivos. Apesar da demanda crescente por hardware avançado em smartphones, muitos usuários podem não compreender completamente as especificações técnicas dos processadores. O artigo propõe uma avaliação do uso desse hardware na execução de tarefas específicas, com foco na anotação de genomas procarióticos. A metodologia do estudo envolveu a seleção de smartphones populares da Samsung e Motorola, a escolha do sistema operacional Android devido à sua eficiência no gerenciamento de recursos, o uso da ferramenta Prokka para anotação genômica devido aos seus requisitos mínimos de recursos e a utilização do Termux, um emulador de terminal que permite aos usuários executar uma distribuição Linux completa em dispositivos Android. Para avaliar o desempenho, o artigo utiliza o comando 'time' do Linux para medir o tempo de execução, o consumo de memória, a utilização de CPU e outras métricas relevantes
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fundamentos para utilização dos smarthphones para o ensino de física
    (2019) MIRANDA, Rodrigo Cezar Cordeiro de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    O smartphone (celular inteligente) encontra-se como importante utilitário no cotidiano da uma grande parcela da população mundial, principalmente nas regiões de área urbana. Este trabalho tem como objeto a conclusão de curso através de analises, estudos e de dados anteriores ao assunto abordado sobre a utilização de smartphones (aparelhos celulares com internet móvel) por estudantes do ensino médio regular e a necessidade da utilização destes pelos professores de física em seus métodos didáticos pedagógicos e fundamentos jurídicos trazidos pelo LDB, PNE e o ECA. Com isto, visa trazer esta ferramenta como apoio pedagógico para o ensino de física. Os resultados destes estudos indicam que o smartphone está largamente inserido no dia-adia dos estudantes, estes utilizam os aparelhos para as mais variadas formas de diversão, passa tempo e entretenimento durante as aulas, nas pausas das aulas e após as aulas. Portanto, os alunos desenvolveram métodos e estratégias de uso para não serem pegos pelos professores, onde também tornaram esta tecnologia parte integrante de todos os momentos da vida da maioria dos jovens. Diante deste contexto devemos nos preocupar em identificar as possíveis soluções para requerer o uso destes aparelhos como ferramenta do professor educador, neste caso, para o ensino da física. Tornando este o objetivo deste trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Matemática financeira do ensino médio com o uso da calculadora HP 12c em Smartphones
    (2022-12-15) SILVA, Patrícia da Silva Vaz da; FONTINELE, Laila Conceição; http://lattes.cnpq.br/6496332340254962
    A Matemática Financeira possui um importante papel na vida das pessoas, por esse motivo este trabalho tem como objetivo propor aos professores do ensino médio o uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) no ensino de matemática financeira, a fim de compreender como os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Matemática financeira do ensino médio. A partir disso, optou-se pela utilização de aplicativo em smartphone da calculadora financeira HP 12C, como recurso didático. Para isso, fezse uma revisão bibliográfica de trabalhos voltados para este contexto, priorizando aqueles que utilizassem recursos tecnológicos como: calculadora e aplicativos para o ensino de Matemática Financeira nas escolas. Sendo assim, realizamos uma abordagem de conceitos básicos como juros, porcentagem, taxas de juros até assuntos como regimes de capitalização, taxas equivalentes e proporcionais, descontos e sistemas de amortização, todos esses de forma a abranger o cotidiano dos alunos, trabalhando questões como empréstimos, cheque especial, compras à vista ou a prazo, o uso do cartão de crédito, amortização de dívidas e outros. Deste modo, elaboraram-se atividades seqüenciais aos conteúdos contendo situaçõesproblemas contextualizadas, seguidas de solução sem e com a utilização do aplicativo HP 12C.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso da tecnologia digital smartphone (celular) por estudantes do curso de Pedagogia da FACED/UFPA/CBRAG na Amazônia paraense
    (2025-10-09) SOUSA, Allana Gonçalves Bastos de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investigou a finalidade do uso do smartphone em sala de aula por estudantes da Turma 2020 do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança. A pesquisa partiu do contexto de crescimento do uso de tecnologias no Ensino Superior, intensificado durante o contexto da pandemia da Covid-19. Nesse cenário horrendo da pandemia de 2020, quando os dispositivos móveis foram um dos recursos principais para o processo de Ensino Remoto, ensinar por meio de aulas remotas, atividades acadêmicas, leituras, anotações, comunicação e entretenimento. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de formulário via Google Forms, para investigar como e com que frequência é utilizado o smartphone em atividades acadêmicas pelos (as) discentes da Turma de Pedagogia 2020, FACED/CBRAG/UFPA e análise do conteúdo. O levantamento bibliográfico feito no Banco de Monografias (BDM), foi localizado um Trabalho de Conclusão da Turma de 2017 FACED/CBRAG/Capanema sobre o uso das tecnologias digitais por docentes e discente da turma. Assim, são raros estudos de TCC em Pedagogia sobre o uso da tecnologia em sala de aula na área da Educação. Participaram da pesquisa 17 discentes, sendo 3 homens e 17 mulheres, com idade entre 22 e 41 anos. Os resultados mostram que a Turma de Pedagogia-2020-FACED/CBRAG, utiliza o smartphone principalmente para pesquisas, leituras, anotações e comunicação acadêmica, embora seja utilizado para o lazer e acesso às redes sociais. Constatou-se que o celular é reconhecido como recurso pedagógico relevante, especialmente por favorecer estudantes que não dispõem de computador ou notebook, funcionando como instrumento de inclusão social.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA