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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As palavras são vida? Um estudo sobre a utilização da linguagem poética e informal no ensino da medicina(2022) DUARTE, Tiago Braga; BAHIA, Silvia Helena Arias; http://lattes.cnpq.br/2391902445390605; https://orcid.org/0000-0003-2201-8909; DEL NERO, Luciana Brandão Carreira; http://lattes.cnpq.br/5056614008350803; https://orcid.org/0000-0001-8563-0535INTRODUÇÃO: Ao longo do curso de medicina, o estudante se depara com inúmeros termos comparativos, informais e poéticos, sendo o uso das metáforas recorrente em educação médica durante toda a matriz curricular. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo realizar um registro de tais termos. MÉTODO: Os termos foram coletados mediante consulta direta à literatura médica, sendo contempladas quatro grandes áreas médicas, além de duas outras especialidades. RESULTADOS: No universo de 865 termos, Clínica Médica correspondeu 35,8% deste total. A Patologia Clínica contribuiu com (26,2%), seguida da Pediatria (22,0%), Cirurgia geral (17,4%), Radiologia (10,5%), e a Ginecologia e Obstetrícia, por sua vez, (7,0%). 667 termos (77,5%) faziam alusão apenas a imagens enquanto 168 (19,5%) termos fizeram alusão metafórica de sentido. Além disso, apenas 92 (10,6%) dos termos constam na base de dados internacional consultada, enquanto 773 (89,4%) inexistem na mesma. CONCLUSÃO: A capacidade humana de criar e comparar, além da sensibilidade poética e artística intrínseca ao ser humano, está também presente na Educação Médica. Nestes termos informais e poéticos, as alusões de imagem foram majoritárias. Porém, é necessário que haja uma maior valorização destas expressões a nível científico, com atualizações na base de dados dos DeCS para que haja a inclusão da maioria destes termos e expressões. Assim, é importante que haja mais estudos nesta área rica de possibilidades e ainda pouco explorada.