Navegando por Assunto "Significante"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Sala de aula quilombola e o caixote histórico: experiências de um aprendizado significante(2018-08-14) SILVA, Maria Cristina da Cruz; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de trabalhar com suportes didáticos para dinamizar o Ensino de História na sala de aula da Educação Básica, em virtude da necessidade de propor novas abordagens que possibilitem a ampliação do conhecimento no ambiente escolar quilombola. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica que se caracteriza como um importante meio de estudo para elaborar conhecimentos relacionados ao tema em tela, com aplicação de experiências didáticas em sala de aula. Neste contexto ganha destaque as teorias da História e da Pedagogia como áreas curriculares relevantes na ampliação do conhecimento histórico. Nesta discussão nos debruçamos para dialogar sobre o saber local ventilado na escola quilombola e destacar a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, evidenciando as especificidades do espaço escolar e perceber como o conhecimento histórico é percebido no âmbito escolar. Nesta perspectiva foi valorizado o Caixote Histórico, produto didático idealizado como resultado da aprendizagem do Curso de Especialização em Ensino de História promovido pela Universidade Federal do Pará / Campus Universitário de Ananindeua. Quanto aos resultados constatamos por meio da realização de atividades com o produto supracitado que é possível romper práticas tradicionais, desenvolvendo métodos para tornar a aprendizado de História significante.