Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Significação"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação
    (2019-06-26) BASTO, Marli Pantoja; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053
    O presente trabalho teve como objetivo analisar a aprendizagem da linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental, focando nas contribuições de Vigotski com base em uma pedagogia da significação, numa 1ª série do Ensino Fundamental. Em sentido específico buscou-se no princípio fazer uma análise teórica acerca das contribuições de Vigotski para essa pedagogia da significação, para compreender esse processo, investigando as práticas de ensino da linguagem (leitura e escrita) nos anos inicias e sua relação com os saberes cotidianos/conhecimentos prévios das crianças, bem como pesquisar as manifestações afetivas e emocionais que se dão a ver nas relações de aprendizagem da linguagem (leitura e escrita) e identificar as características de uma pedagogia da significação. A pesquisa desenvolveu-se tendo como metodologia a análise bibliográfica e pesquisa de campo. Assim, verificou-se a partir dos referenciais teóricos que somos sujeitos simbólicos, que nos constituímos nas relações sociais, mediados pela linguagem e pela significação e que a escola é fundamental nesse processo, pois é na escola que a criança aprende a linguagem, a leitura e a escrita. O professor deve, então, ensinar de maneira contextualizada, transformando a relação de conhecimento em uma relação afetiva, sem desconsiderar os conhecimentos prévios do educando, pois o conhecimento somente se torna significativo quando ele se contextualiza.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A perspectiva semiótica no gênero charge sobre as aulas remotas no Brasil durante a pandemia da Covid-19
    (2021-10-08) MARTINS, Adriane; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860
    O presente trabalho versa sobre a Teoria semiótica Peirciana no Gênero Charge que trata dos signos e suas relações de significação. A pesquisa tem como objetivo principal aplicar as categorias da segunda tricotomia do signo, isto é, o signo em relação ao seu objeto. Tem-se como suporte de análise e aplicação das teorias de Peirce (2005), Santaella (2001, 2018), Marcuschi (2008), Possenti (2010) e Gregolim (2007). Foram selecionadas e analisadas duas charges voltadas para a temática do ensino remoto durante o período da pandemia da covid-19 no Brasil.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de significação da criança surda através dos sentidos corporais
    (2018-12-19) PEREIRA, Isabelly Coutinho; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
    Tivemos como objetivo, principal, compreender o processo de construção da significação inata a partir dos sentidos corporais. Especificamente, identificar a habilidade de compreensão e produção dos sentidos corporais da criança surda dos anos iniciais. Registrar a importância do contexto no processo de significação e o aspecto social da cognição da criança surda. Pressupomos que a criança surda incorpora o processo de significação dos sentidos corporais, a partir dados contextuais que compõem sua vida diária. Nesta perspectiva, adotamos como aporte teórico Quadros (1997) sobre aquisição da linguagem (AL) em crianças surdas. Participaram deste estudo 4 alunos surdos da educação infantil de uma Unidade de Ensino Especializado na cidade de Belém-Pa, com idades entre 6 e 8 anos, sendo duas do sexo feminino e dois do sexo masculino. O material da pesquisa consistiu de um vídeo de 15 minutos referentes aos sentidos dos participantes: visão, olfato, paladar, tato e audição. Os dados confirmaram que a criança surda incorpora o processo de significação dos sentidos corporais, a partir de dados contextuais que compõem sua vida diária.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A significação imagética peirciana de cartazes da semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla – APAE
    (2018-12-19) SANTOS, Elivângela Sarges dos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860
    O presente trabalho tem como tema principal “Compreender a significação imagética a luz dos conceitos semióticos peirceanos, desenvolvida através da análise de cartazes apaeanos da Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla- APAE dos anos de 2007 e 2018”. O objetivo geral da pesquisa é compreender o aspecto simbólico peirciano nos cartazes da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender a relação signo-objeto para Peirce (2010); conhecer a história do movimento apaeano; e analisar os cartazes da APAE, segundo a teoria Semiótica Peirciana. O trabalho tem como referencial teórico-metodológico os textos de Peirce (2010), Coelho Netto (2010), Silveira (2007), Santaella (1983; 2002; 2010) e Foucault (1988). Buscamos proporcionar através da pesquisa, definir apenas a segunda das três tricotomias dos signos peircianos, sendo ela, constituída pelas relações triádicas de comparação, as quais fazem parte das possibilidades lógicas composta pelos processos de primeridade, secundidade e terceridade. Entretanto, o foco da análise será direcionado pelo método simbólico, buscando dar a oportunidade de contato com os efeitos de sentidos subentendidos nos cartazes da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla dos anos aqui propostos (2007 e 2018); os valores que estas representam em significação, apontando suas principais características através da semiótica aplicada.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA