Navegando por Assunto "Sexuality"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O centro de convivência da pessoa idosa: processo educativo e sexualidade na terceira idade(2019-07-05) OLIVEIRA, Maiara e Silva; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344Este trabalho sobre sexualidade na terceira idade é fruto de uma pesquisa desenvolvida no Centro de Convivência da Pessoa Idosa onde passei aproximadamente 15 dias para fazer entrevistas com idosos e também com o corpo docente desta instituição. As inquietações que nortearam a pesquisa foram: De que formas os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa veem a velhice? O que a sexualidade representa para os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa? Os objetivos da pesquisa foram: Analisar as formas como os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa veem a velhice e compreender o que representa a sexualidade para os/as idosos/as do Centro de Convivência da Pessoa Idosa. Como referencial teórico acionei Foucault (2005), Beauvoir (1990), Castro (2001), Neri (1991), Pacheco (2005), Silva (2003), Borges (2006). A pesquisa foi realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa no Município de Abaetetuba-Pa; os sujeitos da pesquisa foram os idosos a partir dos 60 anos e também a Pedagoga e Diretora do Centro, no total de 10 pessoas. A produção de informações se deu por meio de entrevistas semiestruturadas e captura de imagens. Para analisar os dados usei alguns elementos da análise do discurso de Foucault. E como resultados, ressalto que obtive dados significativos em relação ao objeto de pesquisa, no qual se destaca que falar sobre sexualidade dos idosos é um tabu para eles/as e para grande parte da sociedade, sendo que este diálogo ainda é bastante raro nas vidas deles e os mesmos não gostam de discutir, portanto percebe-se o quanto o processo educativo pode auxiliar nesta compreensão acerca da sexualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades da prática docente sobre gênero e sexualidade na escola(2019-12-26) ALHO, Francimary Teles; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072O presente Trabalho de Curso - TCC discorre sobre o tema “As Dificuldades da Prática Docente sobre Gênero e Sexualidade na Escola”. Tendo como objetivo principal analisar como os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Antônia de Paiva que está situada no município de Acará na rua Luiz Miranda, número 629, com Travessa Ernesto Geisel, Bairro Cacoal no município de Acará. A escola vem trabalhando com a temática gênero e sexualidade, na busca de identificar o porquê desse tema não fazer parte da prática pedagógica dos professores da escola acima mencionada. A proposta é que o tema em discussão passa fazer parte do cotidiano da escola. Foi através de um levantamento bibliográfico e em seguida ouvindo alguns educadores que foi possível fazer a coleta de dados realizado meio de entrevistas, assim como observando o cotidiano da escola. Foi uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas dos docentes em sala de aula bem como a relação entre os educadores e os educandos. O trabalho está organizado em cinco seções onde se aborda o tema em discussão. Como resultados alcançados podemos afirmar que a escola em questão ainda está muito distante da discussão sobre gênero e sexualidade que possa de fato, ajudar as crianças a construírem uma identidade sexual. Os preceitos religiosos ainda são muito fortes na vida e nas práticas dos professores, o que leva a uma prática conservadora cheia de tabus quando se trata da sexualidade. Este trabalho está fundamento com a colaboração de alguns autores como: Falabelo (2005), Felipe (2007, 2012), Filha (2012), Frison (2008), Moreira (2003) entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeito de um protocolo domiciliar de fisioterapia pélvica em mulheres com vulvodínia: uma série de casos(2021-12-10) SOUSA, Ana Beatríz Coutinho; NUNES, Erica Feio Carneiro; http://lattes.cnpq.br/7249345739207327; https://orcid.org/ 0000-0002-1274-4686; RODRIGUES, Cibele Nazaré Câmara; http://lattes.cnpq.br/4450892902861297INTRODUÇÃO: A Vulvodínia é definida como “dor vulvar, com pelo menos 3 meses de duração, na ausência de uma causa claramente identificável, podendo ter potenciais fatores associados”. OBJETIVO: Avaliar a resposta da função sexual em mulheres com vulvodínia após protocolo fisioterapêutico domiciliar. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo do tipo série de casos, no qual participaram 6 mulheres com idades entre 22 e 61 anos, com sintomas de vulvodínia. A função sexual e dor das pacientes foram avaliadas através dos questionários Female Sexual Function Index (FSFI) e Questionário de Dor McGill-Melzack (SF-MPQ), antes e após a intervenção fisioterapêutica. Os dados foram armazenados no Excel e a partir disso, foi feita a análise estatística com o Teste T pareado. RESULTADOS: A média do score do FSFI antes do tratamento foi de 16,9 e após o tratamento foi de 20,98, observando um aumento de 5,42% na média do score final, evidenciando melhora na função sexual. No questionário de dor McGill-Melzack, foi observada uma diminuição no score antes e após o tratamento, de 37,83 para 21,83, redução de 42%. CONCLUSÃO: Um protocolo de fisioterapia pélvica domiciliar demonstra melhora na função sexual de mulheres com vulvodínia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas de escolarização: experiências familiares e escolares de uma jovem transexual(2019-12-19) SILVA, Joicy Cardoso da; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189Este trabalho que tem como título “Narrativas de escolarização: experiências familiares e escolares de uma jovem transexual” buscou responder os seguintes questionamentos: Como se deu o processo da experiência transexual no contexto familiar durante a infância e adolescência da jovem trans1? E quais foram às experiências vivenciadas pela aluna transexual durante o seu processo de escolarização? Com isso, objetivou-se levantar reflexões em torno das experiências vivenciadas da infância até a adolescência da jovem transexual, evidenciando o contexto familiar e escolar. Para dar encaminhamento, optou-se como metodologia a abordagem pós-crítica e análise do discurso para dar embasamento a esta pesquisa, tendo como instrumento de coleta de dados a técnica da entrevista narrativa semiestruturada que foi realizada a partir das narrativas da jovem transexual Evelyn Sofhia, que ao nascer foi designada com o gênero masculino, como homem, mas se identifica e se considera uma mulher. A pesquisa tem como referencial teórico: Scott (1995), Louro (1997), Bento (2008), Foucault (1988), Coutinho Jorge e Travassos (2018). Os resultados alcançados mostram que é necessário ampliar o debate acerca do tema aqui abordado, a transexualidade. A partir das análises das narrativas da entrevistada, percebemos que ainda é preciso lutar e resistir diante de uma sociedade que em sua maioria pratica violência física e psicológica contra pessoas que não se identificam com o gênero atribuído ao nascer. De acordo com as narrativas da aluna, notamos que tanto a comunidade escolar quanto a família e a sociedade precisam de formação quanto as questões de gênero e sexualidade, bem como reflexões sobre a identidade transexual. Essa discussão se torna necessária diante das inúmeras dificuldades de reconhecimento da identidade transexual perante a esse sistema padronizado, heteronormativo e de relações de dominação historicamente pré-estabelecidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Repercussões da gravidez no processo de escolarização de adolescentes da escola municipal Pinto Marques(2019-10-08) ANDRE, Monique Lima; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471O trabalho tem como tema gravidez e escolarização‘. A pesquisa tem como objetivo geral, compreender como a gravidez na adolescência no âmbito escolar reflete na escolarização de estudantes no município de Acará. E como objetivos específicos discutir o percentual de estudantes que engravidam durante a escolarização no município de Acará no período de 2015 a 2017; identificar percentual de alunas que abandonam a escola no período da gravidez ou após o parto; verificar as dificuldades que as alunas enfrentam para a permanência nos estudos; averiguar o tipo de apoio elas receberam para dar continuidade aos seus estudos; indagar as expectativas que essas adolescentes têm quanto ao seu futuro como estudante e pesquisar o tipo de orientação sexual que as alunas recebem na escola. A pesquisa tem como abordagem a qualitativa, e segue um caminho de estudo de campo e estudo de caso, realizamos a entrevista semiestruturada como meio para a coleta de dados. A pesquisa está embasada teoricamente sobre nas contribuições de Michel Foucalt (1988), Guacira Louro (1997), Maria Saito (2000), Djanira Almeida (2005), Antonio Egypto (2012), Gisleine Freitas (2002), Menezes (2012), Jaileila Lepre (2019), ECA (2019), Leff Raphael (2018) e Denise Rohs e Maria Schwengber (2013). De acordo com a pesquisa, foi possível perceber que a escola lócus da pesquisa não possui orientação sexual sistematizada envolvendo toda a comunidade escolar e nem qualquer tipo de projeto que atenda as necessidades dessas adolescentes grávidas, e que a escola não possui suporte que auxiliem essas alunas, causando assim um número elevado de evasão. Foi possível perceber que muitas adolescentes engravidam no processo de escolarização, na faixa etária de 15 a 19 anos ao qual se destacou nos anos de 2015(35%), 2016(32%) e 2017(32%). O percentual das alunas grávidas que desistiram nos anos de 2018(59%). A evasão dessas alunas na escola Pinto Marques não para de evoluir e acaba trazendo pontos negativos tanto para as adolescentes quanto para a própria escola. Essas alunas enfrentam muitas dificuldades desde o inicio da gravidez ao pós-parto, talvez por falta de apoio tanto da família quanto da escola. Sabe-se que é um grande desafio, tanto para a família quanto para a escola, mas é indispensável se pensar em uma instituição sem o trabalho dos temas transversais, tal como a sexualidade, que faz parte da particularidade de cada indivíduo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sexualidade e deficiência física: um olhar reflexivo sobre a sexualidade da pessoa com deficiência física(2019-07-11) CARDOSO, Tacimira Ferreira; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344A presente pesquisa intitulada “Sexualidade e Deficiência Física: Um olhar reflexivo sobre a sexualidade da pessoa com deficiência física” teve o intuito de compreender como a sexualidade da pessoa com deficiência física é vista por ela mesma e pela sociedade? Levando em consideração que a sexualidade faz parte da vida de qualquer ser humano, sendo ele/a pessoa com deficiência ou não, a pesquisa busca analisar especificamente as seguintes questões: Que concepções e construções foram produzidas pela pessoa com deficiência física acerca da sexualidade? O que causa o desconforto em debater sobre a sexualidade da/com pessoa com deficiência física? A pesquisa foi desenvolvida a partir de abordagem qualitativa e com o uso de entrevistas como instrumento para coleta de dados e o levantamento bibliográfico a partir de autores como: Foucault (1988), Maia (2011) e (2006), Silva (1987), Paula, Regen e Lopez (2011), Aranha (2003) entres outros. Os principais resultados da pesquisa apontam que há uma grande dificuldade da pessoa com deficiência física de conceber a sexualidade como sendo algo intrínseco a qualquer ser humano. Essa visão sobre a sua sexualidade está ligada a discriminação que essas pessoas sofrem, o que faz com que elas não desenvolvam a autoconfiança e a valorização de seu corpo, isto gera um obstáculo psicossocial que por consequência as impedem de serem inseridas em um meio social dificultando assim, o exercício da sua vida sexual. Falar sobre sexualidade com os filhos (as), para uma parcela significativa dos pais é desconfortável, esse desconforto é ainda maior quando se trata de pais de pessoas com deficiência. Visto que, a ideia de assexualidade atrelada à pessoa com deficiência ainda está muito presente no ambiente familiar. Para contemplar a educação para a sexualidade de forma adequada é necessário que os pais, professores e a própria pessoa com deficiência física tenham uma ampla noção de sexualidade para então, abandonar o preconceito e a discriminação direcionados às pessoas com deficiência, pois os impulsos sexuais de prazer, desejo e erotismo decorrente da sexualidade merecem ser conhecidos e vivenciados, independente das limitações existentes com relação ao corpo material. O Curso de Pedagogia, deveria disponibilizar uma formação dentro do campo da educação especial, sobre a educação para sexualidade aos professores, visto que, os mesmos ainda sentem dificuldades de tratar da sexualidade com/das pessoas com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sexualidade e gênero: atividades pedagógico-culturais na educação infantil(2019-03-12) CORRÊA, Isabella dos Santos; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas; http://lattes.cnpq.br/0569883383932063Questões de gênero e sexualidade são tradadas como um grande tabu na infância, pois muitos pensam na criança como um ser assexuado, que não possui sexualidade. Com isso, acaba-se reproduzindo padrões construídos culturalmente, deixando de lado a construção da subjetividade da criança, bem como reprimindo suas descobertas a respeito do próprio corpo. Visto isso, o presente trabalho pretende analisar como vêm sendo trabalhadas as questões de gênero e sexualidade na Educação Infantil, buscando identificar qual é o papel do professor na formação sexual da criança, bem como, sua qualificação para lidar com situações que envolvam o objeto de estudo. O referencial teórico conta como a contribuição teórica dos autores Louro (1997), Escolano (1998), Felipe (2012), Scott (1995), Xavier Filha (2012), entre outros. Para obtenção dos resultados será utilizada a abordagem qualitativa, em especial etnografia, tendo como ferramentas analíticas a observação, as conversações e a aplicação de questionários, os quais permitirão estudar o cotidiano das relações de gênero e sexualidade em uma escola de Educação Infantil. Os resultados indicam que a escola influencia na formação sexual da criança guiando seus comportamentos e educando de acordo com a norma do gênero, bem como, que os professores não estão totalmente preparados para encarar as manifestações de sexualidade na infância. Conclui-se que é necessário que a escola se aproprie das diversas possibilidades de se trabalhar gênero e sexualidade na Educação Infantil, com tranquilidade e sem preconceitos, tendo consciência que tais assuntos são necessários na formação da criança.