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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Orientação sexual: concepções e práticas pedagógicas dos docentes da Escola Municipal Gleba Pernambuco em Inhangapí-PA
    (2018-10-20) CERQUEIRA, Monica Maciel; MAIA, Marinaldo Carreira; http://lattes.cnpq.br/0226123394612096
    Este trabalho tem como tema “Orientação Sexual: Concepções e práticas pedagógicas dos docentes da Escola Municipal Gleba Pernambuco em Inhangapí - PA”. Tem como justificativa, pois a temática deve ser trabalhada no processo de ensino e aprendizagem pelos professores, de forma transversal e interdisciplinar. Destacamos como problemática, a ausência de um trabalho na escola que contemple a temática para que os professores possam desenvolver atividades práticas diferenciadas. Têm-se como objetivo geral: Analisar quais os procedimentos e as metodologias utilizadas pelos professores no desenvolvimento do assunto em suas práticas pedagógicas. A pesquisa é do tipo bibliográfica, de caráter qualitativa, onde se levantou dados com o apoio de um questionário, como instrumento de auxílio para a técnica de entrevista semiestruturada. Desenvolvemos no 1º Capitulo: A História da Sexualidade no decorrer dos tempos com os itens: A história da sexualidade no Brasil e A educação sexual no Brasil. No 2º capítulo, se trata sobre a educação sexual na visão da família; refletindo sobre os conceitos e definição de: sexualidade e sexo conceitos e definição de sexualidade Freudiana, Educação sexual na escola como prevenção na gravidez na adolescência; A importância da educação sexual escolar no combate a DST-AIDS e outros mais. Também caracteriza-se a escola, e se apresenta a análise e resultado de dados, subsidiada pelos autores: Adorno (1969), Arruda (2009), Bandura (2008), Baltar (1996), Barroso (1986), Bock (2001), Carlan (2012), Camargo (1999), Costa (2000), Cunha (2006), Domingos (2010), Egypto (2003), Figueiró (2006), Foucault (1988/2015), Freud (1974/1998/2001) e outros. Conclui-se que, diante de tantas mudanças sociais pelas quais estamos vivenciando, a escola precisa ampliar em seus espaços, debates para orientar os alunos e pais, sobre o tema nas mais diversas perspectivas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Repercussões da gravidez no processo de escolarização de adolescentes da escola municipal Pinto Marques
    (2019-10-08) ANDRE, Monique Lima; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    O trabalho tem como tema gravidez e escolarização‘. A pesquisa tem como objetivo geral, compreender como a gravidez na adolescência no âmbito escolar reflete na escolarização de estudantes no município de Acará. E como objetivos específicos discutir o percentual de estudantes que engravidam durante a escolarização no município de Acará no período de 2015 a 2017; identificar percentual de alunas que abandonam a escola no período da gravidez ou após o parto; verificar as dificuldades que as alunas enfrentam para a permanência nos estudos; averiguar o tipo de apoio elas receberam para dar continuidade aos seus estudos; indagar as expectativas que essas adolescentes têm quanto ao seu futuro como estudante e pesquisar o tipo de orientação sexual que as alunas recebem na escola. A pesquisa tem como abordagem a qualitativa, e segue um caminho de estudo de campo e estudo de caso, realizamos a entrevista semiestruturada como meio para a coleta de dados. A pesquisa está embasada teoricamente sobre nas contribuições de Michel Foucalt (1988), Guacira Louro (1997), Maria Saito (2000), Djanira Almeida (2005), Antonio Egypto (2012), Gisleine Freitas (2002), Menezes (2012), Jaileila Lepre (2019), ECA (2019), Leff Raphael (2018) e Denise Rohs e Maria Schwengber (2013). De acordo com a pesquisa, foi possível perceber que a escola lócus da pesquisa não possui orientação sexual sistematizada envolvendo toda a comunidade escolar e nem qualquer tipo de projeto que atenda as necessidades dessas adolescentes grávidas, e que a escola não possui suporte que auxiliem essas alunas, causando assim um número elevado de evasão. Foi possível perceber que muitas adolescentes engravidam no processo de escolarização, na faixa etária de 15 a 19 anos ao qual se destacou nos anos de 2015(35%), 2016(32%) e 2017(32%). O percentual das alunas grávidas que desistiram nos anos de 2018(59%). A evasão dessas alunas na escola Pinto Marques não para de evoluir e acaba trazendo pontos negativos tanto para as adolescentes quanto para a própria escola. Essas alunas enfrentam muitas dificuldades desde o inicio da gravidez ao pós-parto, talvez por falta de apoio tanto da família quanto da escola. Sabe-se que é um grande desafio, tanto para a família quanto para a escola, mas é indispensável se pensar em uma instituição sem o trabalho dos temas transversais, tal como a sexualidade, que faz parte da particularidade de cada indivíduo.
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