Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Sex instruction"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação sexual: fatores que implicam a implantação dos referenciais curriculares na prática pedagógica
    (2018-10-20) SÁ, Maria Raimunda Ferreira de; MAIA, Marinaldo Carreira; http://lattes.cnpq.br/0226123394612096
    Destaca-se como tema “Educação Sexual: Fatores que implicam a implantação dos referenciais curriculares na prática pedagógica”, por entender a necessidade do estudo na escola, pois o mesmo é pouco abordado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que busca através de determinados contextos com diferentes autores e documentos como os PCNs, mostrar a importância da relevância e esclarecimento sobre a Educação Sexual como tema transversal na escola. Teve como objetivo geral: Refletir os fatores impeditivos para a implementação dos referenciais curriculares como orientação sexual na matriz curricular das escolas a partir da bibliografia estudada. E objetivos específicos: Descrever os fatores determinantes para a ausência da discussão e do trabalho pedagógico da temática orientação sexual pelas escolas; Apresentar um contexto nesta pesquisa, que possa ser adotado nas práticas pedagógicas segundo o posicionamento dos autores estudados; e; Compreender a partir dos estudos bibliográficos, por que o tema transversal orientação sexual não aparece na pauta do planejamento curricular das escolas. A metodologia baseia-se na contextualização do referencial bibliográfico constante em livros, revistas científicas, artigos, sites, entre outros, buscando as contribuições documentais, referencial que permite um novo modo de olhar a educação sexual no processo ensino e aprendizagem. A partir das leituras, constata-se a necessidade dos professores buscarem formações, conhecerem o assunto, as legislações, as políticas públicas para orientar e implementar projetos que possam esclarecer os alunos para com a questão. Assim, conclui-se que, a Educação Sexual se manifesta no ser humano normalmente e têm reflexos na escola, o que se constitui elemento inseparável do processo de construção do conhecimento. Por isso, a qualidade da interação pedagógica deve ser buscada com muita primazia, pois é ela que vai conferir um sentido significativo para o objeto de conhecimento, a partir das experiências vividas ou fracasso do processo ensino aprendizagem, pois os reflexos externos influenciam consideravelmente essa relação que às vezes se sobrepõe ao ensino.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A gravidez na adolescência nas vozes de educandos e pais de uma escola pública de São Miguel do Guamá-PA
    (2018-10-17) ALVES, José de Ribamar da Silva; SILVA, Cirlene do Socorro Silva da; http://lattes.cnpq.br/7800623829841510; https://orcid.org/0000-0003-3233-6425
    Este estudo denominado de A Gravidez na Adolescência nas vozes de educandos e pais de uma escola pública de São Miguel do Guamá-Pa, teve como objetivo geral compreender os principais motivos que causam elevado índice de gravidez entre adolescentes estudantes que moram no espaço rural do município de São Miguel do Guamá. Para tanto, informamos alguns princípios norteadores que perpassaram diante de alguns objetivos específicos como; a) Identificar se a escola está trabalhando a orientação sexual entre adolescentes; b) Avaliar as causas relatadas pelos sujeitos desta pesquisa sobre os problemas de uma gravidez precoce; c) Analisar as implicações da gravidez precoce na vida escolar das adolescentes. E para direcionar os meandros no processo afirmamos que se trata de uma abordagem qualitativa de pesquisa de campo ao qual utilizou a técnica de entrevista semiestruturadas de caráter descritivo para a coleta dos dados no qual os sujeitos da pesquisa são duas jovens que no passado foram alunas do espaço escolar rural, os pais e a gestão escolar. A presente pesquisa se fundamentou nos principais teóricos que contribuíram para o progresso deste trabalho como Duarte (1998), Guimarães (1995), Egypto (2003) e outros. A coleta e análise dos dados será os mecanismos para averiguar as principais razões da constatação da gravidez entre as jovens adolescentes e concomitante a ausência da orientação da família e da escola no que se refere a educação sexual dificultando o conhecimento de forma preventiva. Para tanto, a referida pesquisa deixa alguns desafios, sugestões e caminhos abertos para outras pesquisas relacionadas ao tema por se tratar de um problema relevante na sociedade atual.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Orientação sexual: concepções e práticas pedagógicas dos docentes da Escola Municipal Gleba Pernambuco em Inhangapí-PA
    (2018-10-20) CERQUEIRA, Monica Maciel; MAIA, Marinaldo Carreira; http://lattes.cnpq.br/0226123394612096
    Este trabalho tem como tema “Orientação Sexual: Concepções e práticas pedagógicas dos docentes da Escola Municipal Gleba Pernambuco em Inhangapí - PA”. Tem como justificativa, pois a temática deve ser trabalhada no processo de ensino e aprendizagem pelos professores, de forma transversal e interdisciplinar. Destacamos como problemática, a ausência de um trabalho na escola que contemple a temática para que os professores possam desenvolver atividades práticas diferenciadas. Têm-se como objetivo geral: Analisar quais os procedimentos e as metodologias utilizadas pelos professores no desenvolvimento do assunto em suas práticas pedagógicas. A pesquisa é do tipo bibliográfica, de caráter qualitativa, onde se levantou dados com o apoio de um questionário, como instrumento de auxílio para a técnica de entrevista semiestruturada. Desenvolvemos no 1º Capitulo: A História da Sexualidade no decorrer dos tempos com os itens: A história da sexualidade no Brasil e A educação sexual no Brasil. No 2º capítulo, se trata sobre a educação sexual na visão da família; refletindo sobre os conceitos e definição de: sexualidade e sexo conceitos e definição de sexualidade Freudiana, Educação sexual na escola como prevenção na gravidez na adolescência; A importância da educação sexual escolar no combate a DST-AIDS e outros mais. Também caracteriza-se a escola, e se apresenta a análise e resultado de dados, subsidiada pelos autores: Adorno (1969), Arruda (2009), Bandura (2008), Baltar (1996), Barroso (1986), Bock (2001), Carlan (2012), Camargo (1999), Costa (2000), Cunha (2006), Domingos (2010), Egypto (2003), Figueiró (2006), Foucault (1988/2015), Freud (1974/1998/2001) e outros. Conclui-se que, diante de tantas mudanças sociais pelas quais estamos vivenciando, a escola precisa ampliar em seus espaços, debates para orientar os alunos e pais, sobre o tema nas mais diversas perspectivas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA