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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Protótipo de jogo interativo com a abordagem do tema "Biossegurança aplicada à saúde do trabalhador"
    (2020-10-29) CABRAL, Luana Joana Barreto; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748
    Independentemente de se tratar de estudantes ou profissionais de saúde, todos correm riscos derivados de suas ocupações, sejam riscos ergonômicos, físicos, químicos, de acidente ou biológicos. No entanto, legislações e medidas de prevenção existem, hoje em dia, buscando minimizar esses riscos. Contudo, dados estatísticos apontam ainda a atual existência de acidentes envolvendo, principalmente, riscos biológicos, ergonômicos e transtornos mentais relacionados ao trabalho. Há, ainda, a necessidade de especificar uma vigilância em saúde individualizada para cada ocupação profissional da área da saúde. Dessa forma, visando apresentar a importância de uma educação continuada e necessária na formação do biomédico, a respeito do tema de biossegurança aplicada à saúde do trabalhador e, considerando o atual perfil dos alunos “nativos digitais”, bem como as necessidades e atuais formas de ensino-aprendizagem na área de educação, foi elaborado este protótipo de jogo multimídia. Ele foi averiguado por meio da aplicação de um questionário semiestruturado com os alunos e é apresentado à comunidade dos professores como uma estratégia pedagógica para estimular o aprendizado em Biossegurança. O estudo quanto à natureza é aplicado, quanto aos objetivos descritivo, com procedimento técnico de levantamento, o qual teve a participação de dezoito estudantes do curso de Biomedicina da UFPA. Foi feito levantamento bibliográfico e o jogo foi elaborado usando-se o game engine RPG Maker MV, além da adoção de um Game Design Document Educativo. As perguntas objetivas foram analisadas por método não probabilístico e as subjetivas pelo programa IRAMUTEK v. 0.7 Alpha 2. Os aspectos éticos foram obedecidos. A produção do protótipo foi comparada com outros jogos semelhantes e existentes na literatura. Ele pode ser destacado como uma futura ferramenta, nas áreas das ciências Biológicas e Biomédicas, para estimular o interesse pela Biossegurança. A concordância geral, a partir da análise das perguntas objetivas, foi de 84% e o protótipo mostrou-se bem aceito. Os alunos compreenderam a importância do tema bem como colaboraram com sugestões e críticas nas perguntas subjetivas, percebendo-se uma motivação pelo aprendizado. Todavia, ele deverá ainda permanecer na fase de prototipação, sugerindo-se um novo playtest a um público maior de estudantes, incluindo também professores de diversas áreas do conhecimento para auxiliar na finalização.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Quebra-cabeça: um jogo adaptável para fortalecer as habilidades cognitivas e motoras de pessoas com deficiência
    (2024) TADAIESKY, Von Harrison Cardoso; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136; https://orcid.org/0000-0001-9226-9020
    Jogos sérios são amplamente aplicados em diversos setores tradicionais, destacando-se em ambientes escolares e hospitalares. Contudo, a falta de jogos sérios adaptáveis gera exclusão digital para pessoas com deficiência intelectual, apresentando desafios para profissionais de saúde e educação. Este estudo propõe o jogo "Quebra-cabeça" adaptável para facilitar a integração de pessoas com deficiência intelectual com tecnologias digitais e auxiliar em seus tratamentos. Desenvolvido em colaboração com especialistas em saúde, o jogo faz parte de um projeto mais amplo para superar barreiras de interação e promover inclusão digital na área da saúde. Após concluir o primeiro ciclo de testes, seguindo a heurística universal de usabilidade, no qual envolveu pesquisadores em Interação Humano-Computador.
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