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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Apoena: um jogo sério aplicado à saúde com foco em epidemiologia
    (2019-12-17) BARATA, Bárbara Adriana Pires; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686
    A Dengue é uma doença de transmissão vetorial negligenciável não contagiosa e vários fatores externos contribuem para sua proliferação. Uma maneira de diminuir a quantidade de focos de Dengue é suscitar a participação da população em ações de combate à doença. Este trabalho desenvolveu um protótipo de uma aplicação móvel baseada em sistema epidemiológico, utilizando um jogo sério para disseminar a conscientização ambiental no combate à Dengue em escolas públicas de Ananindeua, que vive desde 2013 em estado de emergência indicado por índices de saneamento básico nacional. O Jogo Apoena tem suas bases na metodologia ágil e utiliza em sua construção a plataforma Construct 2 e como banco de dados o Firebase. O jogo passou por várias etapas em sua construção de desenvolvimento e foi necessário a elaboração de um Short Game Design Document for Digital Educational Games (SGDDEdu) o qual é um documento busca descrever o jogo de uma forma mais simplificada e de fácil entendimento. Testes internos na jogabilidade e mecânica foram realizados com a versão Alpha para identificar possíveis erros para assim futuramente ser gerada a versão Beta para testes com o público alvo. O Apoena oferece uma ferramenta de colaboração a saúde coletiva a partir dos seus mecanismos auxiliando a discussão em escolas sobre conceitos epidemiológicos e consciência ambiental de forma lúdica.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teaplay: protótipo de um jogo sério para crianças com transtorno do espectro autista
    (2023) OLIVEIRA, Jamilly Valéria Silva de; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686
    Jogos educativos têm sido desenvolvidos com o intuito de auxiliar e motivar os estudantes das mais diversas áreas, como na educação especial infantil. Porém, embora haja uma grande diversidade de recursos que podem ser utilizados para melhoria da qualidade de vida de pessoas com as mais variadas deficiências, ainda existe a carência de ferramentas com características culturais da região Norte para grupos que necessitam de mais tecnologias voltadas para o ensino-aprendizagem, como os indivíduos diagnosticados com autismo. Diante disso, este trabalho apresenta o TEAPLAY, um protótipo de jogo sério voltado para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idade escolar entre 3 a 6 anos, baseado na ABA (Applied Behavoir Analysis – Análise do Comportamento Aplicada), cujo o objetivo principal é auxiliar no processo de ensino aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento de várias habilidades cognitivas, como concentração, a memória, o raciocínio lógico, desenvolvimento da motricidade fina e auxílio da rotina de atividades da criança. A aplicação apresenta três jogos, com temas relacionados à região amazônica. O aplicativo foi desenvolvido utilizando o motor de jogo Construct3 e foi elaborado um Short Game Design Document for Digital Educational Games (SGDDEdu), com a descrição da jogabilidade e dos elementos essenciais de um jogo. A ferramenta foi testada por profissionais especialistas em TEA que segundo as suas avaliações mostrou-se relevante para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem devido as suas qualidades psicopedagógicas.
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