Navegando por Assunto "Sentidos e significados"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quadro de escrever: sentidos e significados do uso deste objeto didático na voz de professores de matemática e estudantes da educação básica(2025-04-03) SANTOS, Daiane Costa; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A pesquisa que deu origem ao Trabalho de Conclusão de Curso ora apresentado, se fez da curiosidade de buscar conhecer uma ferramenta que faz parte do dia a dia do professor - o Quadro de Escrever – considerado como elemento imprescindível para ensinar, com o objetivo de compreender as contribuições do Quadro de Escrever para o professor ensinar e para o aluno aprender conceitos matemáticos nas salas de aula da Educação Básica. Para constituir as informações necessárias a esta discussão, contamos com a colaboração de três professores de Matemática e vinte estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas do município de Capanema – Pará. A pesquisa tem características de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa descritiva. As informações constituídas foram organizadas e apresentadas em formato de relato e gráficos, que contribuíram para as discussões. Os resultados, revelaram que os significados e os sentidos em relação ao objeto de estudo - Quadro de Escrever – que são manifestados pelos colaboradores, deixam explicitados que os estudantes do 6º Ano têm uma relação de tranquilidade com a ferramenta, diferentemente dos estudantes do 9º Ano, que demonstram uma relação inversa. Quanto aos professores, estes afirmam que o Quadro de Escrever é uma ferramenta indispensável e necessária ao desenvolvimento de suas atividades diárias na sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sentidos e significados da aprendizagem matemática na percepção de estudantes da educação básica(2023-12-21) FREIRE, Juliana Victória de Miranda; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho apresenta resultados referentes a uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo de identificar os Sentidos e Significados da Aprendizagem Matemática na percepção de estudantes da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades na absorção de conteúdos matemáticos provocadas por elementos internos e/ou externos, que interferem nesse processo. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorou e descreveu as situações encontradas nas vivências dos estudantes. A fundamentação teórica que sustenta a pesquisa, está ancorada nos aportes teóricos que discutem o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Básica, localizada na cidade de Castanhal, Estado do Pará,com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental. As informações foram constituídaspor meio da aplicação de questionários com questões estruturadas de múltipla escolha, na perspectiva de melhor compreender a temática aqui abordada. Os resultados apontaram diferentes sentidos, significados e representatividades que os estudantes dão para essas dificuldades, que surgem a partir das experiências vivenciadas com a Matemática, entre eles estão a percepção dos participantes em relação à importância da Matemática em suas vidas e as dificuldades na compreensão dos conteúdos nos matemáticos interferem de forma incisiva na aprendizagem matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA(2021-03-18) REMIGIO, João Felipe Moura; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Este artigo apresenta uma análise dos sentidos e significados dos discentes de licenciatura em pedagogia sobre o Estágio Supervisionado da Educação de Jovens e Adultos (ESEJA) em Bragança do Pará (PA). A metodologia é constituída pela abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa de campo e a pesquisa documental para a coleta de dados. Na análise dos dados foram selecionadas as palavras mais significativas dos estagiários que permitiu a construção da teia de significados e sentidos sobre o ESEJA. Os resultados revelam a importância da teoria e prática; da observação na sala de aula; do reconhecimento sobre a atuação docente; do conhecimento da realidade escolar; da precarização da infraestrutura e da exclusão social; da necessidade do planejamento escolar; do conhecimento sobre as identidades dos alunos e suas trajetórias de vida; da formação acadêmica e pessoal; do repensar a prática docente e do respeito mútuo entre professores e alunos nas turmas de EJA. Esses elementos constituidores só foram possíveis de serem identificados devido o conjunto de experiências desenvolvidos no cotidiano da escola à aplicabilidade do projeto de intervenção, eles que foram orientadores do conjunto de significados que geram sentido sobre o ESEJA em Bragança- Pará.