Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Scientific concept"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de ciências e o ambiente Amazônico: investigando concepções e ações de professores do ensino fundamental II, de três escolas da zona urbana do município de Muaná/PA
    (2018-07-20) ALVES, Edilson Coutinho; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067
    Trabalho de pesquisa feito em âmbito escolar, objetivado à investigar ações e concepções de professores e de que forma usam o espaço amazônico nas suas aulas de ciências. Partindo do princípio de que o Ensino de Ciências ainda é tradicional, que a principal modalidade didática utilizada em sala de aula constituise na aula expositiva e que o principal recurso de ensino é o livro didático considera-se relevante a discussão das possibilidades de um método de ensino que possa discutir metodologias que busque motivar e aperfeiçoar o trabalho dos docentes fora de quatro paredes da escola. Muitos docentes ainda encontram dificuldades para trabalhar usando metodologia investigativa; interdisciplinar e contextualizadas nas suas aulas de ciências fazendo com que o aluno fique a par do conhecimento cientifico. Desta forma dentro deste trabalho foi destacado estratégias para melhorias nas ações e concepções dos professores que podem usar o enfoque CTS como base e o esquema de aikehiad para condução do trabalho investigativo. A metodologia deu-se através de uma pesquisa com caráter qualitativa com aplicação de um questionário com perguntas abertas dando total liberdade aos investigados a responderem as perguntas, foi relevante pois, todos contribuíram para que fosse concretizado a pesquisa, colocaram a maneira de como trabalham e as dificuldades que encontram nas escolas em que ensinam, foram entrevistados cinco professores e três diretores em três escola da zona urbana do município de Muaná/PA. Os resultados obtidos mostraram que o Ensino de Ciências se mantém pautado na transmissão, aos estudantes, dos conhecimentos científicos já elaborados, a partir de uma prática pedagógica fortemente influenciada pela memorização e uso de livro didáticos Tais constatações, além de se constituírem em entraves para o aprendizado dos estudantes, ainda apontam os limites da prática docente e de sua formação para ensinar Ciências.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA