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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evolução do processo de ensino aprendizagem em Ciências: o uso de produções audio visuais(2021-06-15) RODRIGUES, Deuzarina de Matos; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802A ciência como parte integrante das mais diversas áreas do conhecimento na construção e evolução de uma sociedade é impulso para muitos estudos que auxiliem essa descoberta do saber. No ensino de Física para o ensino de ciências essa assistência ao aluno, deve ser amparada por meios eficientes e capazes de proporcionar esse conhecimento necessário para uma educação com qualidade. O professor é um facilitador de metodologias ativas e inovadoras para a contribuição do processo de ensino aprendizagem. Nesse trabalho é apresentado uma metodologia ativa, uma ferramenta tecnológica, através da produção de vídeos por alunos, como formade unir a teoria com a prática corroborando assim, a assimilação do conhecimento. Utilizando os recursos tecnológicos para facilitar a aprendizagem essa pesquisa se deu por cunho bibliográfico, tendo como embasamento teórico Freire (2013), Rogers (1972), Moran (2006), entre outros, além do método qualitativo. O objetivo está pautado numa análise da produção de vídeos por alunos para o processo de ensino aprendizagem. Ao passo que foi necessário entender sobre a utilização dessas mídias no contexto educacional, bem como seus pontos positivos e negativos. A partir de vídeos elaborados por acadêmicos em sala de aula e analisando trabalhos científicos, já elaborados anteriormente, constatando assim sua eficiência e funcionalidade para o ensino educacional. A produção de vídeos por alunos visa contribuir auxiliando no ambiente escolar para o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que a tecnologia implementada em sala de aula tende a ser algo inovador e com tendência para uma educação moderna.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva no ensino de ciências(2019-07-11) RIBEIRO, Eurivane Aires; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A inclusão, sendo um tema bastante discutido nos últimos anos, precisa está de fato presente dentro das instituições de ensino, tanto para fornecer acesso à educação para pessoas com NEE, garantindo condições dignas, com igualdade todos os alunos. Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo geral verificar como ocorre a inclusão de alunos como Necessidades Educativas Especiais – NEE, nas aulas de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Odízia Corrêa Faria, localizada no município de Breves, arquipélago do Marajó – Pará e como objetivos específicos: conhecer como ocorre a inclusão de alunos com NEE nas turmas de 6º ano; e conhecer as dificuldades do professor de CFB, diante não preparação para inclusão escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa optamos pela abordagem qualitativa e para coletar os dados realizamos observações diretas e aplicação de questionários. Participaram como sujeito da pesquisa um professor de Ciências que atua no 6º ano do ensino fundamental, dois profissionais de apoio pedagógico que atuam nas salas de aula realizando acompanhamento dos alunos com NEE. Os resultados foram organizados em duas categorias, a saber: (1) Inclusão de alunos com NEE no 6º ano; e (2) Percepção sobre a inclusão, dividida em três subcategorias: Comportamento dos alunos com NEE; Apoio fornecido ao professor da sala e Dificuldades encontradas pelos alunos com NEE na observação dos professores. Constatamos que muito ainda precisa ser feito para que a inclusão ocorra de fato nas escolas e os alunos com NEE sejam acolhidos de forma satisfatória.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de experimentos com materiais alternativos como didática para o ensino de ciências(2017-02-17) MARTINS, Eder Almeida; ARAÚJO, Josiney Farias de; http://lattes.cnpq.br/0143599709679036; https://orcid.org/0000-0002-3431-3916; BRITO JUNIOR, Carlos Alberto da Silva; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491Este trabalho de conclusão de curso que aborda sobre a utilização de materiais alternativos nos experimentos de Física como didática de ensino foi realizado na Escola Professora Estevão Gomes em uma turma do 9º ano no turno da tarde com o objetivo de que os professores de Ciências possam ter uma ferramenta didática a mais para ensinar nas suas atividades práticas. Para a realização desse trabalho foram desenvolvidos algumas etapas, mas as principais que podemos destacar são a produção e apresentação dos experimentos de Física feitos a partir de materiais alternativos aos alunos da referida escola, bem como os questionários respondidos pelos alunos sobre a atividade realizada que mostraram que a atividade com os experimentos foi bem executada e foi considerada pelos alunos como eficaz, prazerosa e divertida. Dessa forma, eles pediram que essa atividade como uma forma didática de aprendizagem pudesse ser realizadas mais vezes na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil dos professores de ciências: o ensino de física no 9º ano no município de Monte Alegre-Pará(2017-02-16) FALABELO, Alex Silva; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo traçar o perfil de alguns professores de Ciências (Física) da rede pública do 9° ano do Ensino Fundamental de Monte Alegre. Isso será feito a partir da apresentação das metodologias utilizadas pelos professores nas aulas e da identificação das principais dificuldades enfrentadas por esses professores. No entanto, aqui se destaca, por exemplo, a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na área de ciências. Métodos de ensino adequados podem ser uma solução para a problemática gerada no ensino de ciências, mesmo fugindo do velho modelo tradicional de educação. Optou-se por uma pesquisa fundamentada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizou-se levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa, professores que lecionam no nível fundamental e médio de algumas escolas públicas do município de Monte Alegre-Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação do questionário demonstram que as estratégias utilizadas por boa parte dos professores de ciências estão fora do ideal teórico, o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. Contudo, se faz necessário que durante o processo de formação superior, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de personagens de Histórias em Quadrinhos (HQ) no ensino de Química: o lúdico como instrumento de aprendizagem(2022-08-31) OLIVEIRA, Carina de Oliveira e; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391A instrução normativa nº01/2022 da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que regulamenta as atividades de TCC, disponibilizou a ampliação do leque de atividades aceitas para a avaliação de trabalhos de conclusão de curso, buscando reduzir os impactos negativos da pandemia de COVID-19 no cenário estudantil. Em consonância com este documento, o presente trabalho apresentará as atividades desenvolvidas durante o projeto Ludquí, que contou com o desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos, baseados no estilo de Histórias em Quadrinhos (HQs), englobando a área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia. O intuito é tornar as aulas de ciências mais dinâmicas e divertidas, auxiliando os estudantes com o desenvolvimento da sua capacidade de análise e reflexão e potencializando a aprendizagem, tornando-a mais significativa. Os assuntos e personagens associados, foram divididos entre a equipe de produção, onde o passo a passo de elaboração, dividiu-se em: Construção inicial do assunto, que conta com a apresentação do personagem, associação com uma disciplina de ciências, produção de exercício e por fim o mapa conceitual sobre o tema. Após esse processo inicial, elaborado em forma de documento, os materiais digitados eram por fim encaminhados para a produção gráfica após avaliação do conteúdo pela coordenação do projeto. Os materiais serão aplicados pelos bolsistas, com estudantes da classe hospitalar, dos hospitais do projeto, para várias faixas etárias e níveis de escolaridade, com o plano de ser estendido futuramente para outros locais e espaços educativos para execução e avaliação. Conclui-se que o projeto é de extrema relevância para a formação do professor e consequentemente um facilitador de aprendizado, indo de encontro a um dos principais focos dentro do ensino de Ciências, que é a busca por novas teorias, metodologias e abordagens, capazes não só de transformar a postura do docente em classe, mas possibilitar uma quebra das fortes características do ensino tradicional, que ainda prevalece nos currículos atuais.