Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Sciences"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS: o ensino de física no 9º ano no município de Monte Alegre-Pará
    (2017-02-16) FALABELO, Alex Silva; SILVA JUNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo traçar o perfil de alguns professores de Ciências (Física) da rede pública do 9° ano do Ensino Fundamental de Monte Alegre. Isso será feito a partir da apresentação das metodologias utilizadas pelos professores nas aulas e da identificação das principais dificuldades enfrentadas por esses professores. No entanto, aqui se destaca, por exemplo, a importância de se criar, proporcionar, pesquisar, novos métodos que ajudem a melhorar a qualidade de ensino na área de ciências. Métodos de ensino adequados podem ser uma solução para a problemática gerada no ensino de ciências, mesmo fugindo do velho modelo tradicional de educação. Optou-se por uma pesquisa fundamentada e apoiada nos princípios da abordagem qualitativa para a realização deste trabalho. Realizou-se levantamentos de dados através de questionários com questões abertas e de referenciais teóricos relacionados ao tema em questão. Foi utilizado como amostra da pesquisa, professores que lecionam no nível fundamental e médio de algumas escolas públicas do município de Monte Alegre-Pará. As informações coletadas foram organizadas e analisadas de acordo com os princípios da análise estabelecidos no decorrer deste projeto. Os resultados obtidos com a aplicação do questionário demonstram que as estratégias utilizadas por boa parte dos professores de ciências estão fora do ideal teórico, o que pode acarretar dificuldades de aprendizagem para os alunos. Contudo, se faz necessário que durante o processo de formação superior, o docente adquira técnicas, métodos, estratégias e ferramentas adequadas e necessárias para o desempenho da sua função como profissional qualificado para sua área de atuação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de personagens de Histórias em Quadrinhos (HQ) no ensino de Química: o lúdico como instrumento de aprendizagem
    (2022-08-31) OLIVEIRA, Carina de Oliveira e; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    A instrução normativa nº01/2022 da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que regulamenta as atividades de TCC, disponibilizou a ampliação do leque de atividades aceitas para a avaliação de trabalhos de conclusão de curso, buscando reduzir os impactos negativos da pandemia de COVID-19 no cenário estudantil. Em consonância com este documento, o presente trabalho apresentará as atividades desenvolvidas durante o projeto Ludquí, que contou com o desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos, baseados no estilo de Histórias em Quadrinhos (HQs), englobando a área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia. O intuito é tornar as aulas de ciências mais dinâmicas e divertidas, auxiliando os estudantes com o desenvolvimento da sua capacidade de análise e reflexão e potencializando a aprendizagem, tornando-a mais significativa. Os assuntos e personagens associados, foram divididos entre a equipe de produção, onde o passo a passo de elaboração, dividiu-se em: Construção inicial do assunto, que conta com a apresentação do personagem, associação com uma disciplina de ciências, produção de exercício e por fim o mapa conceitual sobre o tema. Após esse processo inicial, elaborado em forma de documento, os materiais digitados eram por fim encaminhados para a produção gráfica após avaliação do conteúdo pela coordenação do projeto. Os materiais serão aplicados pelos bolsistas, com estudantes da classe hospitalar, dos hospitais do projeto, para várias faixas etárias e níveis de escolaridade, com o plano de ser estendido futuramente para outros locais e espaços educativos para execução e avaliação. Conclui-se que o projeto é de extrema relevância para a formação do professor e consequentemente um facilitador de aprendizado, indo de encontro a um dos principais focos dentro do ensino de Ciências, que é a busca por novas teorias, metodologias e abordagens, capazes não só de transformar a postura do docente em classe, mas possibilitar uma quebra das fortes características do ensino tradicional, que ainda prevalece nos currículos atuais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA