Navegando por Assunto "Science teachers"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação alimentar e nutricional: percepções de professores de ciências de 6º ao 9ºano(2019-12-05) SOUSA, Lucinéia Reis de; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661A Educação Alimentar e Nutricional, é um tema transversal no processo de ensino- aprendizagem, onde o mesmo passou e passa por várias mudanças no cenário educacional e tem o dever fundamental na adoção de hábitos alimentares saudáveis. Sabemos que o professor de alguma forma, tem o papel de informar e motivar seus alunos à prática da alimentação saudável. Trata-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. O presente estudo objetivou investigar em que termos são desenvolvidos os temas da educação alimentar e nutricional nas escolas de educação básica no município de Breves. Para alcançarmos os objetivos, elegemos como instrumento de coleta de dados um questionário que foi aplicado aos professores de Ciências Naturais de 6 (seis) escolas do ensino básico do município de Breves. Dos entrevistados, 5 (cinco) professores eram da zona urbana e 2 (dois) professores eram da zona rural, totalizando 7 docentes entrevistados. Os dados obtidos foram analisados pelo método da análise interpretativa. Nossa pesquisa evidenciou que os professores persistem com metodologias tradicionais para ensinar o tema em sala de aula. A formação inadequada ou até mesmo ausência de parcerias com outros atores inseridos diretamente na educação alimentar e nutricional formam lacunas que dificultam a inserção da variação metodológica. Acreditamos que é de fundamental importância que esses professores recebam informações atualizadas sobre educação alimentar e nutricional e que trabalhem em sala de aula de modo transversal e interdisciplinar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: os desafios no trabalho do professor de ciências nas turmas do sistema modular de Ensino Fundamental em Medicilândia-PA(2020-12-03) KAPPEL, Camila Fleck; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861A educação do campo vem ampliando seu espaço a partir dos movimentos sociais que lutam pelo direito a uma educação de qualidade. O município de Medicilândia está localizado na região norte do Brasil na extensão da rodovia Transamazônica no sudoeste do estado do Pará, tem uma grande extensão rural, com estradas vicinais sem pavimentação asfáltica e difícil acesso. Neste trabalho buscaremos responder a seguinte questão: quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes de educação do campo no sistema modular rural das escolas do município de Medicilândia-PÁ? Este artigo tem como objetivo identificar de que forma é ofertado o ensino fundamental maior nas escolas do campo, e os principais desafios enfrentados pelos docentes da Educação do Campo no sistema modular de ensino fundamental das escolas do município de Medicilândia. Os objetivos específicos estão em: Compreender a logística do professor de ciências que atua do sistema modular rural de ensino fundamental; analisar se há acompanhamento pedagógico e de suporte ao professor no sistema modular rural de ensino fundamental; caracterizar aspectos que interferem no trabalho do professor de ciências. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário semiestruturado com perguntas semiestruturadas que orientaram a entrevista que tem características quantitativas e qualitativas, direcionada para 05 professores de ciências do ensino fundamental maior que atuam nas escolas municipais, em turmas do sistema modular de ensino fundamental do campo. As turmas do sistema modular de ensino fundamental são anexas a uma escola sede urbana e as turmas são formadas em escolas rurais distribuídas ao longo das vicinais do município. O sistema modular de ensino fundamental ora apresentado tem grande relevância social para os jovens do campo deste município Diante dos relatos apresentados pelos docentes pode-se observar que são muitos os desafios enfrentados por eles. Entre tantos desafios identificou-se que nenhum professor que atua nas turmas de ciências tem formação superior específica na área de ciências e ainda atuam ministrando múltiplas disciplinas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva e o ensino de ciências: o caso do município de Breves, Marajó(2019-12-05) FARIAS, Mayara Rodrigues; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661A inclusão escolar de alunos com deficiência embora, disposta como direito legal que prevê o acesso, a permanência e o sucesso no processo de escolarização na classe comum da escola regular, ainda é um desafio para muitos professores, considerando que a maioria encontra dificuldades para efetivar tal processo. Em vista disso, o presente trabalho teve como objetivo principal assimilar a situação do ensino inclusivo, notadamente quanto aos seus limites e desafios, no âmbito do ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, e para atingir os objetivos, adotamos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado. Foram entrevistados seis professores de Ciências de quatro escolas básicas do município de Breves. Após a análise dos dados, observamos que a maioria dos docentes que ensinam Ciências não se sente seguros para trabalhar com esses alunos, em virtude de não serem formados na perspectiva de trabalhar com a inclusão de alunos com deficiência. Além disso, a falta de suporte escolar necessário para desenvolver as habilidades dos alunos foi uma reclamação constante dos professores para desenvolverem uma prática pedagógica de qualidade. A minoria desses professores tenta suprir a falta de conhecimento na área recorrendo a cursos de formação continuada. Apesar da garantia de oferta de ensino inclusivo estar regido por legislação nacional, evidenciamos que nem todas as escolas e docentes encontram-se preparados para garantir esse preceito legislacional. Isso nos leva a considerar que será necessário rever os currículos de formação inicial de professores para prepará-los adequadamente para trabalhar com este público e em paralelo o poder público precisa oferecer suporte adequado aos professores quando estes chegarem as salas de aula.