Navegando por Assunto "Schooling"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Consequências da construção da Transamazônica na educação escolar em Altamira-PA (1968-1974)(2018-07-16) RIBEIRO, Elica Né de Oliveira; SOUZA, César Augusto Martins de; http://lattes.cnpq.br/3353195442153329Este artigo tem como objetivo discorrer sobre as consequências com a construção da Rodovia Transamazônica, uma das maiores obras da ditadura militar, na educação escolar no município de Altamira. Busca-se assim, problematizar as decorrências causadas com abertura da Transamazônica no âmbito educacional e identificar os investimentos realizados por esse projeto de integração que foi o responsável pelo rápido aumento do índice populacional no município. A partir da análise de entrevistas e relatos de memórias, bem como dos documentos cedidos pelas escolas, foi possível compreender a realidade da educação escolar em Altamira na década de 1970. A pesquisa foi realizada com a utilização de aporte teóricos relacionados a época pesquisada, revistas e livros que dialogam sobre o regime militar, a educação na época da ditadura e sobre o município de Altamira. Os resultados permitem discutir as mudanças que ocorreram na educação deste município e como se deu esse processo no contexto escolar a partir da implantação deste grande empreendimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As crianças em situação de acolhimento institucional e o seu processo de escolarização(2022-12-19) SANTANA, Karolina de Fátima Farias; MORAES, Jones Souza; http://lattes.cnpq.br/5378200116050651Estudamos neste trabalho a contextualização sobre as crianças em situação de acolhimento institucional e o seu processo de escolarização. Foi questionado como se dá o acolhimento institucional e o ensino da aprendizagem diante da realidade a qual vivem e como os professores podem auxiliar no processo de inclusão a partir de um olhar mais amoroso e inclusivo. Como objetivo geral, analisamos o processo de escolarização de crianças que se encontram em situação de acolhimento institucional a partir da literatura produzida sobre o tema. Como aporte teórico explanamos sobre uma breve história do acolhimento institucional e as reflexões entre a situação de acolhimento do aluno e sua escolarização. Para a metodologia foi utilizado o método bibliográfico a partir da literatura que aborda o tema e que mesmo com suas limitações foi possível um universo amostral. E com a conclusão, mostramos a importância da escola no crescimento e desenvolvimento das crianças institucionalizadas. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir com a compilação e divulgação do conhecimento produzido na última década sobre a relação estabelecida entre a escolarização de crianças e o acolhimento institucional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lá vem os pretos do América: discursividades de mulheres quilombolas sobre os desafios e perspectivas na escolarização da Educação Básica para seus projetos de vida no quilombo do América em Bragança-PA(2022-12-21) OLIVEIRA, Kátia Regina Morais de; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912O presente estudo analisa as discursividades de mulheres negras e quilombolas sobre o processo de escolarização na Educação Básica na comunidade do Quilombo do América em Bragança- PA. Problematiza quais as discursividades de mulheres negras e quilombolas sobre os desafios e perspectivas na escolarização na Educação Básica para os seus projetos de vida. O referencial teórico baseou-se em Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro (2020), Angela Davis, Heleieth Saffiot, bell hooks (2020), entre outras para a discussão sobre mulheres negras. Para a incursão a respeito do processo de escolarização dialogamos com José Carlos Libâneo, Moacir Gadotti e Dermeval Saviani. Para as discussões sobre as relações étnico-raciais, nos balizamos em Lilia Schwarcz, Nilma Gomes, Raquel Amorim Santos, Maria Malcher, entre outros. Metodologicamente, o estudo é de abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica e de campo. Para a geração dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada com 06 (seis) mulheres negras e quilombolas sobre seus processos de escolarização na Educação Básica visando os desafios e as perspectivas para os seus projetos de vida. A análise baseou-se na análise do discurso em Bakhtin e seu Círculo, a partir do conceito de dialogismo. Os resultados do estudo revelam que as mulheres negras e quilombolas enfrentam diversos e diferentes desafios que contribuíram para a sua desistência escolar, seja pela gravidez precoce, obrigações com o trabalho doméstico, com os cuidados e a educação dos seus filhos, sustento da família e também pelo impedimento dos seus cônjuges. Além disso, a distância das escolas, a situação financeira, os currículos escolares desconexos de seu pertencimento étnico-racial e a necessidade de subsistência foram barreiras preponderantes para a desistência da escolarização. As mulheres negras e quilombolas enfrentam o racismo estrutural e a discriminação. Enquanto perspectiva de vida, essas mulheres enunciam que a formação escolar é um campo onde se adquire conhecimento, melhora suas condições econômicas por meio do trabalho formal e ainda contribui para a educação de seus filhos. Concluímos que a perspectiva das mulheres negras e quilombolas ocorre por meio da crença de que a educação transforma a vida social e econômica, assim como possibilita criticidade e resistência para os enfrentamentos dos desafios cotidianos demarcados pelo patriarcado historicamente estabelecido na sociedade brasileira, assim como pelo racismo estrutural e pelas discriminações raciais que continuam presentes em suas vidas e que leva à sua invisibilidade na sociedade brasileira. Contudo, seus projetos de vida continuam vivos por meio de suas lutas incessantes por mudanças, igualdade, respeito, garantia de direitos e a ocupação dos mais diversos espaços sociais, inclusive a escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Língua Brasileira de Sinais como elemento constitutivo da inclusão de alunos surdos(2018) ALMEIDA, Lucineide Leal Silveira de; SILVA, Jorge Adriano Pires; http://lattes.cnpq.br/8927648509207007A presente pesquisa objetiva abordar a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais-Libras como elemento peculiar na escolarização das crianças surdas, amparada pela Lei Nº 10.436/02, tendo como foco principal a sua inclusão no contexto escolar, com o intuito de compreender como acontece o processo de inclusão da criança com deficiência no espaço educacional público e de alguma forma contribuir para tal. Inicialmente abordou-se o histórico educacional do povo surdo para obter uma ampla visão dos desafios e lutas por quais passaram, constando que, sem conhecimento prévio, não há aprendizado significativo. Verificou-se que, os surdos ao ingressar na escola regular inclusiva, não é assistido de acordo com as suas particularidades linguísticas, inibindo-os de conceberem experiência formativa que as instituições escolares deveriam ofertar a todos. Nesse sentido, a educação inclusiva e a escola bilíngue são abordadas, uma vez que, há a importância de complementar o currículo de formação dos profissionais que atuam na educação a fim de subsidiar ao aluno surdo aprendizagem de qualidade. O uso da Língua Portuguesa assume uma posição de L2, para os educandos surdos, na execução do currículo escolar. Conclui- se a Língua Brasileira de Sinais precisa ser adquirida pelos surdos, de forma natural (no caso das crianças surdas filhas de pais surdos) ou ensinada a eles com abordagem e metodologia adequadas (especialmente para aqueles filhos de pais ouvintes que não dominam a língua de sinais). A Libras, enquanto língua oficial do Brasil, deve também ser difundida, não somente nas escolas, mas em todas as instâncias da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA(2023-12-12) NERIS, Ana Cristina da Conceição; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizou-se uma pesquisa bibliográfica com base em Gil (2002). No referencial teórico recorreu-se aos estudos de Cunha (2013), Kanner (1943), Camargo e Bosa (2009), Belisário(2010), dentre outros. Os resultados apontam que a falta de formação específica por parte dos docentes, além das necessidades estruturais é uma das grandes barreiras enfrentadas no processo de escolarização dos estudantes com TEA. Mediante a parceria entre a família e a escola, contribui no desenvolvimento significativo da criança com TEA. Por meio dessa parceria o professor pode fundamentar a sua prática considerando as necessidades do estudante, a partir das informações coletadas com os seus responsáveis, logo isso contribuem para a adaptação de recursos pedagogicos que venham somar no processo de aprendizado. Concluímos que para se obter bons resultados na escolarização dos estudantes com TEA, é necessário que as escolas estejam adaptadas as necessidades dos alunos e sobretudo a formação continuada dos educadores para possibilitar a construção de práticas pedagógicas eficazes para alunos com autismo, para auxiliar de maneira efetiva, procurando entender melhor o seu aluno e assim promover a aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Processo de escolarização: estudo de caso de um aluno com microcefalia(2018) CARDOSO, Raquel dos Santos; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XO estudo tem como objetivo analisar a percepção da mãe e da professora sobre o processo de escolarização da criança com microcefalia na cidade de Altamira na região da Transamazônica-Xingu, Pará. Como método de pesquisa adotou-se um estudo de caso descritivo com a abordagem qualitativa realizado com a mãe da criança com microcefalia e com a professora, utilizando-se um questionário semiestruturado cujos dados foram gravados e transcritos. Neste estudo, os resultados evidenciaram tanto a mãe quanto a professora apresentaram percepções positiva diante do processo de escolarização da criança com microcefalia. Conclui-se que a luta pelos direitos de igualdade no processo de escolarização e permanência da criança com deficiência na escola é garantido por lei, e a escola, espaço de conhecimento e aprendizagem deve garantir a inclusão desta criança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação entre estresse parental e o processo de escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down(2018) ROCHA, Danielle Souza da Paixão; SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de; http://lattes.cnpq.br/3540064634501382; https://orcid.org/0000-0003-2148-510XEste Trabalho de Curso (TCC) objetiva entender a relação entre o estresse parental e a escolarização em famílias de crianças com Síndrome de Down (SD), sendo composto por dois estudos em formato de artigo científico. O primeiro estudo trata de questões relacionadas ao estresse parental e foi desenvolvido a partir de uma revisão de literatura, com objetivo de compreender os principais focos de estresse parental em cuidadores de crianças com SD e identificar os cuidadores principais dessas crianças. Realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, que utilizou como referencial teórico cinco artigos empíricos publicados a partir de 2006. O resultado evidenciou que o estresse parental está relacionado a três fatores importantes - a deficiência, o desenvolvimento da criança e o papel do cuidador. Dentre os principais focos estão o impacto do diagnóstico, medo da discriminação e preconceito, falta de autonomia da criança, sobrecarga emocional do cuidador, preocupação com a sexualidade, pais com baixos índices de escolaridade, mães que não podem trabalhar e crianças mais velhas. Os artigos utilizados para o levantamento identificaram as mães como cuidadora principal. A segunda pesquisa objetivou compreender como a percepção materna pode interferir no processo de escolarização de uma criança com Síndrome de Down levando em consideração a ocorrência de estresse parental. Tratou-se de um estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa realizado com uma mãe de uma menina com SD em idade escolar, na cidade de Altamira-Pará-Brasil. No caso estudado, os resultados evidenciaram que a mãe apresentou percepção positiva diante do contexto do nascimento de uma filha com SD, assim como diante do processo de iniciação escolar da mesma, fundamentalmente por demonstrar baixas características pertinentes ao estresse parental, típico na maioria das famílias de crianças com deficiência. Conclui-se que o nível de estresse parental pode ter relação positiva ou negativa no processo de escolarização das crianças com SD. Assim, permite-se afirmar que níveis mais baixos de estresse vivenciado pelas famílias facilitam o processo de escolarização de crianças com SD,principalmente pelo fato de pais menos estressados terem maior crença no potencial de desenvolvimento dessas crianças e estimularem sua frequência à escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As Representações sociais dos jovens sobre as implicações educacionais e sociais do Projeto Mundiar em seu projeto de vida(2019-09-22) SANTANA, Magda Sousa; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649Atualmente as constantes avaliações sobre a baixa escolaridade da população brasileira, realizadas por diversas instituições nacionais e internacionais, apontam que é necessário repensar as políticas voltadas à garantia da educação básica. Inúmeros projetos são implantados visando minimizar as distorções idade/ano da população acima de 15 anos. No Estado do Pará, o Projeto Mundiar é implantado a partir de 2014 com o discurso de acelerar o tempo de estudos desses jovens, a partir de financiamentos de Organismos Internacionais. Tal cenário, nos leva a pensar, quais são as representações sociais dos jovens sobre o Projeto Mundiar e quais as implicações educacionais e sociais em seu projeto de vida? No sentido de responder esse questionamento, o objetivo dessa pesquisa é compreender as representações sociais dos jovens sobre as implicações educacionais e sociais do Projeto Mundiar em seu projeto de vida. Para isso situamos esse estudo ao campo teórico e metodológico das representações sociais, mais especificamente na abordagem processual de Jodellet (2001) a partir da tridimensionalidade que envolve: a) sujeitos; b) contextos e c) efeitos. Para mostrar quem são os sujeitos iniciamos com a abordagem sobre a juventude com os autores Dayrell (2003), Serra Freire (2007), Ramos; Araújo (2013), Neves (2014) e Farias (2018). O contexto em que os jovens que colaboraram com esse estudo, são de uma turma do ensino fundamental anos finais do Projeto Mundiar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Mâncio Ribeiro do município de Bragança-PA. Utilizamos Mesquita (2018) e Pará (2013; 2016) para dialogar a respeito desse contexto. Os efeitos/implicações educacionais e sociais são discutidos com Leão; Dyraell; Reis (2011) e Klein; Arantes (2016). Os dados foram coletados por meio de questionário com questões fechadas (Gil, 2008) e entrevista semiestruturada (Minayo, 2009). Os resultados demonstram que esses jovens vivem em condições sociais e econômicas que fragilizam suas existências e colocam em risco seu futuro; sua trajetória escolar de exclusão, pouco sofre alterações com a sua participação no Projeto Mundiar, embora este se apresente como a oportunidade diante do estigma de incapazes - de sujeitos de que não aprendem e/ou tem dificuldades de aprender – reforça a desigualdade social a partir de um modelo escolar que certifica, sem assegurar as possibilidades futuras desses jovens, limitando-os ao subemprego.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sífilis congênita, escolaridade materna e cuidado pré-natal no Pará entre 2010 e 2020: um estudo descritivo(2022) SILVA, Jean Marcos Souza da; NASCIMENTO, Rodrigo Lima do; MIRANDA, Esther Castello Branco Mello; http://lattes.cnpq.br/2603804265819507; https://orcid.org/0000-0002-3618-3166A sífilis é uma doença infectocontagiosa provocada por uma espiroqueta, o Treponema pallidum, cuja transmissão ocorre por contato sexual e por via transplacentária (transmissão vertical). A sífilis congênita é a consequência da disseminação do Treponema pallidum por via hematogênica, da genitora infectada não tratada ou inadequadamente tratada durante a gestação para o feto. Ao analisar o nível educacional de uma população é possível inferir indiretamente suas condições de renda, acesso à serviços de saúde, bem como hábitos alimentares, higiênicos e comportamentais. A escolaridade apresenta as condições socioeconômicas, que podem ser vistas como determinantes de saúde e bem-estar. A atenção pré-natal de qualidade e humanizada é essencial para a saúde materna e neonatal. O cuidado à gestante deve incluir atitudes de prevenção e promoção de saúde, além do diagnóstico e tratamento adequado dos eventuais problemas que surgirem neste período. O objetivo é descrever o perfil epidemiológico de sífilis congênita no período de 2010 a 2020 no estado do Pará e relacionar às condições maternas como escolaridade, realização ou não realização do acompanhamento pré-natal e a evolução dos casos confirmados. Trata-se de um estudo transversal, com delineamento descritivo e usando abordagem quantitativa. Os dados apurados foram referentes à incidência de sífilis congênita no estado do Pará, localizado na região Norte do Brasil, no período de 2010 a 2020. O número de casos confirmados e notificados de sífilis congênita no Pará, de 2010 a 2020, totalizou 7.170 casos. Ao observar os dados sobre a escolaridade da genitora, 24,4% (1.754) não haviam completado o ensino fundamental II (quinta a oitava série). O valor de ignorado/branco para a escolaridade materna correspondeu a 26,4% (1896) da amostra. O acompanhamento pré-natal foi realizado por 84,5% (6.058) das mães e não realizado por 12,8% (920), ignorado/branco 2,7% (192). A assistência pré-natal é uma ferramenta importante para a prevenção e controle da sífilis congênita, sendo o seu controle classificado como um indicador de qualidade da atenção pré-natal, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). No Pará, a maior parte dos casos teve a escolaridade materna ignorada (26,4%) e as mães que não haviam completado a quinta a oitava série corresponderam a 24,4%. Torna-se visível a deficiência no sistema de notificação, devido ao grau elevado de subnotificação em relação à escolaridade das mães.