Navegando por Assunto "School trajectory"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lembranças de minha vida: da infância à formação(2018) SOUZA, Josias Machado de; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213Este presente trabalho tem como objetivo abordar diversos aspectos de minha trajetória de vida, sendo que destaca muitos momentos de minha infância, como também, os desafios de minha trajetória escolar em que me fez resgatar de minha memória muitas lembranças principalmente aquelas que marcaram minha vida, assim como as dificuldades encontradas na minha vida enquanto profissional para trabalhar como docente nas series iniciais da educação básica. Traz também um pouco sobre a importância da ludicidade no âmbito educacional principalmente no processo ensino aprendizagem da educação básica, dando ênfase em minha trajetória acadêmica em que se fazem presentes diversos desafios os quais vivi durante esse processo de minha formação na universidade fazendo refletir minha prática docente. As histórias aqui narradas são experiências de vida que proporcionaram a minha construção no processo deste longo percurso de minha formação acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial: bastidores da formação profissional de um professor de educação básica(2023-01-24) CUNHA, João da; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861Quando falamos em ensino superior nos vem à cabeça algo impossível, pelo menos para nós que viemos de baixo; Lembro que em minha cidade quando víamos um doutor passando as pessoas comentavam: - ‘’ ele se formou em tal lugar’’, -‘’não é qualquer um que consegue estudar 05 anos para estar trabalhando hoje’’, isso não acontecia somente com os doutores, precisavam ver quando passava um delegado. Tínhamos a maior admiração aos professores, que muitas das vezes não tinham nem ensino superior, davam aula apenas com magistério concluído, as vezes nem precisava de tanto. Lá na nossa realidade, nem por um segundo me imaginava concluindo hoje minha graduação, ainda mais por uma federal por intermédio da PARFOR. Os desafios foram enormes, pelo acesso à educação precária que tive em minha infância; as autoridades faziam o que podiam para amenizar a grande evasão escolar, a falta de formação dos professores, a estrutura precária das escolas, mas de fato ainda era insuficiente. Além de mostrar a realidade da dificuldade que é essa trajetória de uma pessoa humilde aos bastidores da formação em ensino superior, mostrarei também a minha atual visão de educação, visão essa que boto em pratica no meu dia a dia como educador. Ao finalizarem a leitura espero que compreendam a importância da oferta a educação superior as pessoas carentes, em como isso transforma realidades, nos traz a luz da sociedade, nos capacita a capacitar outros como nós. O ensino aprendizagem é o único meio de garantir os direitos e deveres dos cidadãos, é o único meio de garantir uma vida digna para as pessoas, é a única forma de evoluirmos. Sem estudo, sem conhecimento estamos andando a passos largos para as injustiças sociais.