Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "School supervision"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará
    (2018-10-09) ROSÁRIO, Maria Edinalva Pereira do; BANDEIRA, Dina Carla da Costa; http://lattes.cnpq.br/0397545997189633
    Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como título “A coordenação pedagógica e a formação docente em uma escola da rede pública no município de Santa Maria do Pará”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar o papel do Coordenador Pedagógico Escolar e sua contribuição para a qualidade do trabalho de professores pela via da dimensão formação continuada em serviço. E como objetivos específicos: Identificar qual tem sido o trabalho da coordenação pedagógica pela via da dimensão formação continuada junto aos professores; Verificar o que pensam os professores sobre o trabalho do coordenador pedagógico e a importância da formação em serviço; e, analisar se a formação continuada dos professores da rede de ensino de Santa Maria do Pará foi ampliada e se isso teve relação com o trabalho do coordenador pedagógico. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou a entrevista semiestruturada, com 01 coordenador pedagógico e 02 professores. Os autores Aguiar (1991), Almeida (2006), Comenius (1976), Franco (2008), Freire (1982), Libâneo (2001/2004/2006/2010/2012), Nogueira (2018), Pimenta (2004/2008), Saviani (2012), Silva (1999), Vasconcellos (2006), Veiga (1994/2002/2013), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a construção da identidade desse profissional. Conclui-se que o coordenador precisa ter uma formação inicial e continuada para que possa desenvolver com determinação suas atribuições dentro da escola, sendo a principal delas a formação em serviço dos professores, bem como a relevância do planejamento participativo como forma a construir uma práxis reflexiva, visto que a escola só terá sucesso se houver a integração de todos, em um movimento de resgate da identidade do coordenador pedagógico para a realizar um trabalho de qualidade nas instituições escolares.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA