Navegando por Assunto "School space"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Ele falou que se eu abrisse a boca ele ia me prejudicar, pois a matéria dele era muito importante, entendeu?”: relatos de assédio e cultura sexista no espaço escolar(2025-09-23) NEGRÃO, Lara Byanca; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Este trabalho analisa as manifestações da violência de gênero no espaço escolar, com ênfase no assédio sexual sofrido por alunas e professoras em uma escola de ensino médio (DMSB) no município de Salinópolis/PA. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida a partir de entrevistas realizadas com uma ex-aluna e uma ex-professora, cujos relatos revelam experiências de assédio, silenciamento institucional e naturalização da violência no ambiente escolar. A análise fundamenta-se em aportes teóricos do feminismo, a partir de autoras como Gerda Lerner, Simone de Beauvoir, bell hooks e Anna Maria Linhares, discutindo a invisibilidade histórica das mulheres, o patriarcado e suas implicações na educação. Os resultados evidenciam a necessidade de enfrentar a cultura sexista presente nas escolas por meio da inclusão da História das Mulheres no currículo, da efetiva aplicação das legislações vigentes e da criação de políticas públicas que assegurem a proteção e o protagonismo feminino. Conclui-se que reconhecer e valorizar as experiências de mulheres no espaço escolar é fundamental para romper silenciamentos históricos e contribuir para a construção de uma educação emancipadora e de uma sociedade menos desigual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do coordenador pedagógico no espaço escolar(2023-01-23) COSTA, Marta Alves; RODRIGUES, Raimunda do Socorro; http://lattes.cnpq.br/4605510008816420O presente trabalho é um estudo bibliográfico, que tem como objetivo geral compreender qual o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar. Como objetivos específico, identificar quais as atribuições e competências de um coordenador pedagógico, analisar as consequências da ausência do coordenador pedagógico na escola. A metodologia utilizada na realização desta pesquisa inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico para compreender melhor o tema a ser discorrido, em seguida a partir das leituras e reflexões sobre o papel do coordenador pedagógico no espaço escolar para identificar as consequências da ausência do coordenador pedagógico na escola., buscou-se aporte teórico em autores como Libâneo (2004); Vasconcellos (2002); Orssolom (2006), dentre outros, para compreender a importância do coordenador pedagógico no âmbito escolar. Os resultados apontam que o trabalho do coordenador pedagógico é uma tarefa bastante árdua, precisa de muito comprometimento, responsabilidade, companheirismo, disponibilidade e parceria, para assim realizar um trabalho de qualidade e contribuir na formação do ensino e aprendizagem dos alunos, os professores, e comunidade em geral.