Navegando por Assunto "School management"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O estágio supervisionado como campo de pesquisa: discussões sobre gestão democrática e formação continuada no ambiente escolar(2023-12-14) OLIVEIRA, Luiz Felipe Carvalho; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334Este artigo foi elaborado com base nas experiências adquiridas durante o estágio supervisionado no curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará. O estágio curricular teve atividades orientadas por um projeto de intervenção e atualização de organização e gestão da escola, exigiu a redação do relatório de campo, que embasou as discussões desse estudo. Este artigo aborda como objetivo geral a discussão relacionada ao estágio como campo de promoção à pesquisa na gestão escolar e na coordenação pedagógica. Nesse sentido, o trabalho assume uma abordagem qualitativa. O artigo também aborda como objetivo específico a discussão da epistemologia como agente fundamental para o desenvolvimento das ações práticas tanto na coordenação pedagógica quanto na gestão escolar, apontando essa correlação também chamada de práxis dentro da dimensão do trabalho. Com o intuito de tornar a leitura de mais fácil compreensão o trabalho está divido em três tópicos respectivamente: O estágio como campo de pesquisa para a gestão escolar e a coordenação pedagógica; o trabalho da gestão escolar e coordenação pedagógica na escola pesquisada; o trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada: Desafios para trabalhar a valorização da cultura local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A gestão escolar expressa em documentos oficiais(2022-09-30) ALMEIDA, Jeandria Mikelly Nascimento de; SOUSA, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/1089293183580986Este trabalho busca compreender as perspectivas de gestão escolar expressas em documentos oficiais. Por meio da pesquisa qualitativa, de base bibliográfica e documental, o artigo propõe a análise da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), além da Lei Orgânica do Município de Altamira, da Lei do Sistema Municipal de Ensino de Altamira (Lei nº 3.085/2012) e da Lei de aprovação do Plano Municipal de Educação de Altamira (Lei nº 3.207/2015). Ao debater sobre a perspectiva de gestão e identificar as perspectivas da gestão contidas nos documentos analisados é possível obter um norte sobre os passos que a educação brasileira e a educação altamirense têm dado para que a participação da comunidade na gestão escolar seja uma realidade. Conclui-se que, apesar de a gestão escolar democrática estar presente em todos os documentos analisados como um princípio fundamental, ainda há muitas questões a serem superadas. Entre elas, a própria conscientização da comunidade em estar presente no processo de gestão escolar e a quebra da concentração desta gestão nas mãos dos diretores e outras figuras que acabam assumindo um papel centralizador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Representações sociais da gestão escolar sobre tecnologia assistiva na escolarização da pessoa com deficiência em comunidades tradicionais no Nordeste Paraense(2021-01-20) OLIVEIRA, Mequias Pereira de; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912Esta investigação objetiva analisar as representações sociais da Gestão Escolar sobre o uso de Tecnologia Assistiva na escolarização da PcD em Comunidades Tradicionais no Nordeste do Pará. O estudo é de abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2006) com aplicação de questionários abertos (SEVERINO, 2007). Participaram da pesquisa seis gestoras e cinco coordenadoras de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino, localizadas em Comunidades Tradicionais do entorno da Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, em Bragança-PA. A técnica utilizada no tratamento dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e a interpretação se ancorou nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2015). A discussão envolveu o diálogo entre autores do campo da Gestão Escolar, da Tecnologia Assistiva e documentos da Política Nacional de Educação Especial. Os resultados mostram que nas Comunidades Tradicionais a Gestão Escolar representa a Tecnologia Assistiva como recursos pedagógicos que promovem a acessibilidade e contribuem para o desenvolvimento socioescolar da PcD. Na concepção das participantes os recursos englobam jogos educativos, computadores, softwares, lupas, painel de Libras, materiais pedagógicos em Braille (formas geométricas, alfabetos, silabários), datashow e televisão. A PcD na ótica das coordenadoras e gestoras são sujeitos de direitos e devem acessar a educação escolar. Acreditam que inclusão escolar pode ser impulsionada por intermédio de estratégias pedagógicas e administrativas como a construção de projetos, trabalho coletivo, aquisição de Tecnologia Assistiva, formação continuada para os(as) professores(as), uso adequado dos recursos financeiros, cumprimento de normas, garantia de matrículas, encaminhamento da PcD aos centros especializados para avaliação e, dentro dos limites, com as modificações na infraestrutura e a efetivação da legislação vigente sobre a inclusão escolar da PcD. A investigação mostrou que a Tecnologia Assistiva não é sinônimo de inclusão da PcD, é apenas uma das alternativas que pode contribuir. Concluímos que a Tecnologia Assistiva não é um tema alheio ao trabalho da Gestão Escolar, contudo, a formação continuada é uma necessidade nas escolas, para maior esclarecimento dos(as) profissionais e melhor orientação da PcD, quanto à utilização. Inferimos que essas representações sociais se forjam no contexto da Educação Especial, a partir das relações estabelecidas com as PcD, mediante a participação nos espaços da escola, os procedimentos, os(as) profissionais e os recursos utilizados.