Navegando por Assunto "School lunch"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) "O cheiro dessa merenda me traz pra escola": a merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola Sílvia Karícia em Concórdia do Pará(2022-08-19) CARNEIRO, Francilene Oliveira Matos; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072A pesquisa intitulada “O cheiro dessa merenda me traz pra escola”: A merenda escolar enquanto recurso didático pedagógico na escola SILVIA KARICIA em Concórdia do Pará tem como objetivo geral analisar o papel pedagógico da merenda escolar, pois é necessário problematizarmos os modos como se constitui os princípios estruturantes dos programas que regulamentam a merenda escolar nas instituições de ensino. Importa também examinar os aspectos teóricos que ressaltam a importância da merenda escolar enquanto recurso pedagógico e por último compreender por meio de narrativas o papel pedagógico que a merenda escolar possui na escola Sílvia Karícia localizada no município de Concórdia do Pará. Desse modo, a problemática desse estudo se assenta em três aspectos: Os modos como estão estruturados os princípios que fundamentam o Programa Nacional de Alimentação Escolar? De que maneira a merenda escolar pode ser usada como recurso didático pedagógico em sala de aula? Como a merenda escolar é vista na escola Sílvia karícia, localizada em Concórdia do Pará? Os procedimentos metodológicos adotados no desenvolvimento dessa pesquisa foram à abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, utilizou-se como instrumento na coleta de dados um questionário semiestruturado com questões predefinidas. Dessa forma, constatou-se que embora prevaleça ainda uma perspectiva assistencialista e prescritiva acerca dessa temática no campo educacional, os alimentos apresentam múltiplas dimensões, tais como pedagógica, cultural, histórica, que podem ser utilizado não só como um recurso pedagógico nas relações de ensino e aprendizagem dos estudantes de forma transdisciplinar, como também na aproximação professor e aluno, escola e família e na formação de sujeitos críticos, capazes de compreender, questionar, transformar a realidade em que estão inseridos quando explorado as potencialidades que a merenda escolar apresenta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização da horta orgânica suspensa e com materiais recicláveis na escola São João Batista do rio Campompema, em Abaetetuba-PA(2019-07-11) PEREIRA, Klebson Clayton Santos; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O presente estudo versa sobre “A utilização da horta orgânica suspensa e com materiais recicláveis na escola São João Batista do Rio Campompema, em Abaetetuba-PA”, e trata-se de uma pesquisa de campo e bibliográfica que tem como base documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, além de autores como Rocha (2013) e Silveira Filho (2012), que apresentam em seus estudos a temática abordada; e pesquisa in loco (de campo), na qual utilizamos como meio de coleta de dados questionários semiestruturados, sendo feitas 10 entrevistas com professores, diretora, coordenadora e serventes da escola. Posteriormente, foram analisados os resultados e apresentadas as principais questões acerca da temática. A pesquisa foi realizada de Janeiro a Dezembro de 2018. Buscou-se evidenciar com este trabalho a influencia na alimentação, enriquecimento da merenda escolar e na educação das crianças da escola do interior de Abaetetuba-PA. No decorrer do trabalho, discutiu-se sobre a evolução histórica do desenvolvimento sustentável, hábitos alimentares saudáveis bem como da educação ambiental, além de evidenciar a importância da criação de uma horta no decorrer do processo educacional dos estudantes da comunidade estudada. Em relação aos motivos pelos quais a horta fortaleceu a merenda escolar, os 100% dos entrevistados, afirmaram que a merenda escolar agregou mais sabor, nutrição e satisfação por estar consumindo um produto de qualidade, sem a presença de agroquímicos e outros produtos potencialmente danosos à saúde. Espera-se que este trabalho seja mais uma fonte de pesquisa para outros estudos acerca desta temática.