Navegando por Assunto "School geography"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas(2022-10-06) CARVALHO, Diana Regina Carmo de; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822; PINHEIRO, Ana Valéria dos Reis; http://lattes.cnpq.br/6372441345303276; https://orcid.org/0000-0001-8244-2053Este texto teve como objetivo entender como a educação ambiental era feita pelos professores de geografia de quatro escolas da região metropolitana de Belém-PA, para posteriormente apontar metodologias capazes de facilitar o ensino sobre meio ambiente e degradação ambiental. O texto discute os efeitos positivos das aulas práticas na aprendizagem dos alunos da educação básica no que tange a Educação Ambiental, e apresenta uma trajetória feita para construção de novos saberes através da articulação entre aulas teóricas e práticas. Essa pesquisa teve a oportunidade de ser realizada a partir das observações das aulas de geografia por um período de três anos, em três escolas públicas e uma privada, nas quais se questionou junto aos alunos: qual a importância das práticas educativas na educação ambiental? A resposta dos alunos motivou a elaboração de planos de ação que culminaram em práticas educativas, que enfocaram a degradação do solo, em que os alunos puderam desenvolver sua cidadania ambiental, construir saberes, analisar o meio ambiente onde estão inseridos e avaliar os efeitos das transformações das paisagens na vida das pessoas.