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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As festividades religiosas no ambiente escolar no município de Tomé-Açu: reflexões sobre os projetos políticos pedagógicos
    (2022-08-29) BARBOSA, Deidiane dos Anjos; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399
    O presente estudo se configura como Trabalho de Curso, apresenta como temática: As festividades religiosas no ambiente escolar. O objetivo central consiste em investigar quais são as festividades religiosas presentes nessas escolas a partir da análise dos seus respectivos Projetos Políticos Pedagógicos. O problema de pesquisa esteve orientado pela seguinte questão: de que forma o projeto político pedagógico das escolas investigadas abrangem estas festividades religiosas no espaço escolar? No plano metodológico, adotamos uma abordagem qualitativa, com suporte de um estudo bibliográfico e documental. Com base em reflexões sobre os dois projetos políticos pedagógicos das escolas investigadas, tanto a que denominamos de “confessional” e “não confessional” analisadas ressaltamos que apesar de as festividades religiosas fazerem parte do calendário e da cultura escolar, os referidos documentos não visibilizam as festividades religiosas em sua estrutura, no entanto, trazem alguns direcionamentos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Por uma educação mais tolerante, democrática e cidadã: a Lei n° 13.796/ 19 e o direito à guarda religiosa do alunado
    (2024-06-21) MALCHER, Ellen Cristhine Cuimar; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    O presente trabalho propõe uma análise de como o direito à liberdade de consciência é entendido/realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Ernestina Pereira Maia, localizada no município de Moju, tendo como base a lei 13.796/19, que assevera o direito à guarda religiosa dos alunos nas instituições escolares. Para isso, foram utilizadas entrevistas e questionários com os gestores, professores e alunos dessa instituição, visando uma melhor compreensão de como tal direito é concretizado nesse espaço de ensino e aprendizagem. Deste modo, a presente pesquisa se volta para o espaço escolar e busca proporcionar um melhor entendimento sobre o cumprimento da Lei n° 13.796/19 e sua implementação nas escolas em vista de uma educação voltada para os direitos do educando enquanto escusa de consciência, ampliando assim o debate sobre o tema e suscitando reflexões oportunas sobre a tolerância e o respeito nesses espaços educativos.
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