Navegando por Assunto "School architecture"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação do design biofílico em ambientes de aprendizado infantil.(2023-07-12) MOURA, Maria Alice Campelo; BENZECRY, Rachel Sfair Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6984953129008752O presente trabalho trata-se da elaboração de um projeto arquitetônico de reforma em nível de projeto básico alinhado ao design biofílico em espaços de aprendizado, sendo o objeto de estudo uma instituição de ensino infantil existente, localizada no bairro da Pratinha em Belém/PA. Nesse sentido, a pesquisa adotou a metodologia de projeto arquitetônico de estudo de caso com o levantamento de informações a respeito do design biofílico e o impacto nos espaços de aprendizados e suas influências para estimular o desenvolvimento de algumas habilidades técnicas e competências socioemocionais. O objetivo desta é propor um projeto de reforma em nível de projeto básico, que permita aos seus usuários uma melhor qualidade de ensicoaprendizagem no ambiente de ensino utilizando as diretrizes do design biofílico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de uma escola de ensino fundamental inclusiva: neuroarquitetura aplicada ao ambiente escolar(2024-11-01) OLIVEIRA, João Victor Santana; BASSALO, Gisa Helena Melo; http://lattes.cnpq.br/9387838201005543O objetivo principal deste trabalho foi criar uma proposta de escola de ensino fundamental, aplicando os princípios da neurociência à arquitetura. A pesquisa fundamenta-se em estudos de obras referentes à neurociência na educação, que enfatizam a importância do ambiente no desenvolvimento infantil. Além disso, o trabalho busca estabelecer uma base teórica que oriente projetos de espaços escolares infantis, considerando o impacto desses ambientes no comportamento e desenvolvimento das crianças. A discussão destacada visa apresentar recursos arquitetônicos que desempenham um papel crucial na transformação de ambientes educacionais para crianças. Especificamente, o foco é demonstrar como um espaço cuidadosamente planejado para as crianças se torna fundamental no início de seu processo cognitivo, contribuindo para um desenvolvimento completo.