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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da qualidade da prestação de serviços em um posto de saúde do município de Barcarena(2019-12-04) NONATO, Rivanildo Farias; MARTINS, Harley dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3094067019584624Esta pesquisa objetiva desenvolver uma avaliação sobre a satisfação com a prestação de serviços em uma unidade de saúde do município de Barcarena, através da análise comparativa da qualidade no atendimento no ponto de vista do ambiente interno e externo. Os dados obtidos através da aplicação de formulários online, após serem tratados e analisados com auxílio do software Microsoft Excel, possibilitaram desenvolver uma planilha eletrônica que identificou os maiores índices de insatisfação de acordo com as dimensões da qualidade do atendimento, deste modo foi admissível apontar as principais particularidades que devem ser adaptadas para que o serviço prestado alcance a qualidade almejada. Nestes contextos, desenvolveram-se propostas de através da ferramenta 5W1H, almejando medidas que pudessem melhorar o desempenho na gestão sistemática dentro do posto de saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da satisfação dos cardápios e do serviço prestado aos usuários de uma UAN universitária da cidade de Belém-Pa(2019) CALANDRINI FILHO, Edson Jair Martins; SOUZA, Ranilda Gama de; http://lattes.cnpq.br/3483753417636590; https://orcid.org/0000-0003-0811-5454; MENDONÇA, Xaene Maria Fernandes Duarte; http://lattes.cnpq.br/7489452248839331; https://orcid.org/0000-0002-0958-276XIntrodução: As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) são espaços onde são fornecidas refeições saudáveis e seguras do ponto de vista higiênico-sanitário. Objetivo: Avaliar a satisfação dos cardápios e serviços prestados em uma UAN Universitária de Belém-PA. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório e quanti-qualitativo, realizado em um restaurante universitário da cidade de Belém-PA, o qual atende em média 7 mil refeições/dia. A pesquisa foi realizada no período de abril a maio de 2019. Por meio da aplicação de um formulário eletrônico, composto por 31 questões. Utilizaram-se as ferramentas online: googleforms e QRcode com o intuito de facilitar a participação de forma voluntária dos usuários na pesquisa. Os itens avaliados foram: (1) Cardápios: aparência, aroma, cor, sabor, textura/consistência, temperatura, variedade e valor das refeições. (2) Serviço: apresentação da equipe, atendimento, forma de distribuição, higiene do ambiente, da distribuição e dos utensílios, horário de distribuição das refeições, infraestrutura, organização do serviço, instalações sanitárias, tempo de espera na fila e sugestões. Para a avaliação do banco de dados foi utilizada análise descritiva. Resultados: Participaram da pesquisa 310 clientes, 54,8% do sexo feminino e 45,2% do sexo masculino, 43,5% na faixa etária de 21 a 25 anos, com predominância de 92,9% sendo estudantes de graduação. Com relação ao item "cardápios", constatou-se que 55,81%, 55,48% e 53,23% dos usuários, classificaram os cardápios como tendo boa aparência, cor e temperatura, respectivamente. Quanto à avaliação do serviço, os usuários classificaram como "bom": 54,52 e 50,97% para os itens "higiene do ambiente" e "infraestrutura do restaurante", respectivamente. Já com relação ao valor da refeição, 81,61% dos clientes classificaram como ótimo. Conclusão: A maioria das respostas dos usuários foram classificadas com índice "bom", auxiliando a equipe de gestores da UAN no diagnóstico efetivo sobre os cardápios ofertados, na prestação do serviço e também nas ações de melhoria contínua do atendimento, já que a maioria das respostas dos usuários foram classificadas com índice "bom".Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação entre funcionalidade e satisfação em pacientes acometidos por acidente vascular encefálico: o uso da reabilitação cognitiva por meio das atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária(2016) FAZZI, Graziela Cabral; SILVA, Sally Carol Viana da; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; SEABRA, Adriene Damasceno; http://lattes.cnpq.br/7929581113781277; https://orcid.org/0000-0002-4367-9098Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) compromete as funções das áreas cerebrais acometidas, podendo afetar funções sensório-motoras, cognitivas e comportamentais, ocasionando em déficits que comprometem a funcionalidade, interferindo nas ocupações, podendo influenciar negativamente na satisfação do indivíduo e na participação na realização das AVD’s e AIVD’s. Objetivo: Entender a relação entre funcionalidade e a satisfação na realização das AVD’s e AIVD’s em pacientes acometidos por AVE, por meio da abordagem da reabilitação cognitiva. Metodologia: O estudo se caracteriza como pesquisa longitudinal de pré e pós intervenção, de cunho qualitativo por meio de estudo de caso único, de paciente acometida por AVE, os atendimentos foram realizados em ambulatório e em domicílio, pelo período de Maio a Agosto de 2016, configurando-se em 17 atendimentos, a coleta de dados foi realizada no inicio e ao final da pesquisa, por meio dos protocolos KATZ, MIF, COPM e por meio de registro das evoluções, a fim de mensurar a funcionalidade, e avaliar a satisfação dos indivíduos na realização das AVD’s e AIVD’s. Resultados: O índice de KATZ na avaliação inicial apresentou dependência necessitando de ajuda humana nas AVD’s de vestir, alimentação, e transferir-se, e na reavaliação constatou independência em todas as AVD’s. A MIF apresentou na avaliação inicial dependência modificada e na reavaliação pontuou como independência total ou modificada. A COPM apresentou na escore de mudança no desempenho 25 pontos e na satisfação 29 pontos. Os registros das evoluções corroboram com os resultados dos protocolos. Discussão: Os resultados apresentaram melhora significativa na funcionalidade e na satisfação das AVD’s e AIVD’s, havendo relação entre ambos, sendo constatado por meio dos resultados dos protocolos e por meio da analise das evoluções das sessões. Conclusão: Desta forma a Funcionalidade e a Satisfação possuem uma intrínseca relação no processo de Reabilitação cognitiva com enfoque nas AVD’s e AIVD’s, em pacientes acometidos por AVE, assim contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos pacientes.