Navegando por Assunto "Salas de leitura"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A mediação da leitura literária nas escolas quilombolas para o protagonismo social: análise das salas de leitura em Guajará-Miri, Acará/ Pará(2025-09-15) ROSÁRIO, Jozellyne Paixão do; CARDOSO, Francilene Do Carmo; http://lattes.cnpq.br/4709223830726243; https://orcid.org/0009-0001-0103-5518Esta pesquisa teve como objetivo analisar a mediação da leitura literária para o protagonismo social em duas salas de leituras localizadas na Comunidade Quilombola de Guajará-Miri, no município de Acará, Pará, com ênfase em identificar e descrever a história de criação das salas, objetivos e atividades desenvolvidas para disseminar e ampliar a formação leitora e de que modo colabora com a construção da identidade quilombola e o protagonismo social. Trata-se de pesquisa descritiva e qualitativa com método de estudo de caso, sendo o campo de pesquisa as salas de leitura das escolas Municipais Santa Marta e Cruzeirinho I. Os resultados assinalam os principais desafios encontrados nos dois espaços, semelhantes em ambas as escolas: a precariedade das instalações das salas, acervo reduzido e a ausência de bibliotecário. Conclui que a ausência de bibliotecas e sala de leitura nas escolas quilombolas impactam negativamente na formação de leitores. Além disso, a ausência de acervos que engrandecem a cultura quilombola também podem impactar na autodefinição, na valorização da cultura, na efetiva democratização da leitura e da informação, a mediação da leitura se dá a partir de aspectos culturais dos sujeitos, há evidências de que pode contribuir positivamente para o aumento dos índices de leitura e o protagonismo dos sujeitos do território.