Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Sala de recurso multifuncional"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O trabalho pedagógico na sala de recurso multifuncional da escola Vilhena Alves
    (2019-01-11) COSTA, Waléria Augusta Araújo; MESQUITA, Amélia Maria Araújo; http://lattes.cnpq.br/9074927290515299
    O presente resumo se configura como um estudo de caso, realizado durante um estágio não obrigatório como bolsista PIBID entre os anos de 2017 a 2018 na SRM da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vilhena Alves acompanhando o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência durante o Atendimento Educacional Especializado – AEE na Sala de Recurso Multifuncional – SRM. Para melhor estruturar as reflexões consideram-se também algumas questões norteadoras, a saber: Como se constitui a organização do trabalho pedagógico para o atendimento de alunos com deficiência matriculados no ensino médio da Escola Vilhena Alves? Que objetivos são definidos para o trabalho pedagógico da sala de recurso multifuncional junto a esses alunos? Que atividades são desenvolvidas junto aos alunos com deficiência na SRM da Escola Vilhena Alves? O objetivo desta pesquisa é Compreender como se constitui a organização do trabalho pedagógico desenvolvido no atendimento de alunos com deficiência. Assim sendo‚ a análise e reflexão sobre a prática esteve baseada e refletida em registros documentais, para a metodologia foi escolhida a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso‚ tendo como instrumentos para coleta de dados a observação, os cadernos de campo, fotografias e documentos como: O plano de desenvolvimento individual (PDI) e a documentação pedagógica da SRM. Após a análise dos dados, identificamos que o Trabalho Pedagógico desenvolvido na SRM segue a um cronograma de atendimento elaborado pelo professor do AEE a partir do planejamento das ações registradas no PDI, sempre respeitando as necessidades de cada aluno, as atividades desenvolvidas com os alunos com deficiência tem por objetivo o desenvolvimento psicomotor, o domínio das funções motoras, o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, escrita e leitura. Verificou-se que estas atividades são executadas em seções individuais e em grupos. Outro aspecto observado é a avaliação bimestral realizada sobre os recursos pedagógicos e as metodologias utilizadas com os alunos, esta avaliação tem como finalidade acompanhar se tais recursos e metodologias estão condizentes com o nível de aprendizagem dos alunos atendidos pelo AEE na SRM da escola. Ao analisar o trabalho pedagógico da SRM observa-se que este é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com deficiência.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA