Navegando por Assunto "SOME"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino médio no desenho do sistema de organização modular de ensino, na comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças – rio Ajuaí/Abaetetuba/PA(2022-02-23) GOMES, Yzandra Pinheiro; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175A pesquisa tem como lócus a Escola Padre Anchieta, pertencente a Comunidade Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuaí, que se localiza no Município de Abaetetuba/PA, a qual acolhe o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Utilizando como base a indagação: de que maneira se efetiva a relação da escola com a comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuai? Dessa forma, objetivou analisar a relação da escola com a comunidade acima citada. E, assim, apresentar a dinâmica pedagógica e técnica do Sistema de Organização Modular de Ensino na comunidade; E ainda, analisar sobre a representatividade do Ensino médio no contexto territorial e dos sujeitos da comunidade Nossa Senhora das Graças, que recebe, na escola Padre Anchieta, estudantes provenientes do campo (ilhas), cursando o Ensino Médio. A metodologia utilizada envolve entrevistas e análises de dados. Os resultados revelaram que estudantes e professores enfrentam desafios e dificuldades de caráter pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial EJA e SOME: os impactos na minha vida acadêmica(2023-01-23) PINTO, Aldemy Silva; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O presente trabalho sob o tema EJA E SOME: Os impactos na minha vida acadêmica traz uma abordagem sobre a minha história de vida como discente, docente e acadêmico o qual através de minhas lembranças proponho possíveis reflexões sobre as dificuldades que acompanham o aluno desta modalidade de ensino em pauta e que dificultam também o seu prosseguimento nos estudos devido a falta de domínio dos conhecimentos matemáticos, entre outros. Falo também das dificuldades que tive como aluno da EJA e do some no que diz respeito aos conhecimentos de alguns disciplinas, dentre elas a de Matemática. Essa discussão nos ajudará a perceber como estas modalidades de ensino muitas das vezes deixa muito a desejar, pois os alunos, tanto numa modalidade quanto na outra, ficam sem estudar determinados assuntos de suma importância devidos à falta de tempo. Isso nos leva a indagarmos, se nestas modalidades os alunos finalizam o cursos com muitas dificuldades, agora imagina só o que acontece com aqueles alunos que estudam uma vez por semana e conclui o ensino médio em um ano. Questões como essas nos fará refletir sobre a qualidade de ensino que alguns institutos particulares oferecerem por aí afora e repensar qual tipo de profissionais está se formando. Como professor da EJA destaco alguns aspectos positivos e negativos desta modalidade de ensino e a forma como era tratado pela escola. Para construção deste trabalho, utilizarei uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica reflexiva e bibliográfica, buscando estabelecer uma possível relação entre minha história e o tema proposto, através de uma abordagem qualitativa, levando em consideração uma relação dinâmica entre o sujeito e o contexto no qual está inserido. Utilizando como gênero textual o memorial que tem sido muito usado em trabalhos acadêmicos, o qual fundamentarei teoricamente através de Freire (1987) e (1996), Tardiff (2012) pois o mesmos discutem a respeito das reflexões deste memorial. Está estruturado em três capítulos, no primeiro falarei sobre o princípio de minha história de vida, no segundo sobre minha preparação profissional e no terceiro falarei sobre minha relação com a universidade. Por fim farei as considerações finais, em que mostrarei os resultados obtidos por essa pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os processos de integração de saberes e educação ribeirinha: o papel do SOME na formação de jovens trabalhadores(2025-02-21) CRUZ, Raisa Chaves da; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484O presente artigo analisa os processos de integração de saberes sociais e conhecimentos escolares, a partir do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), no contexto vivido por jovens ribeirinhos, na escola EMEIF Professora Maria Regina Aquime, localizada na comunidade de Mapiraí de Baixo, no município de Cametá, Pará. O estudo investiga como ocorre a integração entre os saberes locais e as práticas pedagógicas no Ensino Médio, levando em conta os desafios enfrentados por estudantes e professores nessa modalidade de ensino. A pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observação participante, mostra como os(as) jovens trabalhadores e trabalhadoras vivenciam o Ensino Médio a partir de práticas pedagógicas e educativas, destacando a relevância do SOME para democratizar o acesso à educação em áreas rurais; revela também problemas estruturais que dificultam sua plena eficácia, como evasão escolar e infraestrutura inadequada nas escolas onde o SOME funciona.