Navegando por Assunto "Roteiros cinematográficos - processo criativo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Memorial do Roteiro Para Sempre Irei Te Amar(2024-11-04) LOPES , Denilson Lopes e; DAMASCENO, Alex Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8620263171962896Esse trabalho de conclusão do curso aborda o processo de escrita do roteiro do longa-metragem Para Sempre Irei Te Amar. O filme conta a história de Helena Medeiros, moça bonita, educada, gentil e rica, que se apaixona por Carlos Silva, rapaz humilde. Helena é filha de Robert Medeiros, homem bravo, rígido e amargurado. Robert deseja que sua filha case com um homem rico, tendo preconceito com pessoas pobres. Helena engravida de Carlos. Desobedecendo seu pai, como castigo, Robert tira o bebê de Helena, manda Helena para outro estado. Carlos acredita que foi abandonado por sua amada. Após sete anos depois, Helena volta para a cidade para cuidar de seu pai, muito doente vem a falecer. Madura e determinada; Helena busca saber onde seu pai deixou sua filha. Agora com sete anos de idade, sua filha mora no orfanato, se chama Emily. Foge do lugar com Laura e Richard, filhos de Lúcia Guimarães. Roteiro tendo como referências as novelas brasileiras e mexicanas, filmes de época. Ambientado no início do século XX.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas de Medo e Crescimento: Explorando o horror e o terror no cinema infantil por meio da obra “Luiz Miguel contra o monstro do pântano: em busca do banheiro no fim do corredor”: Memorial de Direção(2025-04-02) SOARES, Thiago Henrique Alves Ferreira; CASTRO, Jorane Ramos de; http://lattes.cnpq.br/8525800217977153O presente trabalho investiga a elaboração e produção de um filme de fantasia, horror e terror voltado para o público infantil a partir da reflexão sobre meu processo de direção no curta metragem Luiz Miguel contra o Monstro do Pântano: Em busca do banheiro no fim do corredor. A obra é pautada na dicotomia entre o lúdico e o medo, acompanhando a jornada de um menino que precisa enfrentar um monstro que o atormenta para conseguir ir ao banheiro sozinho de madrugada. A pesquisa expõe as escolhas estéticas e narrativas que moldam a atmosfera do filme, explorando a minha condução do projeto e as decisões tomadas para transmitir o medo pela ótica sensível de uma criança. Fundamentado em referências teóricas sobre o horror e sua função psicológica, o trabalho também examina a maneira como o gênero pode transformar a experiência do medo em um elemento de aprendizado, servindo como porta de entrada para os gêneros e trazendo camadas de discussão relativas a inseguranças e ansiedades na infância.