Navegando por Assunto "Riverside Community"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Cultura alimentar “Rio Abaixo”: o impacto da poluição das águas nos hábitos alimentares tradicionais de soberania alimentar da comunidade São Pedro, Abaetetuba-PA(2020-01-22) SILVA, Luiz Renan Ramos da; BITTENCOURT, Paulo Celso Santiago; http://lattes.cnpq.br/6476470414630604A pesquisa tem como recorte espacial a comunidade ribeirinha “São Pedro”, em Abaetetuba-PA, que vem sofrendo impactos ambientais de empresas e acidentes de cargas marítimas pelo seu entorno, atingindo assim a soberania alimentar da comunidade, uma vez que estes necessitam da água para seus cultivares, atendimento de suas necessidades vitais e fisiológicas, e alimentares, porém enfrentam uma restrição com relação ao uso deste recurso natural cada vez mais com influencias de poluição. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos da poluição da água do “baixo rio” em Abaetetuba – PA que atingem a comunidade São Pedro, em função de grandes influências de impactos ambientais e que afetam a soberania alimentar. Para coleta de dados foi feito observação participativa, com entrevistas semiestruturadas na forma de questionários, registros fotográficos e uso do geoprocessamento para produção de mapas, utilizando o QGIS 3.10. A comunidade tem como principal cultivar a mandioca, porém consorciadas de forma de quintal agroflorestal com café, milho e couve, além da pesca e captura de camarão, porém são recursos explorados de subsistência que vem sofrendo alterações de rendimento devido aos impactos causados no rio. A água possui um valor simbólico e certamente sem ela e de boa qualidade a comunidade não viverá, nesse sentido é necessário que haja intervenção de politicas públicas ativas urgente, que viabilize a vivencia da população da comunidade na utilização desse recurso natural fundamental para a vida.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Escola Açaí: uma experiência educacional no interior da Amazônia tocantina(2018-08-16) FORTES, Robson Pena; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248Este artigo é resultado da experiência docente no Sistema de Organização Modular de Ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro, zona ribeirinha do município de Igarapé-Miri/PA. A partir da percepção empírica, fruto do convívio no dia-a-dia da comunidade escolar, foi possível constatar a importância que a cultura do açaí significa na dinâmica social do povo ribeirinho miriense, incorporando hábitos, costumes, e relações como pertencimento, identificação econômicas, de trabalho e, de modo muito particular, as relações no ambiente escolar. Nesse sentido, a partir das aulas de História, tento perceber como o açaí pode ser utilizado como um elemento de compreensão do passado pelos professores de História como um objeto de ensino indispensável para entender a escola do campo, a sociedade em que vivemos, e os conflitos estabelecidos a partir da própria construção da identidade amazônica tocantina.