Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Riverside"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática e calendário agrícola da comunidade quilombola São Pedro
    (2022-02-24) OLIVEIRA, Hermes Reinaldo de; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    Este trabalho de conclusão de curso de matemática tem como tema a Etnomatemática e o Calendário Agrícola da comunidade Ribeirinha e Quilombola São Pedro. É resultado de uma interação entre uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo cujo o objetivo é obter o entendimento de como funciona o calendário agrícola na prática da agricultura familiar desta comunidade, estabelecendo um período de plantio, de colheita e da quantidade de gêneros colhidos em determinada área, ou seja, quantidade de gênero que cada agricultor pode colher por tarefa, hectare ou alqueire plantado. O trabalho justifica-se pela pouca quantidade de pesquisa nessa área em que se junta a ciência e os saberes matemáticos de um povo. O foco centra-se em como os povos antigos mediam as coisas, em uma época rudimentar, como a matemática está presente no dia a dia das pessoas e como a etnomatemática pode ajudar a compreender os conhecimentos gerados nas comunidades ao longo dos séculos. A metodologia utilizada será a bibliográfica, quantitativa e documental; o levantamento de informações sobre o tema, validados por meio de análise dos resultados e as discussões. A contribuição fundamental desde estudo é mostrar que a produção de conhecimentos ocorre em todas as culturas humanas. A intenção é valorizar os conhecimentos produzidos pelas comunidades Ribeirinhas e Quilombolas, os quais vão contribuir para o enriquecimento do patrimônio matemático universal.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A trajetória de formação de um educador: reflexões da infancia ao ensino superior
    (2023-01-24) GONÇALVES, Eliezer Pantoja; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660
    Esta pesquisa construída em forma de memorial acadêmico, aborda sobre a educação do campo O questionamento que moveu esta pesquisa foi: quais os fatores relacionados a educação no campo afastam o sujeito campesino ribeirinho da sala de aula? Como acontece a formação dos professores que atuam nas escolas ribeirinhas? Traçando os seguintes objetivos :refletir sobre a educação ofertada ao povo ribeirinho e os fatores que os afastam da sala de aula, fazendo com que muitos não concluam nem mesmo o Ensino Fundamental. E, como objetivos específicos: Identificar as razões pelas quais muitos alunos ribeirinhos não conseguem concluir as etapas da Educação Básica; Descrever as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nas escolas ribeirinhas; refletir sobre a formação inicial de professores que atuam na educação ribeirinha do Município de Gurupá - Pará. A metodologia escolhida foi uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica e a bibliográfica, pois nos possibilita realizar analises reflexivas entre as abordagens teóricas e as experiências vividas, com abordagem qualitativa, para referendar teoricamente este trabalho, estarei utilizando as abordagens de alguns autores como: Freire (1987, 1996) e Hage (2010). Estando estruturado em cinco capítulos, finalizando com as considerações a respeito dos achados da pesquisa em que pude concluir que, apesar da educação ser um direito de todos, validado pelos documentos oficiais, que trazem como obrigação do estado o acesso e a permanência do aluno na escola, que não podemos atribuir somente ao professor os problemas da educação do campo. Porém, sua formação e consequentemente sua atuação de forma direcionada aos sujeitos campesinos poderia amenizar as dificuldades na construção da aprendizagem desse alunado. Sendo assim, que esta prática deve estar centrada em fazer vigorar a construção do saber.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA