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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e calendário agrícola da comunidade quilombola São Pedro(2022-02-24) OLIVEIRA, Hermes Reinaldo de; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Este trabalho de conclusão de curso de matemática tem como tema a Etnomatemática e o Calendário Agrícola da comunidade Ribeirinha e Quilombola São Pedro. É resultado de uma interação entre uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo cujo o objetivo é obter o entendimento de como funciona o calendário agrícola na prática da agricultura familiar desta comunidade, estabelecendo um período de plantio, de colheita e da quantidade de gêneros colhidos em determinada área, ou seja, quantidade de gênero que cada agricultor pode colher por tarefa, hectare ou alqueire plantado. O trabalho justifica-se pela pouca quantidade de pesquisa nessa área em que se junta a ciência e os saberes matemáticos de um povo. O foco centra-se em como os povos antigos mediam as coisas, em uma época rudimentar, como a matemática está presente no dia a dia das pessoas e como a etnomatemática pode ajudar a compreender os conhecimentos gerados nas comunidades ao longo dos séculos. A metodologia utilizada será a bibliográfica, quantitativa e documental; o levantamento de informações sobre o tema, validados por meio de análise dos resultados e as discussões. A contribuição fundamental desde estudo é mostrar que a produção de conhecimentos ocorre em todas as culturas humanas. A intenção é valorizar os conhecimentos produzidos pelas comunidades Ribeirinhas e Quilombolas, os quais vão contribuir para o enriquecimento do patrimônio matemático universal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A trajetória de formação de um educador: reflexões da infancia ao ensino superior(2023-01-24) GONÇALVES, Eliezer Pantoja; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660Esta pesquisa construída em forma de memorial acadêmico, aborda sobre a educação do campo O questionamento que moveu esta pesquisa foi: quais os fatores relacionados a educação no campo afastam o sujeito campesino ribeirinho da sala de aula? Como acontece a formação dos professores que atuam nas escolas ribeirinhas? Traçando os seguintes objetivos :refletir sobre a educação ofertada ao povo ribeirinho e os fatores que os afastam da sala de aula, fazendo com que muitos não concluam nem mesmo o Ensino Fundamental. E, como objetivos específicos: Identificar as razões pelas quais muitos alunos ribeirinhos não conseguem concluir as etapas da Educação Básica; Descrever as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nas escolas ribeirinhas; refletir sobre a formação inicial de professores que atuam na educação ribeirinha do Município de Gurupá - Pará. A metodologia escolhida foi uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica e a bibliográfica, pois nos possibilita realizar analises reflexivas entre as abordagens teóricas e as experiências vividas, com abordagem qualitativa, para referendar teoricamente este trabalho, estarei utilizando as abordagens de alguns autores como: Freire (1987, 1996) e Hage (2010). Estando estruturado em cinco capítulos, finalizando com as considerações a respeito dos achados da pesquisa em que pude concluir que, apesar da educação ser um direito de todos, validado pelos documentos oficiais, que trazem como obrigação do estado o acesso e a permanência do aluno na escola, que não podemos atribuir somente ao professor os problemas da educação do campo. Porém, sua formação e consequentemente sua atuação de forma direcionada aos sujeitos campesinos poderia amenizar as dificuldades na construção da aprendizagem desse alunado. Sendo assim, que esta prática deve estar centrada em fazer vigorar a construção do saber.