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Navegando por Assunto "Riverine education"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os processos de integração de saberes e educação ribeirinha: o papel do SOME na formação de jovens trabalhadores
    (2025-02-21) CRUZ, Raisa Chaves da; RODRIGUES, Doriedson do Socorro; http://lattes.cnpq.br/1127076028303549; https://orcid.org/0000-0002-5120-2484
    O presente artigo analisa os processos de integração de saberes sociais e conhecimentos escolares, a partir do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), no contexto vivido por jovens ribeirinhos, na escola EMEIF Professora Maria Regina Aquime, localizada na comunidade de Mapiraí de Baixo, no município de Cametá, Pará. O estudo investiga como ocorre a integração entre os saberes locais e as práticas pedagógicas no Ensino Médio, levando em conta os desafios enfrentados por estudantes e professores nessa modalidade de ensino. A pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e observação participante, mostra como os(as) jovens trabalhadores e trabalhadoras vivenciam o Ensino Médio a partir de práticas pedagógicas e educativas, destacando a relevância do SOME para democratizar o acesso à educação em áreas rurais; revela também problemas estruturais que dificultam sua plena eficácia, como evasão escolar e infraestrutura inadequada nas escolas onde o SOME funciona.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os sentidos da escola para a juventude ribeirinha do rio Quianduba
    (2025-06-30) LOBATO, Sabrina Vitória Corrêa; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Este estudo investiga os sentidos da escolarização para a juventude ribeirinha, analisando como a educação escolar impacta suas vidas e comunidades. Com abordagem qualitativa, a pesquisa buscou compreender aspectos subjetivos da educação em Quianduba, adotando o tipo pesquisa de campo e utilizando grupos focais como principal instrumento de coleta de dados, ademais foi conduzida uma análise narrativa que permitiu interpretar as experiências vivenciadas pelos jovens em relação à escola. O referencial teórico inclui Abramo (1997) e Groppo (2010) para definição de juventude; Costa (2017) discute juventude e ensino médio, enquanto Santos (2011) e Weisheimer (2024) abordam políticas públicas. Ademais Freire (1996) destaca o papel da educação na transformação social e Rodrigues (2016) possibilita a discussão com os dados pesquisados na referida comunidade. A pesquisa busca ampliar a compreensão sobre os desafios do sistema educacional ribeirinho, um tema relevante para debates e reflexões sobre juventude e educação na região. Os resultados apontam que a escolarização não se limita à aquisição do conhecimento acadêmico, mas fortalece o senso de pertencimento, a participação comunitária e a transformação social. Como conclusão, observa-se que a trajetória educacional dos jovens do Rio Quianduba é marcada por lutas e resistências, tanto coletivas quanto individuais. A entrevista com a professora Marineide, ex-diretora da rede municipal, destaca a construção da educação local baseada na mobilização comunitária e na valorização da escola como espaço de transformação.
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