Navegando por Assunto "Riparian"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A voz universitária – uma estratégia de promoção à saúde para os moradores da Região Transamazônica e Xingu(2023-12-01) DANTAS, Ana Karla da Silva; SANTOS, Mirian Lourenço; SANTOS, Ozélia Sousa; http://lattes.cnpq.br/0732396645940620Introdução: Segundo a Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, no Canadá, em 1986, Promoção da Saúde consiste no processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle desse processo. Assim, as ações voltadas para a Promoção de Saúde têm seus pilares nos aspectos que perpassam a qualidade de vida. Atualmente, a rádio configura-se como um meio popular que compõem a rotina diária dos brasileiros, com a linguagem diversificada e lúdica tem aumentado sua popularidade ao longo das últimas décadas. Desse modo, a divulgação de educação em saúde através do programa na rádio local contribuirá para a formação e desenvolvimento da consciência crítica das pessoas em relação a problemas de saúde bem como estimulará a busca por solução e a organização para a ação coletiva, de modo que todos passam a ser agentes de transformação na comunidade. Objetivo: Divulgar informações em saúde, meio ambiente, bem-estar e lazer aos moradores da região da Transamazônica e Xingu. Metodologia: Trata-se de um projeto extensionista, o qual foi realizado por meio da parceria com a Rádio Vale do Xingu FM 93.1 MHz que se localiza no município de Altamira-Pará, e abordou atividades de educação em saúde com o objetivo de levar à comunidade ribeirinha, comunidade da zona rural e urbana informações voltadas à saúde, bem-estar e lazer. Além da divulgação na rádio local, fez parte das plataformas de divulgação do projeto as redes socias mais utilizadas no atual momento, tais como: página no Facebook, Instagram e Telegram. Nelas foram divulgadas as programações feitas na rádio, campanhas educacionais e demais atividades desenvolvidas pelos integrantes do projeto.