Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Resumo"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoDesconhecido
    Letramento acadêmico e escrita colaborativa: potencialidades e desafios do uso de Word e Google Docs no Ensino Superior
    (2025-10-28) SILVA , Anna Carolina Picanço da; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    Esta pesquisa investigou as potencialidades e os desafios enfrentados por estudantes ingressantes do curso de Letras Português da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança, na produção do gênero resumo em contexto de escrita colaborativa, utilizando as ferramentas Microsoft Word e Google Docs. Fundamenta-se em contribuições de estudiosos que abordam letramento acadêmico, gêneros textuais e escrita colaborativa, como Ferreira e Lousada (2016), Kleiman (1995), Bezerra (2012), Laranjeira, Miranda e Paris (2022), Agustini e Bertoldo (2017). A metodologia adotou abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo observações presenciais e virtuais ocorridas durante a disciplina “Oficina de Produção de Textos Acadêmicos II”. Os resultados evidenciaram que a maioria dos(as) alunos(as)apresenta dificuldades no domínio das normas da ABNT, na seleção de informações essenciais e na coesão textual, associadas à ausência de experiência prévia com o gênero e ao uso restrito de recursos digitais. O Google Docs foi reconhecido como facilitador da escrita colaborativa, embora limitações na formatação levassem alguns grupos de discentes a migrarem o texto para o Word na etapa final. Constatou-se ainda que o acesso predominante por meio do celular restringe o aproveitamento de funcionalidades avançadas. Conclui-se que o nivelamento acadêmico, aliado ao letramento digital, é fundamental para a superação de barreiras técnicas e cognitivas, sendo necessárias ações diversas, como ampliação do tempo de prática, uso de gêneros acadêmicos diversificados, oferta de oficinas que integrem ferramentas digitais, normas acadêmicas e escrita colaborativa, visando à ampliação do letramento acadêmico dos estudantes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA