Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Resilience"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A participação de jovens na gestão comunitária de recursos pesqueiros e resiliência da pesca artesanal na região do Médio Solimões, AM
    (2025-09-08) COSTA, Edgar Augusto de Medeiros; ALENCAR, Edna Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7555559649274791
    O artigo trata sobre a participação de jovens e crianças em projetos de gestão comunitária de recursos pesqueiros, desenvolvido moradores de comunidades situadas município de Maraã, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM) e na área de entorno da RDS Amanã, localizadas na região do Médio Rio Solimões, no estado do Amazonas. Eles participam de dois projetos de manejo de pirarucu, o Acordo de Pesca do Jutaí-Cleto e o Acordo de Pesca do Jurupari. Considerando-se que, a nível global, há um afastamento dos jovens da pesca, neste artigo procuramos demonstrar que a participação deles nesses projetos sinaliza a resiliência da pesca artesanal nesta região. Argumentamos que a participação das mulheres nesses projetos assegura a inclusão de crianças e jovens, que têm acesso a conhecimentos tradicionais locais. A metodologia utilizada para obter as informações consistiu na realização de entrevistas, acompanhamento das atividades de mulheres e jovens na pesca; revisão da literatura sobre o tema da pesca artesanal e juventude. A análise dos dados com entrevistas realizadas com jovens e mulheres, aponta que a participação das mulheres nos projetos de gestão de recursos pesqueiros permite o acesso à renda, à partilha de saberes tradicionais com as novas gerações, que aprendem técnicas de pesca, os saberes sobre a ecologia dos peixes, a conservar a biodiversidade, tornando-se uma opção de renda, e permanência dos jovens nas comunidades.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Deficientes visuais e prática de atletismo paralímpico: uma análise bioecológica desta relação
    (2022-07-08) LOPES, Alexsandro dos Santos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    Esta pesquisa tem como foco a resiliência no desenvolvimento de pessoas com deficiência visual, a partir de uma abordagem contextual com a teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner (1996). O público que compõe este estudo é composto por adolescentes com deficiência visual, com idades entre 12 a 18 anos de ambos os sexos que atuam no atletismo paralímpico. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário semiestruturado com 10 (dez) questões relacionadas a alguns sistemas apresentados por Bronfenbrenner (1996): microssistema, mesossistema e cronossistema. Partindo disso, compreendemos a noção de resiliência a partir de Placco (2002), verificando e compreendendo seu papel no modo como os atletas paralímpicos passam por adversidades e de que maneira eles conseguem superar essas dificuldades. Os dados apontam que o atletismo paralímpico possibilita a inserção do atleta a diversos contextos que proporcionam situações em que o indivíduo assume uma posição resiliente que, por sua vez, contribui para o desenvolvimento físico, social e psicológico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo e análise técnica de projeto e padronização para implantação de data center com certificação tier
    (2024-03-28) BANDEIRA, Hundson James Bendelaque; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137
    O processo de informatização tem aberto diariamente novas portas para serviços tecnoinformacionais, abrangendo não apenas as tecnologias físicas ao nosso alcance, como os computadores pessoais, mas também a tecnologia móvel e os serviços em nuvem que nos mantêm conectados ao mundo em tempo real. A pandemia da COVID-19 fomentou o aumento do uso de serviços digitais, como as plataformas de Educação a Distância (EAD), que dependem de espaços para armazenamento e processamento de grande volume de informações geradas diariamente de forma confiável, no que concerne à segurança de informações pessoais, garantindo a disponibilidade de acesso e a preservação dos dados. Para assegurar que todos esses serviços permaneçam sempre acessíveis, com desempenho e eficiência, o uso de DATA CENTERS é extremamente importante. Diante deste cenário, este trabalho propõe uma abordagem para avaliar os critérios para a implantação de um data center físico (proprietário) ou em nuvem, levando em consideração modelos já existentes como referência. Através de uma comparação entre prós e contras, serão avaliados diversos fatores que influenciam a seleção dos equipamentos a serem utilizados, tais como a garantia de suprimento energético compatível, adequação do ambiente, considerações climáticas e fatores geográficos que facilitem o acesso das equipes de manutenção. O monitoramento das tecnologias empregadas, como sistemas de segurança que garantem a inviolabilidade e preservação de dados sigilosos, bem como a integridade dos mesmos, backups programados, sistemas de redundância, resiliência a falhas, e garantia de acesso contínuo e ininterrupto aos dados, assegura a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelas organizações.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA