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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arquivologia e o associativismo: um estudo de caso sobre a criação da Associação dos Arquivistas do Estado do Pará – AAEPA.
    (2019-07-05) MARTINS, Marina Thyara Santiago; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
    O associativismo consiste em congregar os profissionais e discentes da área e lutar de maneira efetiva pelos direitos da categoria perante a sociedade. Deste modo esta pesquisa teve como base o associativismo na área da arquivologia, apresentando as relações existentes entre as associações da área, além de identificar os métodos que devem ser utilizados e analisados para a criação de uma associação e a importância e as colaborações que ela pode efetuar para uma classe de profissionais. Considerando o movimento do associativismo e a relação que ele possui com a Arquivologia, buscou-se abordar nesta pesquisa o associativismo e seus aspectos gerais o associativismo e as associações da área da arquivologia e a criação da Associação dos Arquivistas do Estado do Pará – AAEPA e os aspectos relacionados a sua criação. O objetivo desta, além da criação da associação no Estado do Pará, é analisar as associações da área, apresentando suas características e de que forma elas atuam em suas respectivas regiões. O associativismo é de extrema importância para que uma classe saia do anonimato e ganhe visibilidade na sociedade. Com o levantamento feito nesta pesquisa, percebemos que as associações dos arquivistas existentes no Brasil, buscam dá representatividade para os profissionais, buscando sempre por melhorias, tanto para os profissionais, quanto para os que ainda estão em formação acadêmica. Concluímos que o associativismo tem ação significativa na área arquivística e sua implementação possibilita maior representatividade dentro e fora do Estado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008
    (2024-11-05) SILVA, Wellester Ramos da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    A inclusão e valorização das culturas indígenas no currículo escolar têm se destacado nas últimas décadas, especialmente após a promulgação da Lei 11.645/2008, que obriga a inserção de conteúdos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. Esta pesquisa objetiva analisar como os povos indígenas são representados nos livros didáticos da coleção “História Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos, utilizados no município de Tucuruí entre 2020 e 2023. A investigação busca verificar se as representações indígenas nesses materiais são suficientes para promover uma compreensão equilibrada e informada das culturas indígenas, alinhadas à legislação vigente. A hipótese central propõe que, apesar dos avanços legislativos, a representação indígena nos materiais didáticos ainda é insuficiente, impactando a formação da identidade cultural dos alunos e a preservação do conhecimento histórico das populações indígenas. Além disso, a pesquisa explora a diversidade cultural apresentada e sugere a inclusão de materiais complementares locais para enriquecer o processo educativo. Este estudo contribui para a promoção de uma educação mais inclusiva e representativa, valorizando a diversidade cultural indígena e reforçando a necessidade de uma abordagem pedagógica respeitosa e autêntica.
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