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Navegando por Assunto "Relato de experiência"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Atividades pedagógicas: relato de experiência em ambientes não escolares
    (2022-02-04) HENCHEN, Eliane; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/5390493799351623
    Neste estudo tive como objetivo geral relatar minha experiência no Estágio Supervisionado em Ambientes Não-escolares, realizado no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II), da cidade de Altamira – Pará. Esse estágio faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia, ofertado pela Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira. Alinhado ao objetivo geral, foram delimitados como objetivos específicos: compreender como se dá a atuação do pedagogo em ambientes não escolares; discutir a importância do estágio supervisionado na formação inicial do pedagogo; e relatar a execução do projeto de intervenção realizado durante o estágio. Tal trabalho, de natureza qualitativa, teve como orientação metodológica a pesquisa-ação, pelas particularidades e funções da instituição na qual ela ocorreu e pela necessidade da elaboração de um projeto de intervenção pedagógica para atender ao Regulamento que rege a atividade de estágio do curso. Nesse sentido, considerando as orientações pré-estabelecidas no Regulamento e, principalmente, levando em conta as experiências e vivências durante o estágio, os resultados apontaram que as atividades curriculares de Estágio Supervisionado se constituem não apenas como espaços nos quais o estudantes relacionam teoria-prática, mas também um espaço de possibilidade de reflexão sobre o que é educação – entendida aqui como mais do que os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem dentro das instituições formais de ensino – e sobre qual o papel social que o pedagogo vai exercer futuramente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Cards como recurso didático no ensino de matemática no contexto do programa residência pedagógica
    (2023-12-21) DÓRIA, Francileide Valente; CARDOSO, Marcilene Fagundes; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação
    (2023-12-13) RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O Programa Residência Pedagógica (PRP) é de suma importância para a carreira de futuros professores, pois ajuda no “aprender a docência”, gerando experiências ao longo da caminhada acadêmica. Por meio desse programa, nós residentes, temos contato com o ensino médio e conhecemos a realidade da escola campo, aprimorando o conhecimento juntamente com o professor preceptor. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no âmbito do programa Residência Pedagógicas (PRP), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Discorremos sobre o trabalho em duas turmas, 2°ano/ 203 e 1°ano/107, atuando em uma escola campo da Cidade de Bragança (PA), no coletivo com a preceptora, que ministra a disciplina Biologia, relatando as diferenças encontradas em ambas as turmas, o modo de adaptação ao longo do processo e as diferentes metodologias utilizadas, considerando os conhecimentos prévios dos alunos que contribuem para o funcionamento das aulas. Também objetivamos apresentar o desenvolvimento de algumas aulas, usando diversos materiais didáticos como maquetes, aulas práticas no laboratório e visitas à universidade. Por esses e outros motivos, podemos aprimorar nosso conhecimento na escola básica focando sempre em melhorar a forma de ensinar o aluno. Com o apoio do PRP podemos ser cada dia melhores profissionais. Ao longo do tempo os professores tiveram o desafio de dominar e se ater ao conteúdo esperado, corrigir provas e preparar alunos para a faculdade. Hoje essas funções são mais amplificadas, pois, uma das várias dificuldades que eu encontrei nessa formação, é aguçar o interesse dos alunos para com a matéria apresentada, no entanto com a ajuda da minha preceptora conseguimos conciliar matéria práticas e conteúdo juntando esses dois modos para uma melhor experiência em sala de aula, com esse aluno compreendendo mais facilmente a matéria e se envolvendo com o assunto exposto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação de jovens e adultos: uma perspectiva para o ensino regular
    (2019-12-19) BRAGANÇA, Eduardo Cezar de Sousa; GOMES, Ana Silvia Alves; http://lattes.cnpq.br/8931710609650724; https://orcid.org/0000-0003-0310-0413; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654; https://orcid.org/0000-0001-8995-0296
    O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma prática pedagógica realizada na Escola estadual de ensino fundamental e médio Santos Dumont (no segundo semestre de 2019), no âmbito do Estágio de Docência III, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA. Este tema consiste no desenvolvimento de atividades de prática profissional assistida e supervisionada em escolas da rede pública, tendo em vista a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas etapas 1 e 2 do ensino fundamental. Esse trabalho, em formato de artigo, visa relatar e refletir sobre vivências ocorridas na referida escola, no período de sua realização. A proposta didática da aula aplicada tinha propósito alertar os alunos o perigo deste produto a margarina, onde foi trabalhado de forma interdisciplinar para que houvesse um aprendizado mais significativo a respeito do assunto abordado e como resultado a proposta foi bem aceita pela turma, havendo uma maior interação e socialização entre os alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da literatura de cordel na escola do campo: relato de experiência na E.M.E.F Filadélfia – município de Chaves (PA), Ilha do Marajó
    (2023-04-14) CASTRO, Kalebe Gonçalves; QUEIROZ, Dimitria Leão de; http://lattes.cnpq.br/2740807855351340
    Experiência prática em sala de aula é um alicerce fundamental para a formação docente, mas é necessário que a experiência junto aos alunos se dê tanto por meio do ensino de Língua Portuguesa, quanto pelo ensino de suas Literaturas, atreladas às demandas específicas de cada turma. É pensando sobre esses aspectos teóricos e práticos, que o presente trabalho traz o “relato de experiência” da disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Educação do Campo com ênfase em Linguagens e Códigos – Português, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, realizado no período de estágio e regência na turma da 4ª etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na escola Filadélfia, situada no município de Chaves-PA na ilha do Marajó, que ocorreu entre os dias 10 e 25 de setembro de 2022, no período noturno. O relato dessa experiência tem como objetivo principal discutir o ensino da Literatura de Cordel, como uma manifestação da literatura popular, nas escolas do Campo, analisando também a recepção dos alunos sobre as atividades desenvolvidas e as diversas questões que perpassam o ensino da Literatura na Escola do Campo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos: um relato de experiência.
    (2023-07-18) BRITO, Waldir Wellington Nascimento; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215
    O texto apresentado descreve um relato de experiência de estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia em uma escola municipal em Bragança, Pará, no período de setembro de 2019. O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória do curso e tem como objetivo proporcionar a ligação entre teoria e prática, permitindo que os futuros profissionais observem, participem, reflitam e troquem ideias com professores e alunos. O relatório de estágio foi estruturado em quatro partes. A primeira parte apresenta a caracterização da escola, localizada em Bragança, com suas instalações e recursos disponíveis. A escola oferece educação para jovens e adultos, atendendo às diferentes etapas da EJA. O Projeto Político Pedagógico da escola busca conhecer e respeitar as necessidades e realidades dos alunos, utilizando-se de temas geradores e contextualização para melhorar o processo de aprendizagem. A segunda parte do relatório descreve os sujeitos da EJA, que são trabalhadores adultos de diversas ocupações e condições socioeconômicas. Muitos desses alunos enfrentam dificuldades de aprendizagem devido às suas atribuições diárias e ao cansaço. A terceira parte aborda as características pedagógicas observadas durante as aulas. A professora responsável pelo estágio utiliza estratégias como relacionar o conteúdo com as experiências de vida dos alunos, apresentar pequenos conteúdos escritos no quadro e propor atividades de leitura e escrita para que os alunos pratiquem autonomamente. A interação entre professor e aluno é fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Na última parte, é descrito o projeto de intervenção elaborado pelos estagiários, que se baseou nas atividades realizadas em sala de aula. O projeto tinha como tema "Gêneros textuais e etnomatemática" e buscou abordar as dificuldades dos alunos na leitura, escrita e noções básicas de matemática, buscando alternativas para auxiliá-los na compreensão dos conteúdos. Foram realizadas atividades que articulavam o projeto com o cronograma escolar, visando desenvolver práticas de intervenção sobre gêneros textuais e etnomatemática para os alunos da EJA. Em resumo, pretende descrever a experiência dos estudantes de Pedagogia em uma escola municipal, mostrando a importância do estágio como uma oportunidade de aprendizado, reflexão e conexão entre teoria e prática. Destacando a caracterização da escola, os sujeitos da EJA, as características pedagógicas observadas nas aulas e a elaboração e aplicação de um projeto de intervenção. Essa experiência permitiu aos estagiários vivenciar a realidade escolar, compreender os desafios da EJA e contribuir para a construção do conhecimento docente.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Experiências no projeto OBMEP da escola estadual de ensino fundamental e médio professor Bernardino Pereira de Barros
    (2023-12-21) SILVA, Jhonatar de Jesus Cardoso da; MONTEIRO, Hélio Carvalho; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência da monitoria na disciplina Laboratório de Química Orgânica l: a importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem
    (2022-12-06) MEDEIROS, Paulo Breno da Silva; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736
    Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência vivenciada na monitoria acadêmica pelo programa PGRAD-MONITORIA na disciplina laboratório de química orgânica l, ministrada ao curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Pará UFPA, Campus Ananindeua, no ano de 2022, semestre letivo 2022.3. As atividades foram desenvolvidas no laboratório de química da UFPA, onde o monitor mediante as dificuldades e desafios encontrados no percurso da disciplina, auxiliou os discentes em práticas laboratoriais de extração de óleos fixos e voláteis, bem como na verificação de metabólitos secundários. Ao final das atividades desenvolvidas pelos discentes foi preparado relatórios onde os discentes apresentaram suas práticas laboratoriais e seus resultados obtidos nos experimentos, o estudo ainda buscou discutir os conceitos obtidos pelos monitorados na disciplina e a importância do monitor como elo entre os discentes e o docente ministrante da disciplina, reafirmando o papel fundamental do programa de monitoria no processo de ensino-aprendizagem adquirido pelo monitor dentro do programa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica
    (2022-08-26) DUTRA, Giovane dos Santos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    Este Trabalho de Curso segue a configuração estrutural da Instrução Normativa Nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que dispõe normatização sobre as atividades do TCC, flexibilizadas em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19. Destarte, será usado o Relatório Final entregue à CAPES como requisito de análise pela banca avaliadora deste presente texto. Tal produção se configura como um relato de experiências significativas vivenciadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica ao longo de 18 meses de permanência como residente. Em suma, a respectiva produção textual abordará a respeito das dificuldades vivenciadas no ensino na modalidade remota e adaptações a esse novo contexto, o uso de plataformas digitais como Google sala de aula, Google Meet e o Wordwall. Como conclusão obtida, o adentramento no formato de ensino remoto, possibilitou vislumbrar os desafios que emergem durante a trajetória docente, a partir da imersão em um contexto de ensino atípico, que demandou uma readequação na visão e na prática de ensino, onde se fez necessário recorrer a novas formas de repassar o conhecimento e metodologias que possibilitassem uma maior interação com os alunos e facilitação do ensino e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Residência pedagógica: um relato de experiência em uma escola no município de Abaetetuba-PA
    (2022-07-20) ALMEIDA, Karem Jhuly Barbosa de; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049
    O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência em participar do Programa Residência Pedagógica, que ocorreu em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no Município de Abaetetuba-PA. O programa, ofertado pela Universidade Federal do Pará, tem como objetivo promover aos discentes o contato direto com a realidade educacional, com os alunos e com o espaço escolar, através de observações, aplicações de projetos e regência escolar. A vivência aconteceu em todas as salas da escola (1° ao 5° ano), porém a observação aconteceu em um período maior na turma do 4° ano do ensino fundamental, onde dois alunos foram acompanhados de forma mais direta no processo de alfabetização. A experiência foi de suma importância para a construção inicial da formação acadêmica dos residentes, a partir dela foi possível conhecer a realidade do ambiente escolar, trocar experiências com os preceptores e vivenciar na prática o papel do pedagogo no ambiente escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A variação linguística no ensino de língua portuguesa: uma reflexão sobre o contexto de sala de aula no colégio Palmira Gabriel de Barcarena-PA
    (2018-06-29) SANTOS, Franciele Lima Beltrão; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    O presente trabalho, trata-se de uma prática reflexiva por meio de um relato de experiência, concernente ao ensino da variação linguística em sala de aula com os alunos do 1º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Palmira Gabriel de Barcarena-Pará. A proposta traz como abordagem a sociolinguística, que nos possibilita o estudo das variações linguísticas no âmbito escolar. A língua na concepção dos sociolinguistas, é intrinsecamente heterogênea, nesse sentido, a língua não é usada de forma homogênea por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de acordo com a época, região, classe social e assim por diante. Dependendo da situação, um mesmo indivíduo pode fazer uso de diferentes variedades linguísticas adequando-se a cada contexto de comunicação. Ao trabalhar a diversidade linguística, pretendemos evidenciar que a língua portuguesa não se apresenta uniforme em todo o território brasileiro. Baseado nesse estudo, temos como pressupostos teóricos principais, Tarallo (1994), os PCNs (1998), Bagno (2002, 2007a, 2007b) e Bortoni-Ricardo (2004) que oferecem valiosa contribuição para o ensino das variedades linguísticas. A pesquisa-ação iniciou-se com observações, aplicação de um questionário com 10 perguntas objetivas com intuito de sondar os conhecimentos dos alunos em relação ao assunto, e em seguida, intervimos por meio de uma oficina com aulas teóricas e práticas. A prática docente ocorreu em dois momentos, novembro de 2017 e dezembro de 2018. Os resultados da pesquisa conferem à análise dos questionários e do relato de experiência.
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