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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo da biodiversidade da fauna bentônica em ambientes praianos: o caso da praia da grande Frexeira na vila de Beja, Abaetetuba-PA(2024-11-29) SOARES, Ingrid Cardoso; COSTA, Aelton Dias; http://lattes.cnpq.br/7078632783244533; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174A macrofauna bentônica desempenha um papel essencial nos ecossistemas aquáticos, com riqueza e diversidade influenciadas por fatores ambientais, porém, no norte do Brasil, essas comunidades permanecem pouco estudadas, o que dificulta a conservação de habitats ricos em biodiversidade. Este trabalho teve como objetivo registrar e georreferenciar a distribuição da macrofauna bentônica na Praia da Grande Frexeira, localizada na Vila de Beja, Abaetetuba-PA, para compreender possíveis alterações nos ecossistemas fluviais. A pesquisa incluiu a utilização de transectos e registros fotográficos realizados durante a maré baixa, permitindo uma documentação visual detalhada dos organismos observados. Apesar da ausência de análises laboratoriais que confirmassem a identificação do organismo como corais ou esponjas, os resultados indicaram a presença de vários organismos com determinadas, cores, textura, formatos e tamanho, como também as variações na abundância da macrofauna durante os dias da pesquisa, sugerindo impactos ambientais. A pesquisa também identificou a presença do mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), uma espécie invasora, destacando a necessidade de monitoramento e manejo para proteger a biodiversidade nativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade(2017-04-24) ARAÚJO, Roberta Teófilo de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798Essa pesquisa teve como objetivo proporcionar a alunos dos anos iniciais articularem representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares com o intuito de fazer com que eles identificassem e interpretassem, lessem e compreendessem informações de dados contidos em tabelas e gráficos. A proposta aborda o tema alimentação em uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa é de natureza qualitativa na qual fizemos uso de uma perspectiva teórico do Registro de Representação Semiótica. A proposta foi aplicada a uma turma do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Belém-Pará. A pesquisa surgiu com a problemática: Como os alunos dos anos iniciais articulam representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares? Concluímos que no ensino da matemática há necessidade que se abordem desde os anos iniciais do ensino fundamental, tarefas que contemplem habilidades como: coleta, organização, construção e interpretação de dados, a fim de auxiliar os alunos no processo de construção de cidadãos críticos capazes de interpretar as inúmeras informações, nos mais diversos meios de comunicação.