Navegando por Assunto "Recursos Didáticos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental(2018-03-01) NUNES, Valdilene Mendes; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924No presente trabalho tenho como objetivo investigar se o ensino de geometria vem acontecendo nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas em que realizei meu estágio obrigatório e não obrigatório, para responder tal objetivo fiz um levantamento teórico acerca da área geometria, haja vista que a referente pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que para a coleta de dados realizei uma entrevista semiestruturada com quatro professores que atuam nos anos iniciais todos com formação em pedagogia, sendo três de uma mesma escola Estadual e um de uma escola Municipal. Desta forma diante da análise foi possível perceber que apesar de muitos professores tentarem atribuir um sentido a geometria, ainda é muito difícil à revalorização desse ensino nos anos iniciais, com isso possibilitando a alguns professores a decisão de relegarem a disciplina para segundo plano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos acerca do ensino de parasitologia: o uso dos três momentos pedagógicos(2023-02-28) VIANA, Maria da Silva; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995As doenças parasitárias estão associadas a um complexo de determinantes sociais e ambientais, que acometem crianças e adolescentes em idade escolar, sendo assim, educação em saúde contribui para a prevenção, principalmente nas crianças nesta faixa etária, O objetivo deste trabalho foi de analisar as contribuições da utilização de jogos didáticos, em sala de aula para o ensino de parasitologia na educação básica. A pesquisa foi desenvolvida dentro do projeto de extensão intitulado “Educação em Saúde: estratégias de ensino e aprendizagem para educadores e educandos acerca de Parasitologia’’ executado no período de 2019 a 2020. Com a aplicação dos jogos didáticos em uma escola pública do município de Altamira – PA. Participaram da pesquisa 130 alunos de 05 turmas do 5º e 7º ano do ensino fundamental I e II. A metodologia proposta implica nos três momentos pedagógicos: Momento problematização inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do conhecimento. A maioria dos alunos respondeu que gostou da forma que o conteúdo foi ministrado. Aplicação de jogos didáticos utilizando os três momentos pedagógicos, se estabelece como método que favorece o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, levando em consideração a vivência pedagógica que possibilita aos estudantes buscar e construir sua autonomia.