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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise comparativa das propriedades química, microestrutural e mecânica das ligas 3004, recicladas das latas de alumínio, com e sem a adição de 3 % de níquel, solidificadas em molde de cobre
    (2023-05-29) SILVA, Nelma Cristiane Siqueira da; DANIEL, Brenda Thayssa Figueira; http://lattes.cnpq.br/1993134397856983; https://orcid.org/0000-0003-1473-9247; COSTA, Deibson Silva da; http://lattes.cnpq.br/1521124351431087; https://orcid.org/0000-0002-2165-2628
    A reciclagem de materiais é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento sustentável no planeta. A reciclagem do alumínio é referência para a indústria mundial, especialmente a de embalagens. Neste trabalho foi realizado a obtenção de dois lingotes de alumínio reciclados de latas de bebidas pós-consumo, liga AA3004, com o objetivo de comparar suas propriedades química, microestrutural e mecânica, sendo que o segundo lingote foi modificado por teor de 3 % Níquel. Os materiais coletados foram higienizados, cominuídos, prensados e submetidos à fusão. Optou-se em utilizar o molde de cobre para a solidificação dos lingotes 1 (3004) e 2 (3004 + 3 % Ni). Para a caracterização química utilizou-se a técnica de Espectrometria de Emissão Óptica (EEO), e as amostras obtidas dos dois lingotes foram preparadas por meio de caracterização metalográfica. As microestruturas foram analisadas através de Microscopia Óptica (MO) e Microscopia Eletrônica de Varredura com sistema de Energia Dispersiva (MEV/EDS). Na caracterização mecânica foram realizados os ensaios de microdureza Vickers e de tração. Como resultado do estudo, observou-se que para a caracterização química do lingote 1, apenas o elemento Mn apresentou valor inferior (0,83 %), mas não discrepante do apresentado pela norma ABNT NBR ISO 209:2010. Para o lingote 2, constatou-se que o elemento Mn também apresentou percentual inferior (0,84 %) e o valor encontrado para elemento Fe foi superior (> 1,00 %) segundo a norma ABNT NBR ISO 209:2010. As microestruturas obtidas são típicas para as ligas Al-Mn e Al-Mn-Ni. A microdureza obtida para o lingote 1 foi de 55,76 HV e para o lingote 2 foi de 56,32 HV. O limite de resistência a tração (LRT) mostrou que o valor médio para o lingote 1 foi de 109 MPa e para o lingote 2 o valor médio do limite de resistência a tração foi de 140 MPa. Por fim, os valores obtidos evidenciam que o lingote 2 apresentou um melhor resultado devido a presença do elemento Ni.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização microestrutural de liga de alumínio AA8011 reciclado de embalagem pós-consumo da indústria de alimentos
    (2019-07-16) AFONSO, Larissa Corrêa; MAIA, Raimunda Figueiredo da Silva; http://lattes.cnpq.br/9111525101529901; NEVES, Alacid do Socorro Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4480788820987458
    O alumínio dentre suas inúmeras propriedades pode ser infinitamente reciclado. Neste trabalho foi realizado a obtenção e caracterização de lingotes obtidos da reciclagem de alumínio oriundo de embalagenspós consumo utilizadas na indústria de alimentos, produzidas com a liga AA 8011. As marmitas foram coletadas, higienizadas, cominuídas e fundidas. Os lingotes obtidos foram caracterizados utilizando análises químicas, fluorescência de raios X, Energia Dispersiva de Raios X (EDS). A macro e microestrutura e a propriedade mecânica foram investigadas detalhadamente usando microscopia óptica, microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura, e ensaio de micro dureza Vickers. Os resultados da caracterização por EDS e de fluorescência de raios X permitiu avaliar a liga como AA8011. A macroestrutura revelou baixo índice de porosidade e pequenas inclusões. A microestrutura apresentou estrutura dendrítica e que se apresenta mais refinada na interface metal molde que no centro do lingote. A microdureza Vickers apresentou resultado de 35,54 HV.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização química e microestrutural de alumínio reciclado de embalagem pós consumo de bebidas
    (2019-12-16) CALDAS, Elinaldo Silva; MAIA, Raimunda Figueiredo da Silva; http://lattes.cnpq.br/9111525101529901; NEVES, Alacid do Socorro Siqueira; http://lattes.cnpq.br/4480788820987458
    A responsabilidade ambiental é caracterizada por um conjunto de atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável do planeta, entre essas atitudes está a reciclagem. O material utilizado neste trabalho foi um lingote obtido da reciclagem de alumínio, oriundo de latas pós-consumo da indústria de bebidas, liga de alumínio AA3004 série 3XXX. Foi realizada a coleta seletiva a fim de se obter a matéria prima necessária para a realização da caracterização metalográfica. As amostras da matéria prima foram devidamente preparadas e analisadas via MEV. O material coletado foi cominuído e submetido à refusão, obtendo-se um lingote. Amostras do lingote foram preparadas para análise da microestrutura através do microscopia óptica e eletrônica de varredura. Para a caracterização química foram utilizadas as técnicas de espectrometria de emissão ótica, espectrometria de fluorescência de raios X e a técnica de espectroscopia de raio x por dispersão em energia (EDS) e para caracterização mecânica foi realizado o ensaio de microdureza. Foi obtido 272 g de material reciclado, e observada a microestrutura dendrítica e a composição química apresentou pouca variação em relação a liga da série 3xxx. A média para quinze pontos para o ensaio de microdureza foi de 41,08 Hv.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A economia mineral de terras raras: o cenário mundial e nacional para o neodímio
    (2021-06-18) LIMA, Larissa de Abreu; LUCZYNSKI, Estanislau; http://lattes.cnpq.br/9749970886455933
    Os Terras Raras fazem parte de um grupo de elementos químicos que envolvem todos os elementos do grupo dos lantanídeos, além do ítrio e escândio. As propriedades químicas e físicas das Terras Raras realizam uma função fundamental na indústria de produtos de alta tecnologia, tornando a disponibilidade destes elementos de extrema importância para o avanço tecnológico, ligados à economia do país. Os Terras Raras são encontradas na monazita, na bastnasita, na xenotima e nas argilas de adsorção iônica. De acordo com a ocorrência de contração lantanídica, os Terras Raras possuem grande semelhança química e física, ocasionando dificuldade de separação e obtenção dos elementos lantanídeos na forma individual. A China se tornou a maior produtora de terras raras nas últimas décadas, chegando a atingir 97% da produção mundial. Muitos países pararam de produzir e ficaram dependentes da exportação chinesa. O Brasil mostra-se em níveis internacionais com um território rico desses elementos, expondo quantidades abundantes em reservas minerais em varias regiões do país. Porém, nota-se a falta de investimento na separação/purificação de elementos terras raras no país. O avanço de novas tecnologias auxilia no desenvolvimento de técnicas laboratoriais para exploração da cadeia mineralógica produtiva. O Brasil apresenta pouco conhecimento aplicado aos terras raras, fazendo com que não seja destaque para a exploração, separação e produção deste segmento. Um dos grandes desafios da cadeia produtiva de Terras Raras é a busca por novos métodos de extração economicamente viáveis e sem prejuízos ao meio ambiente. Esta revisão bibliográfica pretende abordar os aspectos mineralógicos e químicos do elemento neodímio no âmbito terras raras e discutir os desafios tecnológicos existentes nos processos de extração deste elemento, com foco no uso de tecnologias verdes para comporem a cadeia produtiva de Terras Raras.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ecoponto: a importância da coleta seletiva de lixo
    (2013-08-23) RODRIGUES, Ivanilda Rodrigues; SANTOS, Judite Carvalheiro dos; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718
    Este trabalho apresenta um estudo sobre Ecoponto e sua a importância para coleta seletiva de lixo, tendo como objetivo promover o entendimento social na questão da importância de utilização de Pontos de Coleta de Lixo contribuindo com a formação ecológica da sociedade, quanto ao descarte seletivo de materiais inservíveis. Desse modo, a pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer melhor a função e importância dos Ecopontos na sensibilização e conscientização do papel social formativo, promovendo o desenvolvimento equitativo e sustentável do Meio Ambiente. Aborda-se ao longo do texto, a importância do Desenvolvimento Sustentável na perspectivada de implantação dos Ecopontos como proposta fundamental para a solução da correta coleta seletiva em escolas e outros espaços públicos. Tendo em vista que nos muitos estados brasileiros que adotam este modelo de recolha obtiveram resultados positivos ao utilizaram o Ecoponto como solução dos problemas causados pelo acúmulo inadequado de lixo do Lixo Urbano. Dentro deste pressuposto a metodologia adotada para discutir a temática tem caráter bibliográfico com a fundamentação nos principais periódicos brasileiros, artigos da Internet, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e autores como Enrique Leff, Guimarães, Moacir Gadotti, Marcos Reigota, Calvacante, Leornardo Boff, Demarjovic, Calderone, dentre outros que abordam a problemática ambiental. Neste sentido, a pesquisa surge de problemáticas envolvendo o correto gerenciamento dos Resíduos Sólidos (RS) que geram inquietações diante da guerra ambiental vivenciada no Século XXI. Tais como: a formação cidadã pautada nos princípios da ecocidadania é capaz de mudar os padrões comportamentais da sociedade para garantir a biodiversidade e a vida do planeta? Como e porque os Ecopontos contribuem para formação ecológica e melhor gerenciamento dos Resíduos Sólidos contribuindo para o bem estar social e ambiental? Sendo assim, como proposta para solucionar estes problemas ambientais como efeito estufa, aquecimento global, destruição da camada de Ozônio dentre outros, as primeiras iniciativas seriam a Coleta Seletiva do lixo no contexto da Educação Sustentável e a reciclagem que representam fatores fundamentais para amenizar esta problemática principalmente se tratando do desperdício dos recursos naturais renováveis e não-renováveis. No entanto, para compreender melhor esta temática, abordam-se a questão do o lixo como problema social, seus aspectos conceituais e históricos, os objetivos da educação ambiental, seu contexto histórico nacional, internacional, a Conferência de Tbilisi, a Conferência eco-92 e a Agenda 21. Dar-se ainda ênfase na educação ambiental nacional e histórico, Criação do instituto brasileiro do meio ambiente, o lixo e seu contexto histórico, o avanço tecnológico, a Cidadania e o lixo. Portanto, discute-se o desenvolvimento da educação ambiental e as possíveis metas para solucionar os problemas do lixo tendo como principais objetivos de levar em consideração às realidades ecológicas, econômicas e sociais de cada sociedade, cujo conhecimento ajuda os indivíduos ou grupos sociais a adquirirem consciência dos riscos à saúde que lhes podem ser causado devido o não tratamento do lixo o que na verdade contribui de forma significativa para a conservação do meio em que se vive e a prevenção de possíveis catástrofes resultantes do desequilíbrio natural do Meio Ambiente. Sendo assim, os resultados desta pesquisa corroboram com ideia de que é possível a relação estável entre homem e natureza de forma sustentável e que a utilização dos Pontos de Coleta Seletiva de lixo diminuem consideravelmente os vários problemas decorrentes do descarte incorreto dos Resíduos Sólidos Urbanos em vias públicas como praças, escolas, ruas e outros. Desse modo a destinação correta do lixo facilita o processo de reciclagem, evitando assim uma série de danos ao meio ambiente e à saúde da população.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gerenciamento do descarte de lixo tecnológico na cidade de Belém-Pará apoiado por aplicativo web
    (2019) FERREIRA, Mauro Augusto Barros; SILVA, Thiago Cordeiro Costa da; RIBEIRO, Adagenor Lobato; http://lattes.cnpq.br/7267332533770139
    As empresas fabricantes de Computadores e equipamentos eletrônicos de modo geral, estão comercializando um grande número de equipamentos em todo o país, e acabam conquistando seus consumidores, com tecnologias cada vez melhores. A questão é que as pessoas não têm informações do impacto que estes materiais causam no ambiente, quando descartados incorretamente. A forma correta é levar esses equipamentos a um posto de coleta como uma assistência técnica autorizada do fabricante ou até mesmo a uma loja de vendas. Por este motivo, o estudo aborda o gerenciamento de materiais de informática de uma maneira geral na Cidade de Belém, Estado do Pará, e avalia como as instituições privadas e não governamentais estão colaborando nos programas de coleta e arrecadação desses materiais. A reciclagem de materiais eletrônicos é fundamental, e, colabora para a preservação do meio ambiente. A revisão da literatura abrangeu os aspectos relacionados à: impactos tecnológicos, pilhas e baterias, celulares, reciclagem, conscientização, legislação para descarte e caminhos para a sustentabilidade. Observou-se desconhecimento da logística reversa, ausência de iniciativas para o descarte em ambientes de trabalho, pouco cuidado na verificação da responsabilidade ambiental de fabricantes, entre outras. Com o objetivo de orientar a população, foi desenvolvimento um aplicativo para Android para utilização na conscientização do descarte de lixo eletrônico. Neste trabalho abordam-se essas questões, tendo como público alvo, estudantes universitários da UFPA dos cursos da área de Computação, Campus Belém.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    RECICLAGEM: o que dizem professores de ciências do município de Portel - Pará?
    (2016-08-12) REIS, Lauriana Barbosa; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751
    A relação entre o homem e a natureza ultrapassou os limites da sobrevivência. O crescimento populacional e o consumo de produtos industrializados e descartáveis aumentou a quantidade e a diversidade dos resíduos sólidos. Fica evidente a importância de sensibilizar o ser humano para que estes, ajam de modo responsável e consciente, conservando o meio ambiente saudável para esta e as demais gerações. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos conhecer a concepção de professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental sobre reciclagem; verificar se os professores de Ciências abordam o tema reciclagem em sala de aula; identificar ações desenvolvidas pelos professores de Ciências relacionadas à reciclagem e; conhecer a importância que os professores de Ciências atribuem à reciclagem. Para alcançar esses objetivos realizamos uma pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. Os sujeitos da pesquisa foram sete professores que ministram aulas de ciência nos últimos anos do ensino fundamental, ou seja, de 6º a 9º ano em escolas públicas do município de Portel, Pará. Os dados foram analisados utilizando os princípios da análise de conteúdo. Com a pesquisa, observamos que os professores consultados, trabalham este tema em sala de aula, e que cada um, possui uma maneira de fazer isso, o que ficou claro também, é que mesmo sendo um assunto que rotineiramente é tratado na televisão, muitos professores não têm o total domínio do real significado do termo reciclagem, atribuindo a ela a definição de reutilização. Isso demonstra a urgente necessidade de investimentos e capacitação contínua para os professores. Pois só assim, será possível a promoção das mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reciclando e aprendendo: usando o lixo para construção de jogos pedagógicos
    (2013-08-23) FARIAS, Lediana Serrão; PINHEIRO, Cátia Sâmea Ferreira; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema: Reciclando e Aprendendo: Usando o lixo para construção de jogos pedagógicos, o mesmo é de caráter bibliográfico, portanto para sua realização foram consultadas algumas fontes bibliográficas como: periódicos, revistas, livros, monografias, internet e alguns autores referentes ao tema. O mesmo aborda o uso do “lixo” para confecção de jogos pedagógicos como instrumento facilitador da aprendizagem. Seu objetivo émostrar a importância da reciclagem no processo educacional por meio da construção de jogos com materiais recicláveis, para a sensibilização e construção de valores e atitudes corretas no meio ambiente. Os jogos construídos com materiais reciclados proporcionarão ás crianças experiências de reaproveitamento de materiais descartáveis, “sucata”, como recurso pedagógico trará o desenvolvimento de potencialidades e habilidades. Os resultados da pesquisa apontam que a criança aprende vivenciando, experimentando, fazendo descobertas e agindo, por meio da construção dos brinquedos e jogos com o lixo reciclável, a escola poderá ensinar, com a finalidade de preparar cidadãos desde a educação infantil para que aprendam posturas de respeito à natureza. Quando o homem desde cedo tem conhecimento das questões ambientais, a possibilidade de obter respeito será maior, através do conhecimento as pessoas podem adquirir conceitos que condizem com o meio equilibrado. Introduzir os jogos no ensino, com a utilização do lixo além de conduzir a criança a uma melhor forma de aprendizagem ensina a adquirir respeito e amor pela natureza. O jogo desperta na criança um maior interesse no processo do ensino aprendizagem, através dos brinquedos e jogos recicláveis poderão ser abordadas várias disciplinas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uso da geotecnologia para o aproveitamento dos resíduos urbanos pelos catadores da Região Metropolitana de Belém (RMB)
    (2023-12-20) CHACON, Ana Catarina Moreira; BITTENCOURT, Paulo Celso Santiago; http://lattes.cnpq.br/6476470414630604; https://orcid.org/0000-0001-8519-186X
    Os resíduos sólidos urbanos (RSU) tem sido uma constante que agrava os sistemas ambientais e sociais. Neste sentido é inegável que todo esse resíduo esteja ligado às ações da sociedade, do tempo e do espaço. Dessa maneira, busca-se uma solução ou pelo menos minimizar os problemas relacionados ao lixo com a intensão de promover o desenvolvimento sustentável. Para isso estão envolvidos os catadores que trabalham de forma independente na participação das cooperativas que são compostas por pessoas de baixa renda que dependem desse trabalho. Dessa forma o estudo objetiva compreender na literatura o uso da geotecnologia para o aproveitamento de aproveitamento dos resíduos urbanos pelos catadores da Região Metropolitana de Belém (RMB), sendo aplicado como método a pesquisa bibliográfica e como resultado a inclusão do geoprocessamento que se refere ao desenvolvimento pelo uso de métodos e técnicas, dos quais por meio dele são beneficiados a classificação dos ambientes, segundo suas múltiplas características, o planejamento e a gestão do campo técnico-científico, além do mais dispõe de um enorme potencial, principalmente quando se diz respeito às tecnologias de custo relativamente baixo, em que o conhecimento seja adquirido no local. Por fim por meio das informações do geoprocessamento são facilitados o avanço da população e dos espaços por eles ocupados, abrindo caminho para o planejamento urbano e uma avaliação dos diferentes impactos ambientais.
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