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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A regulamentação e a circulação de livros de leitura e gramáticas primárias no Pará oitocentista
    (2022-02-14) SÁ, Arlene da Costa; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859
    Este estudo tem como objetivo geral analisar a regulamentação e a circulação de livros de leitura e gramáticas primárias no Pará Oitocentista. Para tanto, busca-se compreender as ideologias que nortearam a aprovação de livros escolares para a instrução/educação primária nas escolas do Pará Oitocentista; investigar a legislação que regulamentou o ensino da leitura e da gramática no Pará Oitocentista e investigar a circulação de livros de leitura e gramáticas primárias nas escolas do Pará Oitocentista. A fonte de investigação é a revista Educação e Ensino, 33 edições publicadas no período de 1891 a 1895. A orientação teórico-metodológica do trabalho se baseia nos estudos de Faria Filho (2000), Duarte (2018), Coelho e Maciel (2018), Karnal e Tatsch (2009), Razzini (2014) e Moreira (1979). A pesquisa é parte dos estudos sobre a constituição da história do livro escolar na Amazônia. Os resultados mostraram que muitos dos regulamentos/preceitos legais sobre a instrução/educação paraense não eram (e não são) implementados, ou o eram tardiamente, ora por falta de infraestrutura necessária ora pelo histórico descaso dos governantes. A partir da investigação na revista pedagógica Educação e Ensino, foram contabilizados 22 compêndios escolares, entre livros de leitura e gramáticas primárias, que circularam no Pará Oitocentista, de autores paraenses e não paraenses. Essas obras foram fundamentais para a instrução/educação paraense. Aspectos políticos, culturais, religiosos e até econômicos estavam envolvidos no processo de aprovação destes compêndios para circularem nas escolas paraenses.
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