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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização: dificuldades e estratégias nas práticas alfabetizadoras
    (2024-06-19) DIAS, Débora Mendes; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como objetivo principal analisar as práticas alfabetizadoras (leitura e escrita) em uma escola da rede pública do município de Abaetetuba, a fim de verificar as dificuldades e possibilidades de estratégias no processo de ensino e aprendizagem. As questões que nortearam a pesquisa foram: Como é desenvolvido o fazer pedagógico docente para o ensino da leitura e escrita? Quais as dificuldades enfrentadas no trabalho de alfabetização na sala de aula? Que estratégias são criadas para superar as dificuldades?. A pesquisa tem abordagem qualitativa e se procedeu em duas etapas: a primeira etapa foi de observações na escola-campo, especificamente numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Na segunda etapa da pesquisa estabeleceu-se um período de aplicação de atividades de intervenção didática com o intuito de favorecer a aprendizagem das crianças em processo de alfabetização. Como referencial teórico, usou-se como embasamento os seguintes autores: Soares (2020), Soares (2016), Frade (2005), Marques et al. (2006), Falabelo et al (2020), Braggio (1992), Kramer (2019), Mortatti (2006), Libâneo (1990), Alves-Mazzotti e Gewandsznajder, Minayo (2007). Os resultados desta investigação apontam que a prática alfabetizadora alicerçada em métodos tradicionais, rígidos, mecânicos, descontextualizados, que privilegiam os aspectos da codificação e decodificação, apresenta-se como um decisivo fator que pode atuar como um empecilho, dificultando a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, acredita-se no processo de alfabetização e letramento tendo o texto como eixo central para o processo de aprendizagem, visto que é uma proposta mais atrativa e motivadora, além de ser uma prática que se preocupa com os aspectos materiais, sociais e linguísticos para a construção do conhecimento significativo pelo aluno.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Criança, educação, cultura e linguagem: ações de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2022-08-19) OLIVEIRA, Ediuma Cordeiro de; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399
    Este artigo das vivências de um projeto de extensão desenvolvido na área de educação pela Universidade Federal do Pará, no Campus de Abaetetuba. Seu objetivo consisti em discutir a importância da promoção de ações pedagógicas no favorecimento do processo de ensino e aprendizagem, partindo do estudo das atividades de extensão do plano pedagógico no campo da leitura e escrita de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola doo campo na cidade de Irituia/PA. Com propósito de fundamentar o tema foram utilizados Freire (2006), Vigotsky (19980 e Kramer 92007). Metodologicamente este trabalho apresenta-se como um estudo de abordagem qualitativa com suporte do Relatório Final do projeto de extensão sobre o trabalho pedagógico do campo, além das observações e descrições durante as atividades extensionistas executadas. Como resultados, destaca-se a contribuição científica para estudos área, assim como, aprendizados sobre processos de instauração de atividades sobre alfabetização e letramento, assim como ações didáticas, culturais e lúdicas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fatores que dificultam a dinâmica de ensino - aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto educacional do município de Tomé-Açu/PA
    (2022-08-12) NASCIMENTO, Glenda Yessa Telles; SILVA, Regiane Santos da; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho de conclusão de curso nasce a partir da necessidade de estudar e descrever as principais situações e fatores que levam a dificuldades de leitura e escrita nos alunos do Ensino Fundamental I no contexto educacional no município de Toméaçu/PA, tendo como objetivo descrever os principais fatores que causam as dificuldades de leitura e escrita de alunos nas séries iniciais, além de apontar em que situações ocorrem essas dificuldades, e quais são as mais recorrentes apresentadas pelos educandos. Visto que este é um assunto de grande relevância, pois é essencial e indispensável que haja um bom desenvolvimento na aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos principalmente nos anos iniciais, pois esse aprendizado irá contribuir para seu desenvolvimento ao decorrer de suas interações com seu meio tanto escolar quanto social. Logo, buscar trabalhar as dificuldades de aprendizagem apresentadas nas séries iniciais, entende-se como uma alternativa de melhoria do ensino-aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Considerando que cada sujeito aprende de forma e tempo diferente um do outro. Para fundamentar essa pesquisa iremos utilizar de estudos de autores que veem corroborar com tema. A metodologia adotada nesta pesquisa de campo será de caráter qualitativo partindo de estudos bibliográficos, tendo como técnica de coleta de dados a observação e análise de práticas da leitura e escrita em sala de aula. Com isso podemos destacar os fatores que dificultam a dinâmica de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental I. Podemos aferir que a atenção e cuidado na prática do profissional pedagogo em sala de aula, se faz necessariamente precisa, assim como o acompanhamento da família, para que haja sucesso no processo de ensinoaprendizagem de cada aluno e sua especificidade na forma como aprende e se desenvolve.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância da leitura e a escrita para o 3° ano no ensino fundamental menor
    (2014) OLIVEIRA, Lília Soraia Amaral; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037
    O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A importância da leitura e da escrita para o 3º ano do ensino fundamental menor ocorrida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcos Martins Magno, buscando responder a problemática de como acontece a inserção da leitura e da escrita na prática dos professores desta modalidade de ensino que atuam nesta escola, verificando a concepção que permeia as práticas dos atores envolvidos no processo ensino aprendizagem e discutindo sua práxis na formação de leitores. Percebeu-se ao longo da pesquisa que alguns fatores contribuíram para que o processo ensino aprendizagem não se fizesse real na aprendizagem dos alunos, dentre estes: a falta de interesse dos educandos e a falha no processo de alfabetização. Acreditamos que os resultados esperados foram alcançados, pois ficou entendido que ainda existem muitas dificuldades que envolvem o processo de leitura e escrita na vivência dos alunos, dificultando assim, seu aprendizado e de certa forma inibindo suas ações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os jogos como recurso no ensino da leitura e escrita de alunos do 1° ano do ensino fundamental
    (2018) CARDOSO, Márcia Cristina Gonçalves; VASCONCELOS, Pinheiro Abreu; http://lattes.cnpq.br/8101766262685891
    Este trabalho tem como objetivo analisar de que forma os jogos educativos contribui como um meio facilitador para o ensino da leitura e escrita dos alunos 1° ano do Ensino Fundamental. Na escola, o jogo é uma forma de possibilitar às crianças um meio de aprendizagem prazerosa, instigante e programado, com possibilidades de estimular várias competências. Geralmente professores preocupados com o ensino tradicional esquecem de que cada criança tem sua fase e precisa de incentivo para alcançar o ensino e aprendizagem, acabam por deixar os jogos de lado esquecendo-se que eles são ferramentas importantes. Os jogos não precisam só ser vistos como atividades recreativas, mas também como algo que faz parte da cultura das crianças, de seus costumes, permitindo que se desenvolvam melhor na sociedade, conseguindo alcançar êxito em seus objetivos. A investigação a cerca desse trabalho foi subsidiada por pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, a pesquisa de campo através de um questionário com perguntas abertas, que promove a obtenção de dados. Este estudo teve a intenção de identificar e em seguida analisar, descrevendo a realidade encontrada no que diz respeito à importância dos jogos como suporte para o 1º ano do Ensino Fundamental. Na pesquisa realizada com as professoras percebe- se que o trabalho com a ludicidade, o jogo é um fomento tanto para o desenvolvimento do intelecto das crianças quanto para a relação com as pessoas ao redor, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, os jogos se tornam um subsidio facilitador em práticas pedagógicas; ao recorrer aos jogos, cria com seus alunos, no ambiente escolar, um lugar agradável, que permite a socialização. Dessa forma, o professor tem um papel fundamental porque proporciona relação do conhecimento através das brincadeiras e jogos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú
    (2014) CONCEIÇÃO, Alda Nair Machado da; SILVA, Wanda Melo da; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643
    O referido trabalho de pesquisa tem como tema: os letramentos nas classes multisseriadas: uma proposta colaborativa na comunidade ribeirinha de Aicaraú. A pesquisa foi realizada em uma turma multisseriada da Escola Municipal do Aicaraú e buscou responder ao problema levantado por nós de descrever e problematizar a prática educativa da referida escola. No decorrer da pesquisa detectou-se que não há evasão escolar, fato descrito pela professora, porém na época da coleta do açaí, os discentes costumam ausentar-se da escola para ajudarem a família no cultivo e coleta da fruta, e que este fato interfere na aprendizagem dos mesmos, aumentando o número de reprovações na unidade de ensino. Acreditamos que os resultados esperados foram obtidos, haja vista que entendemos existirem ainda muitos problemas que envolvem o processo de leitura e escrita dos alunos de turmas multisseriadas, e que estes dificultam sobremaneira, o desempenho desses educandos. Como procedimento metodológico este estudo deteve-se em um relato de experiência, a fim de obter informações inerentes a proposta desta temática. Assim, destacou-se uma descrição adequada do contexto institucional e espaçotemporal, no qual realizou-se a experiência. O procedimento proposto esteve adequado à intervenção em função da problemática e dos objetivos almejados, assim como a adequação dos procedimentos utilizados na apresentação dos dados que atuaram como suporte desta pesquisa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Literatura infantil e língua portuguesa: as histórias infantis como estímulo para leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2017) SANTOS, Wellington Nunes dos; CENTURIÓN, Sara Concepción Chena; http://lattes.cnpq.br/9544832461377054
    Este artigo trata de um estudo sobre a contribuição da Literatura Infantil no desenvolvimento e aquisição da Leitura e Escrita nas séries inicias do Ensino Fundamental, tendo como estímulo as histórias infantis para um aprimoramento e desenvolvimento do habito de ler e escrever, refletiu-se sobre a importância da mesma para um método de Ensino e Aprendizado mais prazeroso, instigante e interessante no ambiente escolar. Abordou-se neste estudo sobre as Linguagens Oral e Escrita como também sobre a Leitura, e sobre sua importância no processo de melhor compreensão e entendimento do conhecimento. Entre autores que nortearam esta pesquisa de cunho bibliográfico estão: ABRAMOVICH (2006); ZILBERMAM (1998); LAJOLO (1983); VYGOTSKY (1991). Buscou-se entender os métodos de ensino utilizados e de que maneira eles podem auxiliar na aquisição de competências e habilidades no âmbito educacional. Ao final deste trabalho foi feito a discursão sobre a Literatura Infantil como Estímulo no Ensino de Leitura e Escrita, a qual pode ser uma grande aliada, auxiliando e facilitando a aprendizagem, além de desenvolver a imaginação, a criatividade e desenvolver o prazer pela leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Literatura infantil: alfabetização e letramento
    (2014) AMORIM, Vera Lúcia da Silva; CRUZ, Benilton Lobato; http://lattes.cnpq.br/8451486836821037
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema Literatura Infantil: Alfabetização e Letramento e foi realizado na Escola de Ensino Fundamental “São Francisco Xavier”, busca responder ao problema de como a Literatura Infantil pode contribuir no Processo de Leitura dos alunos das turmas dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental desta instituição de ensino, verificando de que maneira os professores trabalham o processo ensino aprendizagem da escrita e leitura, tendo como teóricos Magda Soares, Isabel Solé, Juracy Assmann Saraiva, entre outros. Percebemos ao longo da pesquisa que os professores têm conhecimento da importância da prática literária nas aulas. Acreditamos que os resultados esperados foram alcançados, pois ficou entendido que a literatura deve estar presente desde cedo na vivência dos alunos, facilitando assim, a prática da leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental-6º ano
    (2022-11-22) LIMA NETO, José Guerreiro de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172
    Este trabalho com o tema: A prática de leitura e escrita através dos gêneros narrativos nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental -6º ano, tem por finalidade mostrar a relevância dos gêneros narrativos para o ensino de leitura e escrita nas aulas de Português, fato que conduziu a fazer a seguinte interrogativa: Quais as contribuições que os textos narrativos trazem para a aprendizagem do aluno no ler e escrever. Ao exigir algo do aluno para que ele realize determinadas tarefas não se deve dar importância apenas para a escrita, fazendo com que o aluno escreva sem sentido e sim aprenda a construir um texto conforme as regras da gramática, pois a escrita é apenas um degrau no processo para o planejamento de um texto e é nesse sentido que os gêneros narrativos contribuirão para esta ação. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, por possibilitar projeções mais claras e que se inter-relacionam com o tema em análise. E como ferramenta de produção de dados se deram por meio da análise documental e pesquisa bibliográfica. E para fundamentar com os dados e questões discutidas optou-se pelos estudos dos seguintes autores: Antunes (2009), Cagliari (2003), Fazenda (2001), Marcuschi (2005), Soares (2009), Rezende e Souza (2018). Analisando as referências dos autores, concluísse que a inserção dos gêneros narrativos nas aulas de Língua Portuguesa, contribui para a aprendizagem da leitura e escrita de alunos do 6º ano, pois permite que ele aprenda o processo linguístico de maneira a relacionar com as práticas sociais e assim possibilitando a construção do processo de ensino-aprendizagem com ênfase na leitura e escrita.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Residência pedagógica: um olhar sobre o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo da leitura e escrita nos anos iniciais
    (2024-06-19) SANTOS, Camila da Silva; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como objetivo analisar o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. A questão que norteou a pesquisa foi: Como as intervenções pedagógicas baseadas nos resultados da avaliação diagnóstica podem contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz nos anos iniciais? A pesquisa tem cunho qualitativo, e se procedeu através da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a técnica da observação participante para coleta de dados, realizada durante o Programa Residência Pedagógica, em uma escola municipal localizada no município de Abaetetuba. Para dar embasamento teórico, utilizamos autores que colaboram nos campos da avaliação educacional, alfabetização e letramento e intervenção pedagógica e que nos ajudam a entender conceitos na educação, tais como: Hoffmann (2012), Ferreiro e Teberosky (1996), Magda Soares (2020), Freire (1984), entre outros. Os resultados desta investigação apontam com base numa avaliação diagnóstica realizada numa turma de 4º ano do ensino fundamental, em que os alunos neste ano de escolaridade deveriam estar apenas com problemas relacionados à escrita ortográfica, foi percebido um significativo número de alunos que ainda apresentam muitas dificuldades em relação a leitura e escrita, necessitando de intervenções didáticas que solucionem problemas que os impedem de avançar na leitura e escrita.
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