Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Radioactivity"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Utilização de vídeos nas aulas de Química: uma ferramenta de ensino em tempos de pandemia
    (2022-02-21) LIMA, Raiumundo Júnior de Lima; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228
    O presente trabalho tem como objetivo discutir o ensino de química no atual contexto de utilização das ferramentas disponíveis por meio da internet como as videoaulas, com enfoque na escolha dos vídeos adequados e na sua utilização para o ensino, assim como o aproveitamento didático que a produção de vídeos pelos alunos pode trazer para a aprendizagem deles. Nesse sentido, buscou-se dialogar com diversos teóricos que tratam sobre didática, utilização de videoaulas para o ensino de química, planejamento e produção de vídeos pelos alunos, a utilização desses vídeos para o ensino de radioatividade, análise de videoaulas mostrando pontos positivos e negativos e, por fim, mostra relato de experiência referente às experiências obtidas pelo professor em formação durante estágio de docência. A metodologia para a pesquisa é caracterizada como bibliográfica, com levantamento de conteúdo realizado com as categorias pré-definidas para os títulos dos capítulos/artigos. Para isso, utilizou-se as plataformas “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” e “Scielo”. As discussões realizadas com esses teóricos possibilitaram esclarecer, por exemplos, que por mais que se encontre materiais adequados ao ensino de química na plataforma YouTube ou em sites especializados deve-se considerar que essas possíveis aprendizagens perpassam pela cultura, linguagem e costumes dos alunos; a importância de o professor estimular os alunos a fazerem perguntas e mediar o encontro de respostas; os detalhes didáticos, como a utilização de quadro branco desde que se esteja com roupa escura; os princípios pedagógicos a serem aplicados. Diante dessas disposições, pode-se considerar que o ensino de química com a utilização e produção de videoaulas pode ser efetivo, desde que se percorra planejado caminho metodológico, didático e pedagógico.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA