Navegando por Assunto "Quilombolas - Education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um olhar sobre as práticas docentes acerca da cultura afro brasileira na Escola Quilombola Antonio Fausto da Trindade(2018-12-22) ESPIRITO SANTO, Nazaré de Jesus Azevedo do; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O tema deste trabalho é “Um olhar sobre as Práticas Docentes acerca da cultura Afro Brasileira na Escola Quilombola Antonio Fausto da Trindade”, tendo como objetivo geral: analisar o ensino da Cultura Afro-Brasileira na E.M.E.I.F. Antonio Fausto da Trindade, em Inhangapí-Amazônia-Pa, o qual se acredita ter atingido uma vez que se conheceu e compreendeu na fala dos professores as interfaces e relações entre os saberes mobilizados e a cultura escolar repassada por eles. Neste sentido, a investigação confirmou que os saberes e práticas escolares se constituem num estreito diálogo com esta cultura, também em processo de transformações, quando um novo e significativo conteúdo passa a integrar os currículos. Para isso a metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica e de campo, onde se aplicou um questionário com 14 questões abertas, a 04 professores da escola citada. Para fundamentar o trabalho usamos Abreu (2008), Bittencourt (2004), Cuche (2002), Fonseca (2003), Freire (1983ª), Gadotti (2001), Geertz (1978), Gomes (2003) e outros. Concluímos que foi possível analisar que o ensino da cultura afro-brasileira na escola a partir da colocação dos participantes da pesquisa, e que a escola trabalha a temática ainda que seja de forma esporádica. Vale citar que essa prática é muito importante para a formação dos alunos que vivem na comunidade, sejam eles remanescentes de quilombos ou não. Também se constatou que os professores se interessam pelo tema, mesmo estes não tendo orientação dos órgãos competentes para a realização na prática. Desta feita, ainda ressalta-se que, esta pesquisa contribuiu muito no momento da aplicação do questionário, para um diálogo sobre o assunto, para a identificação de desafios e dilemas que envolve a prática dos professores, além de ter deixado pistas sobre novos reposicionamentos das práticas consideradas relevantes na escola.