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Navegando por Assunto "Quilombolas - Educação"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca
    (2022-12-27) ESPÍRITO SANTO, Maria Aparecida Azevedo do; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O presente texto propõe uma discussão sobre as “Contribuições da ludicidade na aprendizagem da Educação Infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade, em Itaboca, município de Inhangapi -Pa. Objetivo geral: Refletir a partir da visão dos autores, a perspectiva lúdica na modalidade da Educação Infantil. A problemática é: Qual o valor que o brinquedo, a brincadeira e os jogos têm no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da Educação Infantil na escola quilombola A. F. da Trindade em Itaboca? A metodologia utilizada foi embasada em uma pesquisa bibliográfica, com trabalho de campo, de caráter qualitativo e descritivo. Se construiu o artigo com base nos autores: Amaral (2008/2022), Arroyo (2013), Berticelli, I. A.; Telles, A. M. (2017), e leis como a Constituição de 1988, a LDB, os PCNs, o RCNEI, e outras. Como resultados da pesquisa aponta-se que a contribuição da ludicidade na aprendizagem da Educação Infantil na escola quilombola são: valoriza a memória e fortalece a identidade quilombola da comunidade de Itaboca, que o ensino dialoga com os saberes, valores, culturas e desperta não só para as crianças, mas para os adultos também, o quanto essas tradições culturais, a ancestralidade e a oralidade do povo quilombola é importante e que não devem ser esquecidos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um olhar sobre as práticas docentes acerca da cultura afro brasileira na Escola Quilombola Antonio Fausto da Trindade
    (2018-12-22) ESPIRITO SANTO, Nazaré de Jesus Azevedo do; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O tema deste trabalho é “Um olhar sobre as Práticas Docentes acerca da cultura Afro Brasileira na Escola Quilombola Antonio Fausto da Trindade”, tendo como objetivo geral: analisar o ensino da Cultura Afro-Brasileira na E.M.E.I.F. Antonio Fausto da Trindade, em Inhangapí-Amazônia-Pa, o qual se acredita ter atingido uma vez que se conheceu e compreendeu na fala dos professores as interfaces e relações entre os saberes mobilizados e a cultura escolar repassada por eles. Neste sentido, a investigação confirmou que os saberes e práticas escolares se constituem num estreito diálogo com esta cultura, também em processo de transformações, quando um novo e significativo conteúdo passa a integrar os currículos. Para isso a metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica e de campo, onde se aplicou um questionário com 14 questões abertas, a 04 professores da escola citada. Para fundamentar o trabalho usamos Abreu (2008), Bittencourt (2004), Cuche (2002), Fonseca (2003), Freire (1983ª), Gadotti (2001), Geertz (1978), Gomes (2003) e outros. Concluímos que foi possível analisar que o ensino da cultura afro-brasileira na escola a partir da colocação dos participantes da pesquisa, e que a escola trabalha a temática ainda que seja de forma esporádica. Vale citar que essa prática é muito importante para a formação dos alunos que vivem na comunidade, sejam eles remanescentes de quilombos ou não. Também se constatou que os professores se interessam pelo tema, mesmo estes não tendo orientação dos órgãos competentes para a realização na prática. Desta feita, ainda ressalta-se que, esta pesquisa contribuiu muito no momento da aplicação do questionário, para um diálogo sobre o assunto, para a identificação de desafios e dilemas que envolve a prática dos professores, além de ter deixado pistas sobre novos reposicionamentos das práticas consideradas relevantes na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Panorama da educação na comunidade quilombola São Pedro no município de Castanhal – PA
    (2018-09-27) RODRIGUES, Rosilandia de Souza; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O presente trabalho é resultado das minhas angústias e inquietações enquanto moradora de comunidade quilombola e filha de professor também quilombola que desde a infância acompanha a trajetória árdua e desafiante do pai enquanto educador e percebe a educação na comunidade como direito negado, sendo que a realidade dos alunos e da própria comunidade não tem sido valorizado e levado em consideração no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo geral realizar um panorama da educação na comunidade quilombola São Pedro no município de Castanhal - Pará. Para a construção do referente trabalho foram abordados autores como: Machado (2014); Teixeira (2014); Amaral (2008, 2014), Gloria Moura, dentre outros. Foram utilizados também documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola (2012), o Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico – Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2013) e outros. O instrumento utilizado para coletar os dados em campo e assim alcançar os objetivos da pesquisa foi a entrevista, caracterizando ao trabalho uma abordagem de cunho qualitativo. Por meio das análises dos dados coletados foi possível detectar que a educação enquanto direito tem sido negado aos alunos e consequentemente moradores da comunidade São Pedro, pois a educação escolar efetivada na comunidade não ressalta as particularidades dos alunos e do território quilombola. Essa realidade é resultado da ausência de políticas públicas na comunidade e também da falta de reconhecimento de alguns moradores que não valorizam suas origens, desconhecendo seus direitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O processo de construção do PPPQ da escola quilombola Fernando Nunes Rodrigues
    (2022-12-27) LIMA, Marciele Nascimento de; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O artigo tem como tema “O processo de construção do PPPQ da Escola Quilombola Fernando Nunes Rodrigues”. O problema de pesquisa é: Como o PPPQ da Escola foi construído levando em conta o diálogo da comunidade remanescente de modo a atender o que determinam as Leis? Objetivo geral: Refletir o que vem a ser PPPQ na concepção dos autores e atores da escola. A abordagem metodológica direcionou uma pesquisa de campo de forma bibliográfica, descritiva e documental, com análise de conteúdo e tratamento de dados de forma qualitativa. Autores abordados: Alves (1992); Amaral (2008); Arroyo (2013); Ferreira (1975); Marçal (2001); Marques (1990); Sacristán (2017); Vasconcelos (1999); Veiga (1992/2013a/b); e Vergara (2007). Os resultados da investigação apontam que foi possível aprofundar o assunto com autores e lei que garante o ensino quilombola, bem como possibilitou-me entender que o PPPQ foi construído ainda que com pouca participação dos professores da escola. Contudo, levou em conta o diálogo da comunidade remanescente coletivamente na tentativa de requerer meios cabíveis à efetivação de sua intencionalidade, capaz de afetar vidas, saberes, fazeres, cultura e conhecimentos; e as leis vigentes para que as práticas pedagógicas legitimem a história, a cultura local, o modo de vida da comunidade quilombola a qual a escola faz parte. E ainda, permitiu-me uma aprendizagem significativa e entendimento de que as leis por si só, mesmo contemplado em um PPPQ não garantem que a História e Cultura Afro-brasileira seja trabalhada efetivamente nas aulas, mas é um desafio e responsabilidade dos profissionais fazer.
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