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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alteamento da vogal média pretônica /e/ no português falado na comunidade quilombola Maria Ribeira
    (2020-07-28) SOUZA, Jarlici Palheta de; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322
    Este artigo aborda aspectos relacionados ao alteamento da vogal média pretônica /e/ no português falado na comunidade quilombola Maria Ribeira (Gurupá/PA). Objetiva-se verificar a frequência da ocorrência de variantes tais como m[i]nino em vez de m[e]nino e [i]ntão em vez de [e]ntão e os condicionamentos que favorecem esse alçamento da vogal em questão. Os dados foram coletados por meio de gravações de relatos de experiência de 11 informantes nascidos na comunidade e que não se afastaram por mais de 3 anos. Toma-se como pressuposto teórico a teoria da variação linguística, especialmente em sua versão laboviana (LABOV, 2008). Para o processamento estatístico, utilizou-se o programa Goldvarb X. Os resultados obtidos mostram que o onset vazio ou com consoantes coronais favorece a aplicação da regra, assim como a presença das vogais altas na sílaba tônica e a proximidade entre as silabas tônica e pretônica. Somam-se a esses fatores favorecedores as sílabas leves, a faixa etária e a presença das consoantes dorsais e labiais no onset da sílaba seguinte.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Contando das cotas – sua significância para uma comunidade remanescente de quilombo
    (2019-07-10) CONCEIÇÃO, Aurione Miranda da; LIMA, Mônica Santos de Araújo; BITAR, Maria Amelia Fadul; http://lattes.cnpq.br/2303711516588026; LIMA, Maria de Nazare Alves de; http://lattes.cnpq.br/4610926200786461
    O objetivo deste trabalho é conhecer a percepção e as expectativas dos moradores da comunidade remanescente de quilombos de Umarizal em Baião/PA, a respeito da inclusão de alguns de seus moradores nos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará. O estudo caracterizou-se como descritivo qualitativo, obtendo-se uma amostra de 10 pessoas, sendo 20% homens e 80% mulheres, na faixa etária entre 18-48 anos. Utilizou-se o questionário sobre cotas sociais que abrange características gerais dos participantes e questões relativas ao entendimento sobre o sistema de cotas raciais para negros quilombolas, aos benefícios e a importância que o PSE trouxe às famílias quilombolas, bem como suas expectativas em relação ao futuro da comunidade e perspectivas de retorno e atuação dos profissionais no quilombo. Identificou-se que 100% dos entrevistados compreendem que o sistema de cotas dá acesso a universidades públicas com reserva de vagas para negro e quilombolas, visando diminuir a lacuna desigual existente entre negros e brancos na história da sociedade. Para 60% dos participantes da pesquisa, dentre os benefícios alcançados, o recebimento de bolsas auxílio é um incentivo primordial em razão do estudante não ter condições de custear suas despesas sozinho. Foi verificado que todos os entrevistados (100%) esperam que os futuros profissionais retornem ao seu local de origem trazendo seus conhecimentos e projetos, atuando de maneira efetiva e ajudando no crescimento e desenvolvimento da comunidade quilombola. Destarte as cotas e o PSS serem um tema controvertido, que gera calorosas discussões, não sendo unânimes as posições favoráveis, são notório que essa ação afirmativa representa considerável vitória para a raça negra. O estudo demonstra que para os moradores da comunidade do Umarizal, remanescentes de quilombo, há esperança de melhoria de vida, de dignidade e de prosperidade, estando esses anseios intimamente ligados à educação e o processo seletivo especial é a luz aos precisam para a efetivação do direito que lhes é devido.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA
    (2021-01-21) VALADARES, Leonora do Carmo; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    o presente artigo é resultado da pesquisa realizada na Escola Municipal Professor Rildo Valadares, na comunidade quilombola Oxalá de Jacunday, município de Moju/PA, sobre os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro da escola. O estudo de campo foi realizado no período de setembro de 2019 a dezembro de 2020. Metodologicamente foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma breve pesquisa de campo, que foi interrompida devido à pandemia da COVID-19, mas que com todos os cuidados necessários conseguiu-se retornar e concluir. O trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pela escola estudada no que diz respeito ao acesso ao PNAE e compreender de que forma o programa contribui no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como um dos resultados é possível afirmar que os enormes avanços ocorridos no PNAE dificilmente seriam possíveis se não houvesse um cenário político, institucional e técnico que impulsionasse uma abordagem ampla e integradora das políticas e programas de alimentação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades de quilombolas aprovados no processo seletivo especial da UFPA Castanhal em permanecer/concluir o curso
    (2018-04) AMORAS, Llilian Kelly Oliveira; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O Trabalho de Curso (TCC) intitulado: “Dificuldades de Quilombolas Aprovados no Processo Seletivo Especial da UFPA Castanhal em Permanecer/Concluir o Curso”, encerra um primeiro ciclo de estudos sobre populações quilombolas desenvolvidos durante meu curso de graduação e enquanto bolsista do Programa Universidade no Quilombo - UFPA sob coordenação do Prof. Dr. Assunção Amaral. Intenciona-se com a elaboração desse trabalho promover a comunidade docente/discente assim como as comunidades remanescentes quilombolas a oportunidade de entender e compreender as peculiaridades no que tange a questão das dificuldades encontradas pelos alunos oriundos de tais comunidades que são aprovados no Processo Seletivo Especial da UFPA Castanhal em Permanecer/Concluir o curso de graduação. Tem como objetivo geral, buscar meios para explicar as dificuldades de permanecer/ concluir o curso de graduação dos alunos quilombolas aprovados no processo seletivo especial para quilombolas na universidade. Para atingir os objetivos da investigação optou-se como delineamento de pesquisa, o estudo de Casos descritivo, centrado em um caso particular, de seis alunos sobre o Processo Seletivo Especial quilombola (PSE) aprovados no segundo semestre de 2012 a 2017 ingresso no ano seguinte por meio da resolução nº 4.309 que reservou 2 vagas por (acréscimo) a alunos quilombolas. Para tanto realizei uma analise qualitativa dos dados, coletados a partir de uma entrevista, realizada no mês de janeiro, fevereiro e inicio de marco de 2018, com seis alunos aprovados no Processo Seletivo Especial quilombola (PSE). Os resultados apontam a percepção dos entrevistados com o avanço das políticas de ações afirmativas que os possibilitam adentrar e permanecer no ensino superior apesar das dificuldades que podem surgir, porém a discriminação racial dentro da Universidade ainda é algo a ser trabalhado com todos os alunos da instituição.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades enfrentadas pelas alunas quilombolas ao acesso ao ensino superior por meio do processo seletivo especial da UFPA Campus Castanhal
    (2018) LIMA, Elane Cristina Monte; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O Trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por estudantes de comunidades quilombolas ao acesso ao ensino superior na universidade Federal do Pará. A problemática desta pesquisa questiona o porquê é tão difícil estudantes negros e negras principalmente aqueles que pertencem às Comunidades Quilombolas acessarem o ensino superior? O trabalho envereda-se à abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa utilizando foi de campo, buscando fundamento bibliográfico e documental. O referencial teórico está embasado em Munanga (2009); Amaral (2007); Queiroz (2004); Santos (2015); Oliveira (1999); Muller (1999); Pinsky (2015) entre outros que discutem a História do Negro na sociedade e a trajetória da mulher negra na educação. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, utilizado o método discursivo para analisar as respostas do questionário. Os resultados obtidos neste trabalho estão às dificuldades financeiras para custear os estudos, a distância entre casa/escola durante a conclusão do ensino básico, transporte ou este em condições precárias, a falta de informação e orientação para acessa o ensino superior, omissão do poder público nas comunidades quilombolas, discriminação, preconceito e racismo que ainda permanecem de forma oculta nos ambientes escolares entre outros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação física escolar e cultura quilombola: um diagnóstico do ensino das práticas corporais na escola quilombola Santo André em Abaetetuba-PA e suas relações com a cultura quilombola
    (2022-07-14) PINHEIRO, Jonas Gomes; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1908-3315
    Esta é uma pesquisa qualitativa que propõe como tema Educação Física Escolar e Cultura Quilombola: Um diagnóstico do Ensino das Práticas Corporais na Escola Quilombola Santo André em Abaetetuba-PA e suas relações com a Cultura Quilombola. Com as transformações que ocorrem no mundo contemporâneo, é preciso pensar sobre a qualidade do ensino nas escolas principalmente no que se se refere ao ensino voltado às escolas que estão em território quilombola, tendo em vista o difícil acesso a educação e a valorização da cultura dessas comunidades. Para a compreensão dos caminhos que levam a qualidade desse ensino, inicialmente foi realizada uma extensa revisão de literatura a partir de diversos autores que discutem e pesquisam sobre a temática da cultura quilombola, das práticas corporais do universo da Educação Física Escolar e das práticas corporais da cultura quilombola para uma melhor compreensão. No segundo momento, foram analisados os dados coletados das entrevistas, a fim de facilitar a compreensão, os dados foram organizados em quatro tópicos: 1) As práticas da cultura quilombola na Escola Quilombola Santo André; 2) ARQUIA e Comunidade: A Participação e o envolvimento com as Práticas Corporais Quilombolas na Escola; 3) Práticas Corporais Quilombolas: Educação Física Escolar e o Projeto Politico Pedagógico - PPP; 4) A Contribuição da Educação Física para a Cultura Quilombola, o que serviu para um melhor conhecimento de como a Educação Física vem sendo trabalhada e pensada na Escola Quilombola santo André em Abaetetuba-Pa. Ao todo, foram entrevistados quatro sujeitos, sendo esses dois professores de Educação Física, um diretor e o presidente da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo das Ilhas de Abaetetuba, que atuam ou mantém uma relação com a disciplina de Educação Física e a Cultura Quilombola na Escola. Dessa forma, o presente trabalho procura apresentar de modo geral, como as práticas da cultura quilombola estão ou não percebidas nas aulas de Educação Física e no cotidiano da Escola Quilombola Santo André da comunidade quilombola do Baixo Itacuruça, além de buscar apontar como as práticas da cultura quilombola são compreendidas e vivenciadas por sujeitos responsáveis pelo processo educativo na comunidade. Assim, acredita-se que este trabalho apresenta questões importantes para reflexões do significado das práticas corporais da cultura quilombola na Escola Quilombola Santo André no município de Abaetetuba.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo descritivo dos casos de diabetes mellitus e de hipertensão arterial sistêmica na comunidade quilombola médio Itacuruçá no município de Abaetetuba-PA no período de 2014 a 2018
    (2019-05) COSTA, Kayolane Coutinho da; PIRES, Carla Andréa Avelar; http://lattes.cnpq.br/4043070406676676; VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres; http://lattes.cnpq.br/0691046048489922; https://orcid.org/0000-0003-1408-8384
    Introdução: Segundo a Política nacional de saúde integral da população negra, diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica estão entre as doenças genéticas ou hereditárias mais comuns da população negra. Objetivo: Descrever a real situação quantitativa e epidemiológica de casos diagnosticados de Diabetes mellitus e de Hipertensão Arterial Sistêmica na comunidade quilombola Médio Itacuruçá, bem como, verificar fatores associados. Métodos: Foi realizado um estudo com abordagem descritivo-quantitativa, através da análise de 83 prontuários de pacientes cadastrados no programa Hiperdia, de um total de 1.320 moradores da comunidade, nos períodos de 2014 a 2018. Os dados analisados foram: sexo, idade, presença de hipertensão e/ou diabetes, escolaridade, ocupação, tipo de moradia, fonte de abastecimento de água, escoadouro do banheiro sanitário, destino do lixo, consumo de bebida alcoólica e tabagismo. Resultados: Do total de pacientes avaliados, o número de casos de hipertensão na comunidade foi de 5,7%, e de diabetes foi de 1,6%. A maioria do sexo feminino (67%), faixa etária de 61 a 70 anos (30,1%), nível de escolaridade fundamental incompleto (54,2%), aposentado (43,4%), não consome bebida alcoólica (54,2%), não fumante (51,8%), moram em casa de alvenaria (59%), utilizam a caixa d’água da comunidade como fonte de abastecimento de água (57,8%), tem fossa séptica fechada em suas residências (61,4%), entregam seu lixo na coleta seletiva (66,3%). Conclusão: O número de casos diagnosticados na comunidade entre o período de 2014 a 2018 foi baixo, tanto de hipertensão como de diabetes. Entretanto, são necessários mais estudos, com amostras maiores para confirmar esses dados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Hipertensão arterial nas populações quilombolas do Brasil: uma revisão sistemática da literatura
    (2023-12-15) CARDOSO, Ana Léia Moraes; GBETIE, Cidna Placidia Medessè; VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres; http://lattes.cnpq.br/0691046048489922; https://orcid.org/0000-0003-1408-8384; SILVA, Hilton Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3917171307194821; https://orcid.org/0000-0002-3287-3522
    Introdução: As comunidades quilombolas possuam uma riqueza cultural e histórica inestimável, também enfrentam uma série de desafios de saúde que têm raízes em desigualdades socioeconômicas, históricas e raciais persistentes. Dentre os desafios está a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), uma condição de saúde crônica, o acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, a falta de saneamento básico, a pobreza e a discriminação, assim como a escassez de estudos epidemiológicos que caracterizem a situação de saúde dessas populações, permitindo o delineamento para implementação e acompanhamento de ações e de políticas voltadas para a melhoria de suas condições de vida e de saúde. Objetivo: Realizar revisão sistemática a fim de investigar fatores de risco e barreiras aos diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão nessas comunidades. Métodos: Busca sistemática em bancos de dados Google Scholar, PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde, Scientific Eletronic Library Online SCIELO, Caderno de Saúde Pública CSP, Elsevier Science Direct e Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações BDTD utilizando as combinações dos descritores: ‘’Hipertensão’’ e ‘’Quilombolas’’. Os dados foram extraídos e organizados para análise. Resultados/Discussão: Foram selecionados 348 artigos no período de 2013-2023 e, de acordo com os trabalhos levantados, apenas 77 apresentavam alguma relação direta com a presente revisão. Assim, pôde-se perceber que a HAS tem alta prevalência em afro-brasileiros e é consequência de um processo histórico que tem sua gênese em agravantes construídos no período escravista (tortura, trabalhos forçados, miséria, angústia espiritual, ansiedade e medo). Álcool, fumo, alimentar desbalanceada, estresse e outros fatores são responsáveis por potencializar os riscos para o desenvolvimento da HAS. Conclusão: Esta revisão sistemática revelou a alta prevalência da hipertensão arterial em quilombolas e demostrou que ainda hoje se sabe pouco sobre os verdadeiros fatores de risco para desenvolvimento da doença nessas populações. Assim, a alta prevalência de hipertensão arterial encontrada reforça a necessidade de um amplo programa de promoção e de acesso aos serviços de saúde para diagnóstico precoce, bem como orientações para o manejo adequado deste agravo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mandioca (Maninhot esculente crantz) como alimento essencial na vida dos Quilombolas da comunidade Centro-Ouro (território quilombola de Jambuaçu), município de Moju, Pará
    (2021-06-19) DIAS, Claudiana Foro; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174
    Neste trabalho, buscou-se estudar as alterações na dieta alimentar, as quais afetaram o modo de vida na Comunidade de Bom Jesus do Centro Ouro, localizada no Território Quilombola de Jambuaçu, município de Moju, Pará. Assim teve como objetivo geral, analisar as alterações na dieta alimentar provocadas pela introdução de grandes empreendimentos no entorno do território quilombola, o que afetou diretamente o modo de vida e o meio ecológico. Para desenvolver o objetivo da pesquisa foi realizado levantamento da literatura relacionada a temática e pesquisa de campo na comunidade mencionada, com seleção de dez unidades familiares para a aplicação de questionários abertos semiestruturados. Os dados permitiram visualizar aspectos étnicos de relação com o território, sobre as formas de trabalho em roçados e de seus manejos, que também estão entrelaçadas pelas alterações alimentares ocorridas nos últimos anos. As modificações alimentares são percebidas pelos entrevistados, a partir das suas falas, que indicam variedades de cultivos e espécies de peixes que atualmente não se encontram em sua alimentação. O desaparecimento de peixes foi apontado como motivo dessa ausência e as variedades de manivas cultivadas antes diversificadas, hoje são mais restritas a duas, sendo a amarelona e pretinha.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Neurological evaluation in quilombolas individuals exposed to organophosphorus pesticides in the brazilian Amazon population
    (2022) LIMA, Izabelle Cristine Melo de; MARQUES, Núbia Rocha; PASCHOAL JUNIOR, Fernando Mendes; http://lattes.cnpq.br/0171195401629428
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção ambiental da comunidade remanescente quilombola Jutaí Breu Branco-PA
    (2022-12-12) TORRE, Kaciara Ferraz Dias; SILVA, Rodrigo Cândido Passos da; http://lattes.cnpq.br/3561997107937025
    As ditas comunidades tradicionais quilombolas são símbolos de resistência dentro do regime escravocrata da nossa história, suas culturas, costumes e crenças são marco de lutas e conquistas até os dias atuais. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar a percepção dos residentes que compõem a vila remanescente Quilombola de Jutaí, localizada no município de Breu Branco, estado do Pará. Para tal, foram realizadas visitas in loco e aplicados questionários semiestruturados junto à comunidade para traçar o perfil socioeconômico, bem como entender a relação desta com o meio no qual vive, sobretudo quanto aos aspectos sanitários e de saúde ambiental. Os resultados elucidam que uma parcela considerável dos entrevistados possui pouca ou nenhuma percepção ambiental dentro do meio em que vivem. Sobre as condições de saneamento básico, assim como drenagem, abastecimento de agua, os serviços ofertados são ineficientes para uma qualidade de vida adequada, sobre possíveis doenças relacionadas a resíduos e ausência de tratamento de água houve menções de alguns casos na comunidade. Questionados sobre os resíduos gerados a grande maioria desconhecem técnicas importantes de reciclagem, compostagem e destinação adequada dos resíduos sólidos. Portanto, a comunidade remanescente quilombola Jutaí possui pouco conhecimento para a preservação adequada do meio em que residem, sendo a educação ambiental um viés indispensável para tal.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saneamento básico, saúde e educação ambiental na comunidade quilombola do Médio Itacuruçá, Abaetetuba (PA)
    (2021-06-16) MAUÉS, Altair José Porfílio; SARPEDONTI, Valérie; http://lattes.cnpq.br/2358097649881792
    O saneamento básico é um recurso importante garantido por lei; através dele o cidadão pode melhorar sua qualidade de vida, evoluindo em um ambiente propício para seu bem-estar e saúde. Apesar de várias iniciativas governamentais para desenvolver uma rede de saneamento adequada no país, muitos brasileiros ainda não desfrutam desses serviços. Os municípios de pequeno porte e de difícil acesso tais como as comunidades rurais, ribeirinhas e quilombolas são os mais prejudicados. Partindo desse contexto, o projeto “Construindo caminhos do conhecimento: educação em ciências e garantia do bem-viver para todos”, visou avaliar o sistema de saneamento, os meios caseiros de tratamento da água, a incidência de doenças de veiculação hídrica e o impacto das mesmas sobre a rotina dos moradores da comunidade quilombola do Médio Itacuruçá, no município de Abaetetuba (PA). A opinião dos moradores sobre as ações governamentais para garantir os direitos dos cidadãos nesse quesito foi também registrada. Os dados foram obtidos através da aplicação de 41 questionários respondidos pelas donas de casa. Os resultados indicaram que 66% dos moradores realizavam suas necessidades a céu aberto, enquanto 34% usavam uma fossa negra. A água cinza era geralmente lançada diretamente no solo, e a água de abastecimento proveniente de poços profundos. A maioria dos moradores não tratava a água, acreditando que ela era própria para o consumo. No entanto, um terço dos entrevistados relataram ter membros da família, todas mulheres ou crianças, apresentando de forma corriqueira sintomas que poderiam ser associados à falta de higiene ou à contaminação da água. Nesses casos, apenas a metade disse recorrer aos serviços da saúde, sendo que dessa quantia, um terço das pessoas tiveram que entrar de licença de saúde. Com base nessas informações, uma palestra foi ministrada no intuito de sensibilizar a população sobre a importância de ter uma água de boa qualidade e práticas de boas condutas de higiene. Infelizmente poucas pessoas compareceram. Concluímos que a população da comunidade, apesar de reclamar sobre as condições de saneamento, não tem bom conhecimento sobre os danos à saúde oriundos da falta de higiene e pobres condições de saneamento. Os problemas enfrentados no cotidiano se tornaram parte da rotina. Nessas situações, campanhas de sensibilização são imprescindíveis para que a população saiba como preservar sua saúde e, aos poucos, venha a adotar novos hábitos caseiros visando ao bem-estar de todos.
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