Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Quilombola children"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A água, o território e vida de crianças quilombolas do rio Tauerá-Açu, município de Abaetetuba-PA: significações e produções infantis
    (2023-07-06) VILHENA, Ivone Barbosa de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este estudo trata do viver de crianças quilombolas da comunidade Tauerá-Açú, município de Abaetetuba-PA, especialmente suas interações infantis e a relação com as águas. Teve como objetivo situar a cultura infantil de crianças quilombolas do Tauerá-Açú, sobressaindo o cotidiano de/nas águas a partir de suas vozes e práticas sociais. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o estudo bibliográfico a partir de teóricos que discutem o tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que as crianças potencializam seus saberes, pois suas práticas interativas e relacionais estão sempre acontecendo, em diferentes banhos nos rios, nas contemplações e travessias, nas brincadeiras que inventam, na escola que brinca no mundo deles/delas, na família etc. Foi possível evidenciar um ambiente natural/social amazônico rico de aprendizagem, das sabenças de crianças quilombolas. Fez-se notar os saberes, o cotidiano, as invisibilidades das crianças diante da rica diversidade do lugar, ainda, como síntese, vimos um tipo de cultura infantil que se processa nos espaços das águas, como uma prática que precisa de valorização e preservação, considerando a emancipação e a liberdade de expressão das crianças em seu processo educativo e identitario.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Interações e brincadeiras de crianças da comunidade quilombola do rio baixo Itacuruçá, Abaetetuba-PA
    (2022-11-30) LOBATO, Maria Cristina dos Santos; BARRETO, Maria da Conceição da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este Trabalho de Curso trata das interações e das brincadeiras de crianças de 5 a 8 anos de idade que residem na comunidade quilombola do Baixo Itacuruçá. O estudo objetivou analisar como acontece as interações e as brincadeiras no cotidiano das crianças, na perspectiva de valorizar a cultura local também pelas produções infantis. Para isso, nos baseamos em estudos bibliográficos com base em autores como os autores Borba (2006, 2005); Brandão (2015, 2005), Pojo (2021, 2017), mais um ensaio de trabalho de campo tomando as vivências e observações junto das crianças por conversas e entrevistas com elas, e outros participantes, alguns familiares e lideranças da comunidade. De um modo geral, constamos que existe diferentes formas de interação, socialização das crianças com a natureza e com suas famílias. Ainda, ratificamos que a valorização da cultura local como um modo próprio de viver, de interagir e de socializar devem ser preservados e valorizados pela comunidade, sendo as produções infantis tem sua importância, versatilidade e potência pedagógica que nos parece útil ao ensino escolar com as crianças.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA