Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Qualidade de água"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização das variáveis limnológicas em quatro praias do rio Xingú, Altamira-PA
    (2019-12-06) NASCIMENTO, Ana Caroline Leal; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995
    O rio Xingu é um afluente da bacia Amazônica em que possui diversos usos, tais como abastecimento de água, transporte, geração de energia, subsistência de comunidade tradicionais, recreação e lazer. O monitoramento das variáveis limnológicas em ecossistemas aquáticos, como rios, são necessários para verificar as condições e funcionamento de um ecossistema. Principalmente naqueles ambientes que sofrem influência de áreas urbanas e de empreendimentos hidrelétrico como é o caso do rio Xingu. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo analisar e caracterizar as variáveis limnológicas em quatro praias do rio Xingu na cidade de Altamira-PA. O estudo foi realizado mensalmente de setembro de 2018 a setembro de 2019. Foi medido Temperatura da Água (°C), Oxigênio Dissolvido (mg/L), pH, Condutividade Elétrica (μS/cm) e Turbidez (NTU), nos períodos seco e chuvoso. Para verificar a variação espacial entre as variáveis foi aplicado uma ANOVA (análise de variância), demonstrando que não houve diferenças nas variâncias quando comparados os locais e os períodos. Foi aplicado também um teste T para verificar se há diferenças entre as médias das variáveis nos períodos seco e chuvoso. Temperatura da água apresentou diferença no período seco, pH e Turbidez apresentaram diferenças no período chuvoso. Para avaliar as correlações das variáveis foi utilizado a correlação de Pearson, tanto no geral quanto para cada local. Para cada local as variáveis apresentaram correlações diferentes, apesar de ser o mesmo rio, essas diferenças podem estar relacionadas com a sazonalidade ou com outros fatores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Qualidade da água do Rio Cereja, Bragança-Pará
    (2025-11-05) COSTA, José Ailton da Paixão; PEREIRA, Luci Cajueiro Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9883400404823218
    O Rio Cereja, localizado no município de Bragança-PA, é uma Área de Preservação Permanente (APP) com aproximadamente 4 km de extensão. A qualidade de suas águas tem sido comprometida pela ausência de saneamento básico e pela ocupação desordenada de suas margens. Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da água ao longo do rio, desde sua nascente até a foz, buscando compreender os impactos das atividades antrópicas sobre esse ecossistema. Foram analisadas variáveis hidrológicas como temperatura, pH, turbidez, clorofila-a e oxigênio dissolvido e microbiológicas incluindo enterococos, coliformes termotolerantes e coliformes totais em sete pontos distintos ao longo do curso do rio. As análises seguiram os parâmetros estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 357/2005, que regulamenta a qualidade das águas doces de classe 2. A metodologia adotada envolveu a coleta de água superficial nos meses de junho, agosto, outubro e dezembro de 2022, além de março e julho de 2023. Para as medições in situ de pH, temperatura e oxigênio dissolvido, foi utilizado o multiparâmetro AKSO-AK88. A turbidez foi determinada com auxílio de um CTD; a clorofila-a, por espectrofotometria; os enterococcus, por meio da técnica de membranas filtrantes de acetato de celulose; e os coliformes, pela técnica de fermentação em tubos múltiplos. Os resultados indicaram que, dos pontos de coletas estudados, tiveram 99% das concentrações de oxigênio dissolvido e 29,26% dos valores de pH abaixo dos padrões exigidos pelo CONAMA. As maiores concentrações de clorofila-a e os níveis mais elevados de turbidez foram observados nas estações de coleta situadas em áreas mais urbanizadas. Todos os pontos analisados apresentaram colônias típicas de enterococcus nas amostras de 1, 10 e 100 ml de água. De modo geral, verificou-se uma alta taxa de contaminação por coliformes totais e termotolerantes em todos os trechos do rio. Com base nos critérios estabelecidos pelo CONAMA, conclui-se que o Rio Cereja encontra-se com todos os tipos de uso da água comprometidos, devido às elevadas concentrações de coliformes termotolerantes ao longo de seu curso. Diante desse cenário, torna-se urgente a implementação das medidas previstas no plano diretor municipal para a recuperação e preservação da qualidade hídrica do rio.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA