Navegando por Assunto "Quadratic function"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento analítico da função quadrática e aplicação(2022-02-23) ALMADA, Nilson Gonçalves de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente trabalho de conclusão de curso objetiva desenvolver um estudo da função quadrática considerando duas diferentes abordagens. Na primeira é destacada o formalismo analítico da função quadrática considerando os principais elementos que a caracteriza tanto do ponto de vista analítico quanto geométrico. Após essa abordagem, realiza-se o estudo a partir de aplicações que contextualizam o ensino da função do 2° grau. Na segunda abordagem, desenvolve-se um segundo formalismo analítico com demonstrações que evidenciam o surgimento de uma grandeza A como função entre a altura máxima correspondente ao ponto da ordenada do vértice com diferença entre as abscissas do vértice com a variável x. Em todo o caso, a partir desses resultados, torna-se possível estabelecer uma relação entre a grandeza A, a abscissa do vértice com as raízes da função quadrática. Aplicam-se esse formalismo alternativo em três problemas que podem ser encontrados em situações do cotidiano. Conclui-se a pesquisa considerando que com os formalismos analíticos/geométricos desenvolvidos tendo em vista as aplicações apresentadas em ambos, que o estudo da função quadrática pode receber um novo “olhar” cientifico, tendo em vista que a teoria não se restringe apenas em técnicas separadas do contexto do cotidiano, sendo esse último fundamentalmente necessário para aproximar a teoria da prática o que é de caráter essencial para um processo de ensino e aprendizagem eficaz.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra(2020-02-12) SOUSA, Luciane dos Santos; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187A educação vem sofrendo grandes mudanças metodológicas que são apontadas como tendências de ensino. Dentre estas, destaca-se a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação adotando os softwares educacionais que potencializam a visualização e a experimentação na construção de conceitos matemáticos. Mas para isto é necessário escolher softwares adequados e uma metodologia capaz de tirar proveito das características positivas do computador. O presente trabalho tem como tema “Ensino-Aprendizagem da Função Quadrática Usando o Geogebra”, e como objetivo geral saber se o Software Geogebra facilita a aprendizagem dos alunos sobre a função quadrática e dos seus gráficos. Para isto, desenvolveu-se um embasamento bibliográfico de diferentes autores na área da informática e sobre o Geogebra, além de uma pesquisa de campo fazendo uma análise qualitativa descritiva. Desta forma, constatar se o uso do software GeoGebra pode representar uma metodologia importante para o ensino-aprendizagem da função quadrática e de seus gráficos possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa e interessante, que leve-os à compreensão de conceitos matemáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Função quadrática contexto e aplicações no cotidiano(2018-09-03) ANDRÉ, Pedro Júnior dos Santos; ALMEIDA, Raimundo das Graças Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/8447434150719179O presente trabalho inicia-se com um breve histórico sobre função, dando destaque a alguns matemáticos que tiveram fundamental importância para o seu desenvolvimento. Faz também uma abordagem dos conceitos de função, conceitos estes que foram fundamentais para a construção desse trabalho. Posteriormente abordou-se à evolução da função quadrática, falando dos matemáticos e sua respectiva importância para o desenvolvimento da função quadrática ao longo da história. Adentrando no assunto de função quadrática foram abordadas as definições, os gráficos, a forma canônica, zeros da função quadrática, máximo da função e mínimo, o vértice da parábola, a imagem, e o eixo de simetria e por ultimo foi desenvolvido as aplicações da função quadrática em diversas situações do cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Metodologia com o cotidiano no estudo da função quadrática nas escolas Basílio de Carvalho e Benvinda de Araújo Pontes no município de Abaetetuba-PA(2018-07-04) NEGRÃO, Jossiana Rodrigues; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776Esse artigo tem como meta realizar um estudo sobre a função quadrática com ênfase às aplicações cotidianas. Para melhor desenvolver o conteúdo, aborda-se a relevância no estudo dessa função com conteúdo relacionado com a definição, discussões das raízes, estudo dos vértices, de máximos e mínimos. Em seguida, procura-se investigar nas escolas Benvinda de Araújo Pontes e Basílio de Carvalho a partir de uma pesquisa de campo com questionários semiestruturados com perguntas quantitativas e qualitativas, no sentido de constatar e analisar as metodologias dos dois professores que ministram os conteúdos pertinentes ao referido tema. Conclui-se, nessa pesquisa, que os professores utilizam metodologias vinculadas as práticas cotidianas e que ainda, inserem nas aulas, recursos computacionais com aulas interativas a fim de proporcionar aos educandos, um processo de ensino e aprendizagem satisfatório. Além desse ponto, os professores acreditam, com base nas respostas, que a escola representa um espaço crítico e que em síntese, deve garantir o direito essencial para que o educando possa exercer a cidadania. Assim sendo, os professores acreditam, de acordo com suas falas, que a escola precisa saber equacionar metas que venham oferecer a cada educando um lugar de oportunidades, proporcionando-lhes motivação, interesse e um despertar cada vez mais promissor e por metodologias capazes de garantir a todos uma educação de qualidade.