Navegando por Assunto "Python"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Apresentação do artigo técnico elaborado em 2023 por meio da IN Proeg nº 01/2023: explorando o potencial do laboratório virtual de controle de sistemas com VPython no ensino de engenharia: análise e perspectivas para o futuro(2023-10-10) COTA, Yuri de Oliveira; BAYMA, Rafael Suzuki; http://lattes.cnpq.br/6240525080111166Este trabalho se concentra na apresentação do artigo intitulado “Explorando o potencial do laboratório virtual de controle de sistemas com VPython no ensino de engenharia: análise e perspectivas para o futuro”. O desenvolvimento deste artigo transcorreu ao longo do período de 3 de janeiro a 16 de maio de 2023, coincidindo com a execução do projeto de pesquisa denominado “Laboratório virtual de controle”. Este projeto foi supervisionado pelos docentes Dr. Rafael Suzuki Bayma e Dr. Raphael Barros Teixeira, cuja orientação foi fundamental para o direcionamento e êxito da pesquisa. No cerne deste estudo está a criação do laboratório virtual de controle, que se fundamentou na linguagem de programação Python. Dentro deste ambiente, foram elaboradas simulações virtuais voltadas a problemas clássicos da disciplina de Controle da UFPA - Campus Tucuruí. Os desafios selecionados para essa empreitada foram o MAGLEV (Levitador Magnético) e o AeroPêndulo. Nessas instâncias, efetuou-se a modelagem dos sistemas, a implementação do controle e a criação de interfaces interativas para a comunicação com os usuários. O objetivo primordial desses esforços foi aprimorar a compreensão e a abstração dos alunos em relação aos tópicos abordados nesses cenários, propiciando um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e contextualizado. Ao término deste trabalho, os módulos foram desenvolvidos com sucesso, alcançando uma funcionalidade plena que permite sua distribuição e execução em ambientes locais. Nesse processo, foram criadas representações tridimensionais dos sistemas e implementada uma interface de comando que possibilita o ajuste dos sinais de referência de forma interativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Detecção de EPI's com ferramenta de visão computacional(2024-11-27) OLIVEIRA, Matheus da Silva; PINHEIRO, Daniel da Conceição; http://lattes.cnpq.br/2970581734279237Este trabalho de conclusão de curso aborda o desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizando a técnica YOLO (You Only Look Once). A detecção automática de EPIs em ambientes de trabalho é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e cumprir com as normas regulamentares de segurança. O uso de EPIs, como capacetes, luvas, coletes reflexivos e óculos de proteção, é essencial em diversos setores, especialmente na construção civil e na indústria. No entanto, a fiscalização manual do uso desses equipamentos pode ser ineficiente e suscetível a erros humanos. O YOLO é um dos algoritmos mais avançados para detecção de objetos em tempo real, conhecido por sua alta velocidade e precisão. Este projeto envolveu a coleta e anotação de um conjunto de dados de imagens de trabalhadores equipados com diversos EPIs. As imagens foram cuidadosamente selecionadas para representar uma ampla gama de cenários e condições de iluminação, garantindo a robustez do modelo. O algoritmo YOLO foi então treinado com esses dados, utilizando técnicas de aprendizado profundo para ajustar seus parâmetros e otimizar seu desempenho. Durante o processo de treinamento, várias estratégias foram implementadas para melhorar a precisão do modelo. Após o treinamento, o modelo foi testado em um conjunto de dados de validação para avaliar sua capacidade de reconhecer corretamente os EPIs nas imagens. Os resultados foram analisados com base em métricas como precisão, recall e F1-score, demonstrando a eficácia do modelo desenvolvido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fastlattes: uma ferramenta para extração de dados acadêmicos de currículos lattes(2022-12-20) HANTANI, Guilherme Eiji Enomoto; SANTOS FILHO, Reginaldo Cordeiro dos; http://lattes.cnpq.br/9157422386900321; https://orcid.org/0000-0002-0456-8547Devido a grande quantidade de currículos Lattes existente na plataforma Lattes, combinado com o fato de que a plataforma possui poucos recursos para visualização de dados quantitativos, muitas instituições, como programas de Pós-graduação, precisam fazer a contabilização de trabalhos científicos dos pesquisadores de maneira manual, formando um processo bem cansativo, trabalhoso e propenso a erros. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema web que seja capaz de extrair, de maneira automatizada, dados e informações de um conjunto de currículos Lattes, e apresente informações estatísticas por meio de gráficos visuais gerados pelo mesmo. Para isso, foram definidas duas listas de requisitos, funcionais e não-funcionais, além de um diagrama de casos de uso UML, e também, foram selecionadas 5 bibliotecas externas do Python para auxiliar no desenvolvimento da ferramenta. O sistema web também conta com outro recurso visual, nuvens de palavras, a qual conseguem capturar a frequência com que algumas palavras importantes se repetem no currículo do pesquisador, informando ao usuário sobre o perfil de atuação do pesquisador. A aplicação está disponível publicamente e pode ser utilizada tanto para analisar um currículo particular de um pesquisador quanto para realizar análises conjuntas, considerando, por exemplo, um colegiado inteiro de um programa de pós-graduação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio(2024-12-04) SOUSA SOBRINHO, Fábio José de; CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0867987653882344Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física no ensino médio, utilizando animações desenvolvidas por meio da biblioteca Manim, da linguagem de programação Python. O desafio central do estudo reside na dificuldade dos alunos em visualizar e compreender conceitos abstratos de Física utilizando métodos tradicionais, especialmente em um contexto onde há pouca integração de tecnologias digitais nas salas de aula. A pesquisa foi conduzida em duas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o total de 31 estudantes. O trabalho foi realizado no Colégio Aspecto, localizado em Ananindeua, Pará. A metodologia envolveu a aplicação de questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre o uso da programação nas aulas de Física, comparando a eficácia de métodos de ensino tradicionais com o uso de animações interativas. As principais contribuições da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de física incluem a introdução de animações como uma ferramenta pedagógica para facilitar a visualização dos conceitos físicos, promovendo maior engajamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os resultados indicaram que as animações foram essenciais para a melhoria da compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e acessíveis. Como principal resultado, observou-se que os alunos relataram um aumento no interesse e no engajamento com o uso da programação, destacando o papel das animações na facilitação do aprendizado de conceitos complexos em Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Laboratório de programação em python: LABPY(2018) BALIEIRO, Renan Filip Costa; FAVERO, Eloi Luiz; http://lattes.cnpq.br/1497269209026542As disciplinas de algoritmos e programação são essenciais para os estudantes dos cursos de computação, já que estas são a base para diversas outras matérias. No entanto, o ensino e aprendizagem de programação ainda constituem um grande desafio, para os professores e alunos, isso se deve a fatores como, por exemplo, método de estudo inadequado, dificuldades na abstração da linguagem, estratégias de ensino dos professores não se adequam a todos os alunos, entre outros. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ao longo dos anos vem se tornando um modelo promissor para solucionar problemas durante o processo de ensino-aprendizagem de algoritmos e programação de computadores. Estas ferramentas oferecem suporte ao gerenciamento de informações, postagem de materiais de estudo, seja pelo professor ou aluno, entre outras características, para que professores e alunos possam estabelecer uma melhor interação, tornando o ensino mais adequado às necessidades de ambos. Com base nesses problemas, este trabalho propõe um AVA, como um laboratório virtual de programação via Web, para auxiliar o ensino de programação em Python. Ele apresenta uma abordagem de avaliação automática das atividades de programação, dando um feedback imediato (com múltiplas re-submissões) ao estudante, auxiliando assim o estudante em seu processo de aprendizagem e o professor na correção e gerenciamento de listas de exercícios e provas, seja na modalidade à distância ou em aulas laboratoriais. Uma proposta de avaliação foi elaborada, levando-se em consideração aspectos de qualidade de software e pedagógicos presentes no sistema, e será aplicada posteriormente em uma turma programação, para que assim seja possível obter resultados mais adequados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reconhecimento de uso de EPI e controle de acesso por meio de visão computacional utilizando técnicas de aprendizagem de máquina(2023-03-30) SANTOS, Vigner Vieira dos; PINHEIRO, Daniel da Conceição; http://lattes.cnpq.br/2970581734279237Para o ser humano realizar o reconhecimento dos equipamentos de proteção individual pode ser uma habilidade natural. Já para no meio virtual não é uma tarefa tão fácil. A linguagem de máquina para reconhecimento de objetos envolve muitos cálculos e exige grande capacidade de processamento. No entanto, com a evolução da capacidade de processamento dos computadores e evolução de algoritmos, realizar essa atividade já é possível. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi construir um sistema de reconhecimento de equipamento de proteção individual (EPI) através de técnicas de aprendizagem de máquina. Além de fazer uma pesquisa avaliativa com abordagem quantitativa por meio de quatro grandes etapas metodológicas no processo de pesquisa para selecionar uma técnica de Machine Learning para ser aplicado no sistema de controle de acesso. O projeto desenvolvido, a estrutura base está atrelada nas técnicas K-Vizinhos Mais Próximos e as redes neurais residuais com arquitetura ResNet-50. As técnicas foram construídas com finalidade identificar a presença dos EPIs. É apresentada avaliações das técnicas por meio de métricas estatísticas e de Machine Learning. Por fim, é realizada a simulação do controle de acesso para fiscalizações de equipamento proteção individual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tópicos elementares de equações diferenciais ordinárias e aplicações: uma abordagem com o Python(2022-12-14) BEGOT, Luciano Santana.; VAZ, Cristina Lúcia Dias; http://lattes.cnpq.br/5829728118120411Neste trabalho faremos um estudo introdutório, teórico e numérico, de problemas de de valor inicial e problemas de contorno governados por equações diferenciais ordinárias. Apresenta remos os principais resultados teóricos necessários, essencialmente o Teorema de ponto fixo de Banach, para a demonstração de dois teoremas clássicos sobre existências e unicidade de solução, conhecidos como Teorema de Picard e Teorema de Cauchy-Peano e aplicaremos estes teoremas na resolução teórica do modelo do oscilador harmônico e do pêndulo sim ples. Em seguida, analisaremos, no contexto do cálculo numérico, os principais métodos numéricos, para resolução de problemas que envolvam equações diferenciais ordinárias para resolvermos alguns problemas, em particular o problema do pêndulo simples. Para problemas de valor inicial, usaremos método de Euler (explícito, implícito e aperfeiçoado) e método de Range-Kutta e para problemas de contorno, o método das diferenças finitas. Para implementação computacional dos métodos usamos a linguagem Python.