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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Depressão e ansiedade no contexto escolar: reflexão sobre a saúde mental dos estudantes das escolas públicas no município de Bragança-PA
    (2023-12-18) CONCEIÇÃO, Sumara Maria Lima da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181
    Este estudo abordou a compreensão da depressão e ansiedade no contexto escolar entre adolescentes, considerando a adolescência enquanto fase crítica de desenvolvimento associada a intensas modificações biopsicossociais. Diante da gravidade dessas condições de saúde mental, esta pesquisa propôs ampliar os estudos sobre depressão em adolescentes, associando a presença da ansiedade, comum nos transtornos depressivos, destacando avanços nas políticas públicas de saúde mental, como a criação de centros de atendimento psicossocial infanto-juvenil (CAPSi), e a importância de tratar a saúde mental no âmbito escolar, dada a variedade de fontes de ansiedade nesse ambiente. A metodologia envolveu a análise de dados coletados no CAPSi, questionários aplicados a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ano do Ensino Médio e da 4ª Etapa do EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Aluízio Ferreira Pinheiro no município de Bragança-PA, e a utilização do Inventário de Beck para avaliar a gravidade dos sintomas de transtornos mentais. Os resultados da pesquisa revelaram uma prevalência de sintomas leves de ansiedade entre os estudantes, destacando a importância de políticas públicas para promover a saúde mental na escola. A análise dos questionários sobre depressão mostrou que 48,2% dos alunos apresentam uma frequência moderada de sintomas depressivos, indicando a necessidade de intervenções psicossociais. Além disso, a pesquisa detalhou o panorama do CAPSi, evidenciando sua atuação no tratamento de transtornos mentais em adolescentes. Observou-se que o centro adota abordagens abrangentes, incluindo atendimentos individuais, grupos terapêuticos e práticas artísticas, visando à melhoria e redução de agravos à saúde mental. Em síntese, o trabalho destacou a importância de compreender e abordar a saúde mental dos adolescentes no ambiente escolar, propondo estratégias para prevenir, identificar e tratar a depressão e ansiedade nessa faixa etária.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As políticas públicas da assistência social: o centro de referência da assistência social de Abaetetuba e as ações de intervenção às crianças e adolescentes em riscos e vulnerabilidades
    (2018-07-03) SILVA, Valdinéia Ferreira da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    O presente trabalho tem por tema As Políticas Públicas da Assistência Social: O Centro de Referência da Assistência Social de Abaetetuba e as ações de intervenção às crianças e adolescentes em riscos e vulnerabilidades. Tem por objetivo geral investigar as práticas socioeducativas realizadas no Projeto Sementes do Amanhã através dos programas sociais do CRAS- São Sebastião juntamente com a Secretaria de Assistência Social. Tendo como objetivos específicos Identificar através das vivencias dos agentes envolvidos na pesquisa (aluno, ex-aluno, educadora social) a importância do projeto Sementes do Amanhã e como ele vem contribuindo no desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos das crianças e adolescentes. A metodologia da pesquisa baseou-se em pesquisa de campo, entrevistas, registros fotográficos e revisão da literatura. A pesquisa foi realizada no CRAS do São Sebastião em Abaetetuba que atende pessoas em vulnerabilidade e risco social. Os resultados nos permitem inferir que é de extrema importância o trabalho desenvolvido através de práticas socioeducativas desenvolvidas no Projeto Semente do Amanhã, pois proporciona às crianças e adolescentes a compreensão da importância de vivenciar valores e princípios na convivência familiar, grupal e social, relacionando direitos e deveres, como foco de prevenção e proteção.
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